Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de abril de 2026
A ex-profissional de promoção e marketing Tina Valente relembrou, em entrevista ao canal Corredor 5, episódios marcantes de sua convivência com Renato Russo na época em que o rock nacional vivia seu auge nas gravadoras. No relato, ela descreve um artista brilhante, carismático e muito querido dentro da companhia, mas que, com o passar do tempo, se tornou cada vez mais difícil de lidar.
Legião Urbana - Mais Novidades
O assunto surgiu quando Tina e Clê falavam sobre o tempo em que artistas frequentavam gravadoras como se aquilo fosse uma extensão da própria casa. Segundo ela, houve um momento em que isso começou a mudar, mas antes disso alguns nomes circulavam por ali com total liberdade.
Foi nesse contexto que ela puxou uma lembrança de Renato Russo. "Teve uma época que o Renato ficou bravo com alguma coisa que aconteceu, que eu não me lembro o que era, e ele pichou todos os andares da gravadora", contou.
A cena surpreende pelo grau de intimidade que o cantor tinha com o ambiente. Ao ser perguntada como ele havia conseguido entrar, Tina respondeu de forma direta: "Ele entrava porque mandava e desmandava naquela gravadora. Todo mundo gostava dele".
Renato Russo e os Paralamas do Sucesso
Segundo ela, Renato chegava, falava com o porteiro e simplesmente subia. "Era o Renato Russo", resumiu. Na lembrança da entrevistada, o episódio teve clima de rebeldia e veio de um acesso de raiva, embora ela não tenha conseguido recordar exatamente o motivo da irritação.
Mesmo assim, Tina fez questão de equilibrar a imagem. Disse que também guarda boas recordações do vocalista da Legião Urbana, sobretudo da fase inicial, quando ele ainda era mais acessível e parecia circular com menos peso ao redor do próprio nome.
"Eu tinha uma relação legal com ele, porque vi ele no início também, indo lá com a calça cheia de alfinete", contou. Na sequência, definiu o cantor com admiração: "Ele sempre foi um cara inteligente, sempre foi um gênio".
Ao mesmo tempo, ela observa que houve uma mudança clara de comportamento ao longo dos anos. "Chegou uma hora que ele começou a ficar impossível", afirmou. Segundo Tina, Renato passou a não querer mais fazer certas coisas e a oferecer resistência a compromissos profissionais que antes seriam normais na rotina de uma grande banda.
Ela então contou um episódio que, para ela, resume bem essa fase. Segundo Tina, o jornalista e produtor Jorge Davidson ligou pedindo ajuda para convencer Renato a sair de casa e ir a uma gravação na Globo. Tratava-se de um especial que reuniria Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. "O Jorge Davidson me ligou e disse: 'Tina, tem que ir lá na casa da avó do Renato porque ele não quer ir na gravação'", relatou.
A história ganha tom quase cinematográfico quando ela descreve a visita. Tina foi até o local acompanhada de Daniel, bateu na porta e ficou esperando. "Ele deixou a gente na porta esperando", contou. Depois de conseguir entrar, ela tentou convencê-lo pessoalmente. "Falei: 'Renato, você tem que ir, meu filho, pelo amor de Deus'", lembrou.
Segundo Tina, ele não queria sair de jeito nenhum. A razão, naquele momento, não era musical nem profissional. Renato estava mergulhado em uma paixão e preferia permanecer isolado. "Ele estava com um namoradinho de quem estava apaixonado e só queria ficar lá na caverna dele", resumiu.
Mesmo assim, ela insistiu. E funcionou. Quando Clê perguntou diretamente se ela havia conseguido levá-lo, Tina respondeu sem hesitar: "Levei. Consegui". Tina também tocou, ainda que de forma breve e emotiva, na fase final da vida do cantor. Ao lembrar daqueles anos, falou da tristeza que sentiu com a morte dele e com o isolamento de seus últimos tempos. "Foi muito triste", disse.
Confira a entrevista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
O pior disco que Floor Jansen gravou ao longo de sua carreira
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso

A atitude violenta de Renato Russo na gravadora que o próprio disse ser "coisa de moleque"
A diferença entre Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, segundo Fernando Gabeira

5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
O profundo significado de "alvo e artilharia" em "Teatro dos Vampiros" da Legião Urbana


