O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de outubro de 2025
Entre a paz e a provocação, John Lennon sempre viveu em guerra com o próprio legado. Mesmo após o fim dos Beatles, o músico continuava profundamente ligado à forma como o público e a crítica percebiam a banda - e não aceitava de bom grado que outros grupos fossem vistos como mais ousados ou "revolucionários" do que os Fab Four. Um dos alvos preferidos de sua irritação era o Rolling Stones, a quem Lennon, em momentos de raiva, chamava de "The Rolling Pebbles" ("Os Seixos Rolantes").
A revelação foi feita por Elliot Mintz, amigo e confidente do ex-beatle, em entrevista recente à Spin. Segundo ele, Lennon levava a sério as comparações entre os Beatles e os Stones - e se incomodava ao ver os rivais receberem mais crédito por sua atitude política e rebeldia. "Ele sentia que os Rolling Stones recebiam a adulação e o respeito que os 'Mop Tops' não tinham, e que eram vistos como os verdadeiros revolucionários porque lançaram 'Street Fighting Man' em vez de 'I Want To Hold Your Hand'", contou Mintz.

A rivalidade entre Beatles e Rolling Stones
Lennon, no entanto, tinha uma relação próxima com Mick Jagger. "Ele amava o Mick, e os dois passaram inúmeras noites juntos em Londres", relembrou Mintz. "Mas quando ficava realmente bravo com isso, chamava a banda de 'The Rolling Pebbles'."
Segundo Mintz, Lennon sempre defendeu com unhas e dentes o legado dos Beatles - embora tivesse algumas reservas. "Ele tinha grande orgulho da maioria das músicas dos Beatles, mas havia algumas que ele detestava completamente", contou. "Uma vez, em uma entrevista, ele me disse que havia uma canção que ele odiava e não acreditava ter escrito. Perguntei qual era, e ele respondeu: 'Um dia eu te conto'."
O ex-beatle também se ressentia de como a imagem dos "Mop Tops" e os gritos das fãs obscureceram a complexidade da banda. "Os Beatles fizeram cerca de 1.300 shows ao redor do mundo, em um curto período. Isso significava 1.300 quartos de hotel, arrumar e desfazer malas, passar maquiagem, fazer entrevistas coletivas... Ele acabou odiando tudo isso", lembrou Mintz.
A competitividade de Lennon não se limitava aos Stones. Ele também se comparava a Bob Dylan, especialmente após o sucesso de "Blowin' in the Wind", lançado seis meses antes de "I Want To Hold Your Hand". "John insistia que era um compositor muito melhor do que Dylan. Era uma relação de amor e ódio. Ele amava as primeiras canções de Bob, especialmente as mais simples e diretas. A favorita dele era a que dizia: 'Don't follow leaders / Watch your parking meters' / "Não siga líderes / Fique de olho nos parquímetros.", contou Mintz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027

"Tudo que os Beatles faziam os Rolling Stones faziam igual", detonou John Lennon
O álbum dos Beatles cujo título zoa com os Rolling Stones
Como Beatles transformou xingamento a Mick Jagger em nome de álbum clássico da banda
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones


