A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Por Bruce William
Postado em 16 de novembro de 2025
No balanço das influências que moldaram o U2, Bono sempre volta ao ápice punk do fim dos anos 70. Foi ali, ainda adolescente, que ele encontrou a banda que colocaria num pedestal "em disco", pela força crua das gravações e pela estética que virou chave na cabeça de meio mundo. Em 2020, ao listar as 60 músicas que "salvaram" sua vida, o irlandês incluiu "Anarchy in the U.K." e publicou uma carta de fã, que foi reproduzida pela Far Out.
Ele abre citando todos os integrantes dos Sex Pistols: "Queridos John, Steve, Paul, Sid e Glen, não acho que já tenha existido uma banda de rock'n'roll em disco melhor do que vocês. A produção de todas as suas músicas... sem igual. Aquele Chris Thomas sabia como servir a fúria e transformá-la em beleza... bem, acho que ele devia ter algo... bom. Steve Jones, o minimalista máximo que você é, nunca foi superado na pura e visceral guitarra de rock'n'roll."

Depois, cita diretamente o vocalista: "Aquele tal de Johnny Rotten era algo, não era? Olhando para trás, vocês eram parte Ricardo III, parte vaudeville, parte profeta - mas sempre contadores da verdade - com uma voz como uma gaita de foles que conseguia marchar exércitos de amantes e haters para a batalha... e conseguiu. Eu não conseguia decidir de que lado eu estava, até perceber que tudo dependia do que você amava e do que você odiava."
Bono também faz um paralelo cultural: "Os irlandeses se dão bem com as palavras e a música inglesas, e os ingleses se dão bem conosco." E encerra citando o verso que escandalizou em 1976: "A linha de abertura 'I am an Antichrist' era muita coisa para absorver, mas, por outro lado, minha própria família dizia o mesmo de mim... Seu fã, Bono."
Do outro lado, John Lydon não retribuiu a gentileza. Em entrevista ao Daily Star, cravou: "O U2 - essa é uma banda que nunca deveria ter existido. Não há experiência de vida em nenhuma das músicas deles." Mas a provocação não muda a equação: para Bono, os Sex Pistols seguem como a melhor banda de rock'n'roll "em disco", crédito à produção de Chris Thomas, à telepatia de estúdio e à guitarra "máximo minimalista" de Steve Jones, um pacote que ele considera imbatível quando o critério é o que ficou gravado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk

A música de 1971 que incendiou Bono e mudou sua forma de enxergar o mundo
O álbum de 1987 que Noel Gallagher vai te chamar de nome feio se você não gostar
Oasis x U2: Quem emplacou mais hits no topo das paradas de sucesso?
Álbum em tributo a Shane MacGowan será lançado em novembro
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A banda clássica que Bono diz ter sido o maior modelo para o U2
O disco do U2 que vocalista do Creed deixou no toca-fitas do carro por dois anos
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
A dura resposta de Roger Waters à antiga crítica do U2 ao Pink Floyd
Skiddle: os maiores Deuses do Rock segundo a revista


