"Ela não era fã do Rush": Geddy Lee fala sobre o desafio da nova baterista da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de outubro de 2025
O lendário vocalista e baixista Geddy Lee comentou sobre a chegada da nova baterista do Rush, Anika Nilles, que assumiu o posto que pertenceu por décadas ao inesquecível Neil Peart. Em entrevista à CBC News (via Ultimate Guitar), Lee reconheceu que o retorno da banda aos palcos foi cercado de dúvidas e emoções, e que a alemã encara uma missão "intimidadora" - ainda mais por não ter crescido como fã do Rush.
A volta do grupo, batizada de "Fifty Something Tour", marca o primeiro giro do Rush em 11 anos, desde a turnê R40 Live e, claro, desde a morte de Peart em 2020. Para os fãs, o simples fato de ver Geddy Lee e Alex Lifeson juntos novamente já é motivo de celebração.

"Alex e eu levamos muito tempo tentando descobrir se poderíamos realmente fazer isso de novo um dia", contou Lee. "Quando finalmente decidimos, sabíamos que as pessoas ficariam felizes, mas não esperávamos uma reação tão positiva. As últimas semanas têm sido marcantes e muito empolgantes."
A escolha de Anika Nilles
A escolha de Nilles foi sugerida por John McIntosh (Skully), técnico de baixo de Geddy, que havia trabalhado com Jeff Beck - de cuja banda Anika fazia parte na última turnê do guitarrista britânico.
"Ele voltou daquela turnê falando maravilhas dela", disse Geddy. "Quando decidimos experimentar tocar com outro baterista, entramos em contato. Ela veio ao Canadá, ensaiamos discretamente por uma semana e, no final, estávamos convencidos de que isso daria certo. Ela é uma musicista tremenda."
Apesar da admiração universal por Neil Peart entre os bateristas, Geddy revelou que Anika não era uma fã do Rush - o que, paradoxalmente, acabou ajudando no processo: "Quando ela veio para o Canadá, começamos a tocar algumas músicas e tentamos 'traduzir' a música do Rush para alguém que não cresceu como fã da banda. Ela conhecia o trabalho do Neil, claro - todo baterista conhece -, mas era uma tarefa intimidadora."
Lee contou que os ensaios foram intensos e detalhistas: "Tivemos que passar por cada canção, explicar as nuances e as particularidades da nossa forma de compor. Às vezes ela ficava sobrecarregada, mas é uma trabalhadora incansável, tem uma técnica incrível e uma atitude muito positiva - e isso é ótimo para Alex e para mim agora."
Mesmo com o peso da responsabilidade, a nova fase do Rush parece promissora. Anika Nilles, conhecida por sua precisão e musicalidade moderna, representa uma nova energia para a banda, enquanto mantém vivo o legado de Neil Peart - o "Professor" - de forma respeitosa e inspiradora.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Clássico de Ozzy Osbourne está prestes a atingir 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta

Quem é Anika Nilles, a nova baterista do Rush que vai substituir Neil Peart
Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
Classic Rock: os 50 maiores álbuns de rock progressivo


