O depoimento de quem assistiu o Black Sabbath no início da carreira pelo valor de um sanduíche
Por Bruce William
Postado em 02 de outubro de 2025
Era 16 de fevereiro de 1970, apenas três dias depois do lançamento do primeiro disco do Black Sabbath, relatou o jornalista Kris Needs à Classic Rock, então um jovem de 15 anos de idade. Naquela noite, em Aylesbury, o guitarrista de blues Freddie King havia cancelado a apresentação, e um quarteto desconhecido de Birmingham foi escalado como substituto. O detalhe é que a entrada custava apenas 30 pence, metade do valor do ingresso normal, e que seria equivalente a uns trinta reais nos dias de hoje.
Nas palavras de Kris, ao entrar no pequeno salão do Friars Aylesbury, a impressão era de ter cruzado para dentro de um filme de terror da Hammer. Sob luzes brancas e estrobos intermitentes, três músicos vestidos de preto, dois deles com grandes crucifixos no peito, soltavam um riff lento e sombrio. O vocalista, com olhos arregalados e cabelos longos, declamava versos de forma quase ritualística. A música, intitulada "Black Sabbath", parecia anunciar um novo território sonoro.
Black Sabbath - Mais Novidades

Na sequência, a banda emendou uma jam com influências de Cream. Tony Iommi, de bigode e empunhando uma Gibson SG, disparava frases velozes enquanto Bill Ward castigava a bateria com tamanha força que parecia querer atravessar o palco. Ninguém se arriscou a ocupar as cadeiras da frente, mas vários presentes começaram a dançar de maneira frenética, como se aquela estranheza tivesse encontrado acolhida.
Entre as músicas, o grupo mostrou uma versão estendida de "Warning", de Aynsley Dunbar, antes de encerrar o show. Na saída do palco, foram recebidos com aplausos entusiasmados do pequeno público. O jovem fã que mais tarde relataria a experiência ainda teve tempo de se aproximar do vocalista e dizer: "Grande show!". Ozzy respondeu com um sorriso: "Valeu, cara".
Com apenas um álbum recém-lançado e pouca divulgação na imprensa, o Sabbath ainda era praticamente desconhecido. Mas no dia seguinte, aquele garoto que presenciou o que estava acontecendo correu à loja de discos para comprar o LP de capa sombria e levou para casa os riffs que havia testemunhado ao vivo. Poucos meses depois, "Paranoid" já dominava as vitrolas dos pubs locais.
Décadas mais tarde, Geezer Butler recordaria - ou talvez não - o episódio ao site do Friars Aylesbury: "Infelizmente, não me lembro muito desse show. Mas tenho certeza de que ficamos felizes em ser chamados para tocar, já que naquela época não havia tantos convites. Nós sempre fomos gratos pelas oportunidades."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden

Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Por que o Scorpions não tocou na despedida do Black Sabbath, segundo Klaus Meine
Modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath lança ópera-rock
Ozzy Osbourne em sua primeira internação em uma clínica de reabilitação: "Onde fica o bar?"
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley
A comovente opinião de Glenn Hughes sobre Tony Iommi o expulsar do Black Sabbath


