A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
Por Bruce William
Postado em 29 de outubro de 2025
Paul McCartney sempre evitou transformar show em palanque. Ao longo da carreira, ele preferiu letras pessoais e universais, com raras incursões políticas. Quando se posicionou, fez isso pontualmente, como em "Give Ireland Back to the Irish" e em b-sides de tom social.
O início dos anos 2000 foi diferente. Em 11 de setembro de 2001, Paul estava em Nova York quando os ataques às Torres Gêmeas ocorreram. O impacto do momento o levou a escrever uma faixa de apoio e reconstrução, pensada para soar como abraço público em uma cidade ferida.
Paul McCartney - Mais Novidades
A canção era "Freedom". Lançada logo após o 11/9 e apresentada em eventos beneficentes, ela vinha com refrão simples e marcial, fácil de cantar junto. A intenção era levantar o astral; o efeito posterior acabou destoando do plano original.
Com a escalada da retórica oficial nos EUA e a resposta militar no exterior, a palavra "liberdade" ganhou conotações que nem todos aceitavam. Paul descreveu assim, em entrevista à Pitchfork (via Far Out): "Eu achei que era um ótimo sentimento e, imediatamente após o 11 de Setembro, achei que era o sentimento certo. Mas ela foi sequestrada. E um significado um pouco militarista se anexou a ela, e você via o senhor Bush usando muito esse tipo de ideia de um modo que, eu senti, alterou o sentido da canção."
A leitura política endurecida - com gente levando ao pé da letra versos sobre "lutar pelo direito" - empurrou "Freedom" para fora do repertório. Não foi um rompimento brusco, e sim um movimento gradual: a faixa apareceu em apresentações pontuais no calor dos fatos e, depois, rareou até praticamente sumir.
McCartney não renega a intenção original, só não quer reforçar uma interpretação que discorda do que compôs. O resultado prático é simples: apesar do catálogo gigante e dos muitos momentos de coro coletivo nos shows, "Freedom" virou exceção. Ele prefere deixá-la fora do setlist a ver a mensagem ressignificada em direção que não endossa. Mas não se trata de vergonha pela música ou de censura externa. É escolha de curadoria. Quando a plateia for cantar junto, Paul quer que a canção fale por ele, e não por um discurso que tomou outro rumo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Derrick Green revela que banda pós-Sepultura terá algumas características diferentes
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
O músico que Steven Tyler chamou de sua alma gêmea; "Não sou gay, mas eu o amo"
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Blackie Lawless pede que fãs do W.A.S.P. apoiem Chris Holmes
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento



O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
As 10 melhores músicas do rock lançadas em 2026 até aqui, segundo a Ultimate Classic Rock
Beatles anunciam relançamento de "Rubber Soul" remixado e com faixa inédita de John Lennon
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
A mensagem secreta para Stevie Wonder que Paul McCartney colocou na capa de um disco
Paul McCartney sobre seu hit polêmico: "Eu sabia que ia desagradar. Não gosta? Não compre!"


