O depoimento de quem assistiu o Black Sabbath no início da carreira pelo valor de um sanduíche
Por Bruce William
Postado em 02 de outubro de 2025
Era 16 de fevereiro de 1970, apenas três dias depois do lançamento do primeiro disco do Black Sabbath, relatou o jornalista Kris Needs à Classic Rock, então um jovem de 15 anos de idade. Naquela noite, em Aylesbury, o guitarrista de blues Freddie King havia cancelado a apresentação, e um quarteto desconhecido de Birmingham foi escalado como substituto. O detalhe é que a entrada custava apenas 30 pence, metade do valor do ingresso normal, e que seria equivalente a uns trinta reais nos dias de hoje.
Nas palavras de Kris, ao entrar no pequeno salão do Friars Aylesbury, a impressão era de ter cruzado para dentro de um filme de terror da Hammer. Sob luzes brancas e estrobos intermitentes, três músicos vestidos de preto, dois deles com grandes crucifixos no peito, soltavam um riff lento e sombrio. O vocalista, com olhos arregalados e cabelos longos, declamava versos de forma quase ritualística. A música, intitulada "Black Sabbath", parecia anunciar um novo território sonoro.
Black Sabbath - Mais Novidades

Na sequência, a banda emendou uma jam com influências de Cream. Tony Iommi, de bigode e empunhando uma Gibson SG, disparava frases velozes enquanto Bill Ward castigava a bateria com tamanha força que parecia querer atravessar o palco. Ninguém se arriscou a ocupar as cadeiras da frente, mas vários presentes começaram a dançar de maneira frenética, como se aquela estranheza tivesse encontrado acolhida.
Entre as músicas, o grupo mostrou uma versão estendida de "Warning", de Aynsley Dunbar, antes de encerrar o show. Na saída do palco, foram recebidos com aplausos entusiasmados do pequeno público. O jovem fã que mais tarde relataria a experiência ainda teve tempo de se aproximar do vocalista e dizer: "Grande show!". Ozzy respondeu com um sorriso: "Valeu, cara".
Com apenas um álbum recém-lançado e pouca divulgação na imprensa, o Sabbath ainda era praticamente desconhecido. Mas no dia seguinte, aquele garoto que presenciou o que estava acontecendo correu à loja de discos para comprar o LP de capa sombria e levou para casa os riffs que havia testemunhado ao vivo. Poucos meses depois, "Paranoid" já dominava as vitrolas dos pubs locais.
Décadas mais tarde, Geezer Butler recordaria - ou talvez não - o episódio ao site do Friars Aylesbury: "Infelizmente, não me lembro muito desse show. Mas tenho certeza de que ficamos felizes em ser chamados para tocar, já que naquela época não havia tantos convites. Nós sempre fomos gratos pelas oportunidades."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça

Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum


