As três melhores músicas dos anos 1970, segundo Roger Daltrey do The Who
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de setembro de 2025
Para muitos fãs de rock, os anos 1970 representam uma era de ouro, marcada por experimentação, peso e sofisticação melódica. E ninguém melhor que Roger Daltrey, vocalista do The Who, para opinar sobre esse período que moldou não apenas sua banda, mas toda a música popular. Em entrevista resgatada pelo Far Out Magazine, Daltrey apontou três músicas que considera as maiores da década, exaltando desde baladas emocionantes até explosões de energia.
A primeira escolha foi "Without You", sucesso imortalizado por Harry Nilsson. "Há algo nessa música que realmente me derrete. Harry era um dos melhores compositores, a produção desse disco é extraordinária, um som incrível", comentou Daltrey. Além de destacar o talento de Nilsson, o vocalista do The Who lembrou do humor e da personalidade do cantor, que, segundo ele, davam caráter único às composições.

Outra lembrança foi "Nutbush City Limits", de Tina Turner, lançada em 1973. Daltrey não economizou nos elogios à performance da Rainha do Rock: "Eu simplesmente amo a energia desse disco. Tina, que performance." Para o britânico, a canção é um exemplo de como entrega vocal e carisma podem transformar uma faixa em algo atemporal.
O terceiro lugar ficou com uma escolha menos óbvia: "Dream Weaver", de Gary Wright. Daltrey contou que se impressionou com o uso inovador de sintetizadores na faixa, lançada em 1975. "Eu amava o som da voz dele, mas também foi meio que a primeira vez que ouvi um synth sendo usado de uma forma que não estava por toda parte, mas que dava à faixa uma sensação diferente."
Já quando o assunto é a melhor banda da história, o músico é categórico. "Todas aquelas bandas daquela época são ótimas", afirmou em entrevista ao The National. "Mas, pra mim, os Rolling Stones são a melhor banda de rock'n'roll que existe." A declaração surgiu enquanto ele refletia sobre uma fala de um amigo próximo, que havia feito uma distinção interessante entre o The Who e seus contemporâneos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Iron Maiden não iria ao Hall of Fame mesmo se estivesse disponível, diz Steve Harris
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Roger Daltrey elege a maior banda de rock'n'roll de todos os tempos - e não é o The Who
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
A música do The Who que Keith Moon não conseguiu tocar
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Cinco artistas que Angus Young, do AC/DC, não suporta — nas palavras dele mesmo
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante


