O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de outubro de 2025
Entre a paz e a provocação, John Lennon sempre viveu em guerra com o próprio legado. Mesmo após o fim dos Beatles, o músico continuava profundamente ligado à forma como o público e a crítica percebiam a banda - e não aceitava de bom grado que outros grupos fossem vistos como mais ousados ou "revolucionários" do que os Fab Four. Um dos alvos preferidos de sua irritação era o Rolling Stones, a quem Lennon, em momentos de raiva, chamava de "The Rolling Pebbles" ("Os Seixos Rolantes").
A revelação foi feita por Elliot Mintz, amigo e confidente do ex-beatle, em entrevista recente à Spin. Segundo ele, Lennon levava a sério as comparações entre os Beatles e os Stones - e se incomodava ao ver os rivais receberem mais crédito por sua atitude política e rebeldia. "Ele sentia que os Rolling Stones recebiam a adulação e o respeito que os 'Mop Tops' não tinham, e que eram vistos como os verdadeiros revolucionários porque lançaram 'Street Fighting Man' em vez de 'I Want To Hold Your Hand'", contou Mintz.

A rivalidade entre Beatles e Rolling Stones
Lennon, no entanto, tinha uma relação próxima com Mick Jagger. "Ele amava o Mick, e os dois passaram inúmeras noites juntos em Londres", relembrou Mintz. "Mas quando ficava realmente bravo com isso, chamava a banda de 'The Rolling Pebbles'."
Segundo Mintz, Lennon sempre defendeu com unhas e dentes o legado dos Beatles - embora tivesse algumas reservas. "Ele tinha grande orgulho da maioria das músicas dos Beatles, mas havia algumas que ele detestava completamente", contou. "Uma vez, em uma entrevista, ele me disse que havia uma canção que ele odiava e não acreditava ter escrito. Perguntei qual era, e ele respondeu: 'Um dia eu te conto'."
O ex-beatle também se ressentia de como a imagem dos "Mop Tops" e os gritos das fãs obscureceram a complexidade da banda. "Os Beatles fizeram cerca de 1.300 shows ao redor do mundo, em um curto período. Isso significava 1.300 quartos de hotel, arrumar e desfazer malas, passar maquiagem, fazer entrevistas coletivas... Ele acabou odiando tudo isso", lembrou Mintz.
A competitividade de Lennon não se limitava aos Stones. Ele também se comparava a Bob Dylan, especialmente após o sucesso de "Blowin' in the Wind", lançado seis meses antes de "I Want To Hold Your Hand". "John insistia que era um compositor muito melhor do que Dylan. Era uma relação de amor e ódio. Ele amava as primeiras canções de Bob, especialmente as mais simples e diretas. A favorita dele era a que dizia: 'Don't follow leaders / Watch your parking meters' / "Não siga líderes / Fique de olho nos parquímetros.", contou Mintz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026

"Tudo que os Beatles faziam os Rolling Stones faziam igual", detonou John Lennon
O álbum dos Beatles cujo título zoa com os Rolling Stones
Como Beatles transformou xingamento a Mick Jagger em nome de álbum clássico da banda
A música que Paul McCartney temeu ser o momento mais constrangedor da carreira
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
O álbum dos anos 80 que George Harrison disse estar acima dos outros; "boa música bem tocada"
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
O hit dos Beatles que Paul McCartney odiou: "Ninguém me perguntou o que eu achava"
A escolha dos Beatles que surpreendeu Andreas Kisser: "Tinham motivos, mas acho brutal"


