O refrão do rock nacional com cinco palavras composto no metrô e inspirado em The Who
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de outubro de 2024
Em um vídeo para seu canal no YouTube, Edgard Scandurra, guitarrista do Ira!, relembra a criação de um dos grandes hinos do rock nacional, "Envelheço na Cidade", composta durante um momento de reflexão enquanto esperava um ônibus na estação Ana Rosa, em São Paulo. A música, conhecida por seu refrão curto e direto com cinco palavras, "Feliz aniversário / Envelheço na cidade", é resultado de uma nostalgia precoce que ele sentiu aos 20 anos.
"Eu estava fazendo 20 anos e não sei o motivo, mas me sentia muito mais velho naquela época", contou Edgard. "Estava sentado em um banco de concreto, com o violão, pensando no meu aniversário, nas pessoas que não via mais, como minha ex-namorada e alguns amigos da escola."
Além das memórias pessoais, a composição foi fortemente influenciada por sua admiração pelo rock inglês, especialmente pelo The Who. "Eu tinha muita influência do rock inglês naquela época, como o The Who, uma tribo com a qual sempre me identifiquei muito", disse ele. "Tinha uma letra do The Who chamada 'My Generation' que dizia algo como 'Espero morrer antes de ficar velho'. Aquela viagem sobre a idade, sobre a busca pela juventude eterna, era algo muito presente para mim."
O simples acorde de Ré Maior foi o ponto de partida musical da faixa, e, em 1982, "Envelheço na Cidade" tornou-se uma reflexão tanto sobre as mudanças pessoais quanto sobre o tempo que avançava. "Hoje, entendo muito bem porque nos preocupávamos tanto com o fato de envelhecer", refletiu Edgard. "Me sinto sempre jovem, a música faz isso. Ela rejuvenesce bastante."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps