A diferença entre Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, segundo Fernando Gabeira
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de dezembro de 2024
Fernando Gabeira é um nome marcante da política e da história recente do Brasil. Ex-guerrilheiro e militante ativo contra a ditadura militar, tornou-se símbolo da luta pela democracia e pelos direitos civis. Nos anos 1980, Gabeira já havia conquistado notoriedade ao lançar debates importantes sobre liberdade e meio ambiente.
Em 1986, foi derrotado nas eleições para o governo do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Dois anos depois, em 1988, prestes a disputar a presidência da República pelo Partido Verde, ele compartilhou uma visão curiosa sobre a música brasileira.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em depoimento registrado no livro "Discobiografia Legionária", de Chris Fuscaldo, Gabeira sintetizou o que as bandas Paralamas do Sucesso e Legião Urbana representavam para ele. A análise, gravada inicialmente para um programa de TV, é ao mesmo tempo direta e reflexiva, conectando música e sociedade.
"Paralamas, para mim, é uma banda com muita sensibilidade para o que está acontecendo fora do Brasil e para o que está acontecendo dentro do Brasil. É uma banda com raízes, com antenas e, sobretudo, com muita musicalidade. Eu admiro muito o que eles têm de profissional, de pesquisa, de trabalho no campo do som mesmo", afirmou Gabeira, destacando a sofisticação técnica e a conexão ampla do trio.
Já sobre a Legião Urbana, sua avaliação tomava um rumo diferente, mais voltado à força emocional e social da banda. "Legião é expansão, é indignação, é vontade de dizer que desse jeito não está certo, que não pode continuar, com uma profunda identificação com as pessoas mais jovens do Brasil. Eles vão assistir aos shows e saem de lá animados. Eles sentem que existe gente que acha, como eles, que as coisas não estão muito bem."
Gabeira concluiu o depoimento expressando um sonho artístico e social: a união das qualidades de ambas as bandas. "Meu grande sonho é um dia ver essa coisa um pouco mais combinada nos dois: a musicalidade e a pesquisa técnica dos Paralamas e a indignação da Legião. Eu acho que seria uma coisa sensacional."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead é ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
O músico brasileiro que toca no Skank e já participou de discos do Sepultura
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A reação de Carlos Trilha quando gravadora propôs R$ 400 por sua obra na Legião Urbana


