A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de novembro de 2025
Poucos poderiam prever o quão gigantesco o Metallica se tornaria desde sua estreia nos anos 1980. Formada em Los Angeles, a banda - ao lado de Megadeth, Anthrax e Slayer - compôs o lendário Big Four do thrash metal, misturando a técnica veloz do New Wave of British Heavy Metal com a fúria crua do punk. O resultado foi uma sonoridade que, já em "Kill 'Em All" (1983), mostrava potencial para dominar o mundo.
Com o tempo, o grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich refinou o peso e a agressividade em busca de um som mais acessível, culminando no estrondoso sucesso do álbum homônimo de 1991, o clássico "Black Album", um dos discos mais vendidos da história. Mas, depois de atingir o topo, vieram as turbulências.

Nos anos 2000, o Metallica vivia um momento de incerteza. As experiências mais "alternativas" de Load (1996) e Reload (1997) dividiram fãs e críticos, Jason Newsted deixou a banda, e Hetfield mergulhou em problemas com álcool. Ao mesmo tempo, sua relação com Ulrich estava em ruínas. O controverso "St. Anger" (2003) parecia o retrato de um grupo à beira do colapso.
Metallica e Rolling Stones
Foi então que uma das maiores bandas de rock de todos os tempos entrou em cena para dar uma força inesperada. "A gente desapareceu por cerca de um ano", contou Lars Ulrich em entrevista ao The Sun em 2019. "E então os Rolling Stones nos ligaram e disseram: 'Venham tocar alguns shows com a gente na Califórnia'. A gente meio que concordou - afinal, você não diz 'não' aos Stones - e foi isso. Aquilo nos deu o impulso para voltar. Seja num escritório ou numa banda de rock, em algum momento as pessoas precisam descobrir como se entender e trabalhar em equipe."
O convite veio durante a turnê A Bigger Bang, entre 2005 e 2007. Os Stones, que levavam na bagagem uma lista eclética de bandas de abertura - de Toots and the Maytals a Kanye West -, decidiram incluir o Metallica em dois shows no SBC Park, em São Francisco. O grupo dividiu espaço com nomes como Everclear, Mötley Crüe, Queens of the Stone Age e Alice Cooper.
A experiência serviu como uma injeção de energia para o Metallica, que voltou ao estúdio com um novo foco. O resultado foi o "Death Magnetic" (2008), um disco que marcou o retorno ao thrash clássico e conquistou fãs antigos e novos, liderando paradas ao redor do mundo.
Apesar de ter convidado os metaleiros para abrir seus shows, Keith Richards nunca escondeu sua aversão pelo gênero. "Milhões amam o Metallica e o Black Sabbath. Eu só achei que eles eram grandes piadas", afirmou certa vez.
Mesmo assim, o guitarrista reconheceu o peso de suas próprias influências: "Se você quer ouvir heavy metal de verdade, ouça John Lee Hooker. Ouça aquele filho da mãe tocar. Aquilo é heavy metal. Aquilo é armadura."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Roger Daltrey revela que o The Who voltou a ensaiar com Zak Starkey na bateria
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
Kamelot lança "Dark Asylum", seu novo disco de estúdio
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
As bandas de heavy metal que Keith Richards disse se arrepender de ter influenciado
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Jeff Walker e Bill Steer são como James Hetfield e Lars Ulrich do Carcass
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Connie Burton, irmã de Cliff Burton (Metallica), morre aos 66 anos
A música do Metallica em que James mete o pé e fala sobre uma de suas grandes paixões
Fã pede música rara para o Metallica, banda responde no TikTok que ela "não é boa"


