"Ela não era fã do Rush": Geddy Lee fala sobre o desafio da nova baterista da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de outubro de 2025
O lendário vocalista e baixista Geddy Lee comentou sobre a chegada da nova baterista do Rush, Anika Nilles, que assumiu o posto que pertenceu por décadas ao inesquecível Neil Peart. Em entrevista à CBC News (via Ultimate Guitar), Lee reconheceu que o retorno da banda aos palcos foi cercado de dúvidas e emoções, e que a alemã encara uma missão "intimidadora" - ainda mais por não ter crescido como fã do Rush.
A volta do grupo, batizada de "Fifty Something Tour", marca o primeiro giro do Rush em 11 anos, desde a turnê R40 Live e, claro, desde a morte de Peart em 2020. Para os fãs, o simples fato de ver Geddy Lee e Alex Lifeson juntos novamente já é motivo de celebração.

"Alex e eu levamos muito tempo tentando descobrir se poderíamos realmente fazer isso de novo um dia", contou Lee. "Quando finalmente decidimos, sabíamos que as pessoas ficariam felizes, mas não esperávamos uma reação tão positiva. As últimas semanas têm sido marcantes e muito empolgantes."
A escolha de Anika Nilles
A escolha de Nilles foi sugerida por John McIntosh (Skully), técnico de baixo de Geddy, que havia trabalhado com Jeff Beck - de cuja banda Anika fazia parte na última turnê do guitarrista britânico.
"Ele voltou daquela turnê falando maravilhas dela", disse Geddy. "Quando decidimos experimentar tocar com outro baterista, entramos em contato. Ela veio ao Canadá, ensaiamos discretamente por uma semana e, no final, estávamos convencidos de que isso daria certo. Ela é uma musicista tremenda."
Apesar da admiração universal por Neil Peart entre os bateristas, Geddy revelou que Anika não era uma fã do Rush - o que, paradoxalmente, acabou ajudando no processo: "Quando ela veio para o Canadá, começamos a tocar algumas músicas e tentamos 'traduzir' a música do Rush para alguém que não cresceu como fã da banda. Ela conhecia o trabalho do Neil, claro - todo baterista conhece -, mas era uma tarefa intimidadora."
Lee contou que os ensaios foram intensos e detalhistas: "Tivemos que passar por cada canção, explicar as nuances e as particularidades da nossa forma de compor. Às vezes ela ficava sobrecarregada, mas é uma trabalhadora incansável, tem uma técnica incrível e uma atitude muito positiva - e isso é ótimo para Alex e para mim agora."
Mesmo com o peso da responsabilidade, a nova fase do Rush parece promissora. Anika Nilles, conhecida por sua precisão e musicalidade moderna, representa uma nova energia para a banda, enquanto mantém vivo o legado de Neil Peart - o "Professor" - de forma respeitosa e inspiradora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Lou Gramm
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos

Quem é Anika Nilles, a nova baterista do Rush que vai substituir Neil Peart

Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
Anika Nilles revela que uma experiência intimidadora no Rush se transformou no oposto
A música do Rush que para Neil Peart só melhorou décadas depois de lançada
Geddy Lee sentiu a presença de Neil Peart na nova tour do Rush? Ele responde
Chad Smith, Danny Carey e Stewart Copeland tocam com o Rush em documentário
Baixista do Napalm Death afirma que Rush é uma de suas bandas preferidas
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
Neil Peart: o emocionante texto de Mike Portnoy sobre o ídolo
A regra sagrada que o Rush sempre se recusou a quebrar, segundo Geddy Lee


