Melhores de 2013: as escolhas do redator Diego Camara

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Camara
Enviar correções  |  Ver Acessos

Esse ano foi um primor, muitos discos bons e para todos os gostos. Fiz uma pequena lista aqui do que eu achei legal, do que mais ouvi e do que me impressionou, não querendo de modo algum esgotar um tema desses que é espinhoso demais. Tá aí abaixo um top10, mais as revelações e alguns outros discos muito bons no final.

Roadrunner: os melhores frontmen de todos os temposSeparados no nascimento: Joe Satriani e Lord Voldemort

1. STEVEN WILSON - The Raven That Refused to Sing (and Other Stories)

Este ano foi espetacular para o progressivo. Muitos álbuns e ótima qualidade. E por ter sido tão impressionante, um disco de progressivo tinha que estar no topo. E o escolhido foi o disco do grande STEVEN WILSON. É um músico completo, que realmente toca e compõe com o coração. "Luminol" abre este álbum com uma pancada sonora extremamente agradável, e "The Raven That Refused to Sing" termina o show com autoridade. É um álbum despido de exageros, cada dia mais abundantes no rock e metal progressivo, feito com grande esmero e sentimento. E pra coroar, é um álbum que você vê ao vivo do mesmo jeito que está no CD. Difícil não amar esta grande obra prima, um dos melhores discos deste cara.

2. THE OCEAN - "Pelagial"

Uma das bandas mais revolucionárias desta nova cena, uma mistura impressionante de progressivo, sludge, experimental, e mais um monte de coisas. Já tinha gostado muito do "Anthropocentric" e do "Precambrian", que foram minha porta de entrada, porém esse disco é diferente. A qualidade técnica está ali e o que impressiona mais uma vez é como uma banda consegue fazer música tão profunda, e agora tematizada no oceano. A variação é mágica, da pancada aos sons mais calmos eles dominam. Do piano na intro de "Epipelagic" até "Benthic", ele foi feito pra ser ouvido como um todo, e para quem ouvir com atenção será difícil não ver a emoção presente em cada nota deste super álbum. Para quem gosta do "Leviathan" do MASTODON, vai achar este disco um irmão.

3. FALKENBACH - "Asa"

Esse cara sem dúvidas é um dos mais respeitados por quem entende mesmo de Folk Metal. E realmente merece, já que Vratyas Vakyas está desde 1989 tocando música que lhe agrada, sozinho! Quem ouve pensa que é uma banda completa, o que para nós (infelizmente!) não é. "Asa" é para mim um dos melhores e mais completos discos do FALKENBACH, e prende do início ao fim com emoção. "Vaer Stjernar Vaerdan" é uma música fantástica, como também "Eweroun", "Wulfarweijd", e todo o resto do disco. Difícil descrever, se você gosta de Folk Metal precisa ouvir. A grande tristeza que tenho é que nunca poderei ouvir ao vivo estas músicas, a menos que alguém mude a cabeça desse cara - monte uma banda, por favor! Precisamos de você ao vivo!

4. BLACK SABBATH - "13"

Quando você ouve um álbum pela primeira vez, e antes de todos, e ele marca na sua mente desde a primeira música? Foi assim ouvir o "13" na sua íntegra antes de seu lançamento. É um álbum cheio do antigo Black Sabbath, com o velho som da década de 70, mas não é o SABBATH da década de 70: é uma banda nova, que não se perdeu no tempo e fez um som com a cara das antigas mas sem dispensar os recursos modernos. O resultado foi um disco muito bom, e quem ouviu ao vivo algumas dessas músicas nos shows de outubro viu que elas animaram tanto quanto as das antigas. Além das tocadas em show, não se pode perder a chance de ouvir a sombria "Zeitgeist" e "Live Forever".

5. AMARANTHE - "The Nexus"

Quem me conhece sabe, eu já disse, esses caras estão ajudando a mudar um pouco o atual paradigma de esgotamento do power metal. Quer para o bem, quer para o mal, estão fazendo um ótimo trabalho. A música é emocionante do início ao fim, e o range vocal do trio de vocalistas é algo que não se vê todo dia. Música boa, cravando eles realmente na cena e coroando o talento da novíssima estrela feminina do metal: a belíssima e ultra competente Elize Ryd (que felizmente não foi estragada pelo NIGHTWISH - não estragada pela música do Nightwish, mas por vocês sabem quem...). Não sei onde irão chegar e o que poderão ainda mudar, mas até agora, como dizem, "so far so good". A música título é bem legal, como também a ótima "Invincible" e a extremamente eletrônica "Electroheart".

6. THE FLOWER KINGS - "Desolation Rose"

As vezes uma banda de qualidade tem que dar o tempo ao tempo. O FLOWER KINGS fez isso, soube aproveitar o descanso de 5 anos sem nada compor e voltou com tudo, e o melhor resultado disso é "Desolation Rose", um álbum com um som de extremo bom gosto, cheio de reviravoltas e de músicas que enchem de emoção. A começar por "Tower One", por "Desolation Road" e pela sombria "White Tuxedos", minha preferida do disco, Stolt e companhia ainda fizeram um álbum bônus com músicas tão boas quanto as do disco. Está certo, as vezes a banda peca pelo excesso de virtuosidade e de solos intrincados e cheios de efeitos mas, no geral, o disco é também despido da doença do progressivo e merece uma chance no seu "toca discos" se você ama o gênero.

7. ROB ZOMBIE - "Venomous Rat Regenerator Vendor"

Difícil não lembrar deste disco do grande "Robinho", como a plateia do Rock in Rio carinhosamente o apelidou. Fez um puta trabalho, digno dos seus melhores momentos no "Hellbilly Deluxe", mostra que está em ótima forma tanto no estúdio e nas composições quanto ainda está nos palcos. Isso fica ainda mais claro em músicas como "Dead City Radio and the New Gods of Supertown", "Teenage Nosferatu Pussy" e "Rock and roll (in a Black Hole)". O nível das composições está incrível, e mais uma vez a banda arrasa na execução das músicas, com um destaque mais que especial para o grande John 5, que mostra como sempre porque é um dos melhores guitarristas em atividade.

8. CARCASS - "Surgical Steel"

Não sou grande fã, mas quando ouvi este CD tirei o chapéu para estes caras. Resolveram voltar, e voltaram com tudo! Este disco é agressivo e muito poderoso, que faz lembrar grandes sucessos de discos como o "Heartwork". A banda é tudo isso, e sem dúvidas com um lançamento desta qualidade crava mais uma vez seu nome entre os grandes do gênero, retomando uma posição que já lhes era merecida antes da separação. Bill Steer está fantástico, e parece que qualquer elogio que se pode tecer sobre o seu trabalho é pouco para nomear sua performance no disco. Outro disco que vale a pena ouvir, do início ao fim.

9. HAKEN - "The Mountain"

Uma das bandas mais criativas da nova geração do progressivo. Sem dúvidas a mais excitante destas novas bandas, e aparece como um sangue novo pra um gênero que cada dia mais precisa de renovação. O HAKEN é tudo isso, e "The Mountain" é o melhor trabalho dos caras até agora. Um progressivo sem virtuosismo desnecessário, mas que sabe tirar o melhor dos instrumentos. "Cockroach King" faz lembrar o bom e velho rock progressivo, e é um dos melhores singles do ano. O álbum dos caras ainda tem outras ótimas músicas como "Atlas Stone" e "Pareidolia", e no geral mostra que esta garotada ainda tem muito o que tirar da cabeça.

10. SAXON - "Sacrifice"

Esses caras continuam carregando a bandeira do bom e velho heavy metal com muito estilo. Sem invencionices, sem baboseiras, o som dos caras é aquilo que se espera deles. E não dá pra dizer que "Sacrifice" não tem aquele bom toque das antigas e é um dos melhores discos do SAXON em muito, mas muito tempo. Começa muito bem com "Sacrifice", que é sem dúvidas ponto alto do disco, mas não é filha única. "Made in Belfast", "Warriors of the Road" e "Guardians of the Tomb" também são pontos altos do disco, que impressiona pela velocidade e potência de uma banda que continua com tudo em cima.

Algumas revelações e surpresas:

ANNA MURPHY - "Cellar Darling"

Sim, aquela moça do ELUVEITIE que toca "aquele instrumento que não deve ser nomeado" lançou seu disco. Fez campanha, arrecadou uma grana na internet e lançou seu disco com a ajuda do público. Ela não é só um rostinho bonito, ela é compositora de mão cheia, talentosa, e mostra isso com um disco extremamente insano. Detalhe: não espere nesse disco folk metal.

ARMAHDA - "Armahda"

Um álbum que representa o melhor do nosso som brasileiro. Abram os olhos para esses rapazes, eles parecem ainda ter muito a oferecer musicalmente! Mas pra começar, não podiam ter feito melhor, "Armahda" é um disco muito, mas muito legal!

KINGS OF THE SUN - "Rock Til Ya Die"

Esses caras são das antigas, banda australiana do bom e velho hard rock dos anos 80. Voltaram agora, comandados pelo grande Clifford Hoad, e fizeram um disco muito, mas muito legal mesmo. Ouçam, busquem o disco, sei lá, pra quem gosta de hard rock vale a pena.

Outros discos que merecem ser citados:

AYREON - "The Theory of Everything"
DARK TRANQUILLITY - "Construct"
MANILLA ROAD - "Mysterium"
ORPHANED LAND - "All Is One"
SATAN - "Life Sentence"
WOSLOM - "Evolustruction"


Os melhores do Rock e Metal em 2013

NoiseCreep: Os 10 melhores vídeos de 2013NoiseCreep
Os 10 melhores vídeos de 2013

Mojo Magazine: os 50 melhores álbuns de 2013Mojo Magazine
Os 50 melhores álbuns de 2013

Melhores álbuns de 2013: as escolhas da Decibel MagazineMelhores álbuns de 2013
As escolhas da Decibel Magazine

Revolver: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaRevolver
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Ultimate Classic Rock: os 10 melhores álbuns de 2013Ultimate Classic Rock
Os 10 melhores álbuns de 2013

Loudwire: as dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do site

Loudwire: as dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do site

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Metal de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Metal de 2013

Classic Rock: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaClassic Rock
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Noisecreep: os melhores lançamentos em vinil de 2013

Ultimate Classic Rock: as dez melhores músicas de 2013Ultimate Classic Rock
As dez melhores músicas de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de Petrucci e Rudess, do Dream TheaterMelhores de 2013
As escolhas de Petrucci e Rudess, do Dream Theater

Stereogum: os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o siteStereogum
Os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o site

Queens of The Stone Age: os dez melhores álbuns de 2013 na visão da bandaQueens of The Stone Age
Os dez melhores álbuns de 2013 na visão da banda

Melhores de 2013: as escolhas de James LaBrie, do Dream TheaterMelhores de 2013
As escolhas de James LaBrie, do Dream Theater

Álbuns de Metal: LaWeekly elege os 10 melhores de 2013Álbuns de Metal
LaWeekly elege os 10 melhores de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de alguns músicos brasileirosMelhores de 2013
As escolhas de alguns músicos brasileiros

Capas: NoCleanSinging elege as mais bonitas do Metal em 2013

Revolver: os 10 melhores vídeos de 2013 segundo a revista

Loudwire: músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013Loudwire
Músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013

Melhores de 2013: as escolhas do redator Pedro Zambarda de Araújo

Ideologia Rock: os melhores discos de 2013

Melhores de 2013: as escolhas dos membros do MegadethMelhores de 2013
As escolhas dos membros do Megadeth

Melhores de 2013: as mil e uma escolhas de Durr CamposMelhores de 2013
As mil e uma escolhas de Durr Campos

Melhores de 2013: discos e retrospectiva de Daniel TavaresMelhores de 2013
Discos e retrospectiva de Daniel Tavares

Melhores de 2013: as escolhas do redator Junior FrascáMelhores de 2013
As escolhas do redator Junior Frascá

Melhores de 2013: As escolhas do colaborador Ronaldo CelotoMelhores de 2013
As escolhas do colaborador Ronaldo Celoto

Melhores de 2013: as escolhas do redator Samuel CoutinhoMelhores de 2013
As escolhas do redator Samuel Coutinho

Melhores de 2013: as escolhas de Leandro FernandesMelhores de 2013
As escolhas de Leandro Fernandes

Melhores de 2013: as escolhas do redator Thiago CardimMelhores de 2013
As escolhas do redator Thiago Cardim

Mike Portnoy: os melhores álbuns, filmes e séries de 2013Mike Portnoy
Os melhores álbuns, filmes e séries de 2013

Melhores de 2013: As escolhas de Fernando PorteladaMelhores de 2013
As escolhas de Fernando Portelada

Destaques do Ano: a lista do colaborador Nacho BelgrandeDestaques do Ano
A lista do colaborador Nacho Belgrande

Old School: Melhores lançamentos de 2013Old School
Melhores lançamentos de 2013

Melhores de 2013: a lista de João Paulo Linhares GonçalvesMelhores de 2013
A lista de João Paulo Linhares Gonçalves

Whiplash.Net: recorde de acessos e notas mais lidas em 2013Whiplash.Net
Recorde de acessos e notas mais lidas em 2013

Melhores de 2013: a lista de Carlos Henrique Schmidt

Melhores de 2013: as escolhas de Marcus Siepen, do Blind GuardianMelhores de 2013
As escolhas de Marcus Siepen, do Blind Guardian

Melhores de 2013: as escolhas de Igor MirandaMelhores de 2013
As escolhas de Igor Miranda

Examiner: os top 10 do Thrash Metal em 2013Examiner
Os top 10 do Thrash Metal em 2013

Arte Metal: lista dos melhores de 2013 segundo Vitor FranceschiniArte Metal
Lista dos melhores de 2013 segundo Vitor Franceschini

About Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2013About Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 2013

Revolver Magazine: Revista elege os melhores de 2013

Brutalidade: os melhores de 2013 do blog Som ExtremoBrutalidade
Os melhores de 2013 do blog Som Extremo

Melhores de 2013: as escolhas de Petrozza, Enslaved, TankardMelhores de 2013
As escolhas de Petrozza, Enslaved, Tankard

Melhores de 2013: Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.WasteMelhores de 2013
Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.Waste

Melhores de 2013: escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JBMelhores de 2013
Escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JB

Melhores de 2013: as escolhas do redator Otávio Augusto JulianoMelhores de 2013
As escolhas do redator Otávio Augusto Juliano

Melhores de 2013: Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e SoilworkMelhores de 2013
Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e Soilwork

Megadeth: banda escolhe os melhores de 2013Megadeth
Banda escolhe os melhores de 2013

Metal On Metal: Black Sabbath dominou enquete de fim de anoMetal On Metal
Black Sabbath dominou enquete de fim de ano

African Metal: lista inusitada para melhores discos de 2013

Melhores de 2013: Conheça os ganhadores do Loudwire Music AwardsMelhores de 2013
Conheça os ganhadores do Loudwire Music Awards

Heavy Nation: Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013Heavy Nation
Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013

Todas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"


Roadrunner: os melhores frontmen de todos os temposRoadrunner
Os melhores frontmen de todos os tempos

Separados no nascimento: Joe Satriani e Lord VoldemortSeparados no nascimento
Joe Satriani e Lord Voldemort

Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21Metal Sucks
Os melhores álbuns de metal do século 21

Helter Skelter: a música que Charles Manson roubou dos BeatlesHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1981

Slayer: banda sugere como fãs devem enfrentar fundamentalistasSlayer
Banda sugere como fãs devem enfrentar fundamentalistas

Plágio?: 6 músicas do Deep Purple com excesso de influênciasPlágio?
6 músicas do Deep Purple com "excesso de influências"


Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336