Melhores de 2013: as escolhas do redator Otávio Augusto Juliano
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 07 de janeiro de 2014
Novamente a convite dos editores do site me foi solicitado enviar a lista dos principais lançamentos de Rock e Metal de 2012. Obviamente não tive a oportunidade de ouvir tudo que foi lançado no ano passado e muitos álbuns de bandas renomadas ficaram pelo caminho (adoraria ter ouvido muito mais material, mas foi impossível).
Assim como mencionei em 2012, a lista NÃO segue ordem de preferência e considerei qualquer lançamento, seja no formato CD ou DVD, ao vivo ou em estúdio, embora neste ano tenha escolhido somente álbuns de estúdio.
Vale salientar ainda que a lista é totalmente pessoal. Sim, o meu gosto musical influencia (e muito) no que eu costumo ouvir e ir atrás durante o ano, portanto, discordâncias podem aparecer. Nesse caso, caro leitor, use o fórum abaixo e opine sobre os lançamentos citados aqui e também cite outros álbuns que ache interessante mencionar!;)
- RECKLESS LOVE – "Spirit"
Para quem não conhece, o RECKLESS LOVE é uma banda finlandesa de Glam Metal, liderada pelo ex-vocalista do CRASHDIET, Olli Herman (H. Olliver Twist). Com "Spirit", a banda atinge um nível acima e dá sequência aos outros dois álbuns que já havia lançado com sucesso (principalmente o primeiro registro). Aqui é Hard puro e os caras parecem ter nascidos na época e local errados. Deveriam ter nascidos no final da década de 60 para viver a adolescência nos anos 80, preferencialmente em Los Angeles, aonde tudo relacionado ao Hard Rock acontecia. Não deixe de ouvir esse álbum se você é fã do estilo. Recomendo começar por "Night On Fire", "I Love Heavy Metal" e "So Happy I Could Die".
- BLACK SABBATH – "13"
Este é o disco que estará em boa parte das listas de melhores de 2013. E não tinha como ser diferente, afinal quando se fala em BLACK SABBATH estamos nos referindo à história do Metal, ao grupo que tem precursores em tudo quanto é parte do mundo, de crianças a senhores de idade. Mas "13" não está aqui somente por ser um lançamento do SABBATH, e sim por ser um ótimo álbum para ser ouvido, uma volta da banda em grande estilo, ainda que com apenas ¾ da formação original. Se quiserem mais detalhes, você encontra aqui mesmo no site uma resenha deste álbum assinada por mim.
- W.E.T. – "Rise Up"
O W.E.T. é composto pelo vocalista JEFF SCOTT SOTO (TALISMAN), pelo multi-instrumentista Erik Mårtensson (ECLIPSE) e pelo tecladista e guitarrista Robert Säll (WORK OF ART), tendo lançado em 2013 o segundo álbum de estúdio. Esse trio, com a contribuição de dois músicos adicionais (Magnus Henriksson – guitarra e Robban Bäck – bateria), conseguiu com "Rise Up" lançar um CD de AOR/Hard Rock melódico incrível, com uma sonoridade contagiante e "grudenta". Indico a audição da faixa título, de "The Moment" e de "Shot". Ouvindo essas três o seu interesse já será despertado para o restante.
- MOTÖRHEAD – "Aftershock"
Mais um discaço no melhor padrão MOTÖRHEAD de qualidade. O de sempre. A sonoridade característica dessa banda que é um verdadeiro ícone do Heavy Metal, um trio do barulho. Lemmy, uma lenda viva do Rock, passou por alguns maus bocados com sua saúde em 2013, mas não deixou de nos brindar com mais um ótimo álbum, que traz mais uma linda capa, como também já é de se esperar em qualquer disco do MOTÖRHEAD. Ouça "Going To Mexico" e veja que a banda continua afiadíssima. Longa vida ao MOTÖRHEAD.
- SANTA CRUZ – " Screaming For Adrenaline"
Outro nome do Hard Rock da Finlândia, terra do RECKLESS LOVE, citado acima, e de ninguém menos que o pai do Glam, MICHAEL MONROE. Se você é fã do estilo, faça um favor a si mesmo e ouça esse debut do SANTA CRUZ. Um disco com muita energia e qualidade que certamente é desconhecido de muitos e por esta razão não figurará em listas de melhores de 2013 publicadas por aí. Recomendo a audição da faixa título, de "Let’s Get The Party Started" e "Aiming High" (vale ver o clipe também). Aprecie também os backing vocals de todas as canções.
- CONFRONTO – "Imortal"
Pedreira! Vou repetir aqui o que escrevi quando fiz a resenha deste disco aqui para o site Whiplash.net: "O CD é um arregaço e traz uma pauleira seguida de outra, já desde os primeiros segundos da faixa título"! Isso mesmo. Não tinha como este álbum ficar de fora da minha lista, pois desde quando o recebi das mãos dos próprios músicos, após a gravação do programa Heavy Nation (UOL), ele não saiu do aparelho de som e do carro. Se for para citar uma canção, recomendo que você ouça agora "Levante" e tire suas próprias conclusões.
- AIRBOURNE – "Black Dog Barking"
Todo mundo sabe que o AIRBOURNE "bebe na fonte" da sonoridade do AC/DC e nem os próprios músicos escondem isso. Eles vêm da Austrália e também contam com dois irmãos na formação do quarteto, assim como o AC/DC. A verdade é que as coincidências são muitas e o som é totalmente calcado no que o AC/DC criou, difundiu e vem difundindo por anos e anos. Em "Black Dog Barking" a coisa toda mais uma vez funciona bem e este terceiro registro de estúdio da banda merece figurar como destaque de 2013. A faixa "Ready To Rock" define bem o que é esse disco.
- SIOUX 66 – "Diante do Inferno"
Ao lado do CONFRONTO, o SIOUX 66 é o outro representante do Rock brasileiro nessa lista. As razões são basicamente as mesmas: quando recebi o álbum e coloquei no som para tocar, ele simplesmente lá ficou e ouvi até cansar. Também foi objeto de uma resenha de minha autoria neste site e merece estar entre os melhores de 2013 escolhidos por mim, pois é um trabalho de muita qualidade, bom gosto e bem feito. Desejo mais sucesso aos caras da banda e torço por um novo álbum em 2014 para, quem sabe, citá-los na lista do ano que vem novamente.
- CRASHDÏET – "The Savage Playground"
Segundo disco com Simon Cruz no vocal, "The Savage Plauground" consolida ainda mais o CRASHDÏET como um dos grandes nomes do Sleaze atual. Da Suécia para o mundo, os caras têm obtido cada vez mais respeito no estilo e, para mim, revolucionaram o gênero em 2005, quando lançaram "Rest In Sleaze", uma verdadeira obra prima, sem exageros. De lá pra cá muita coisa aconteceu e a formação da banda parece ter se firmado com Simon como vocalista, o que é ótimo porque espero ver o CRASHDÏET cada vez mais ativo e com ótimos CDs como esse.
- The Winery Dogs – "The Winery Dogs"
A união de três músicos extremamente competentes só poderia mesmo resultar em um trabalho de qualidade inquestionável. Você pode até não gostar do tipo de som, considerar muita "masturbação instrumental" demais, por se tratar de três instrumentistas virtuosos, cada qual com sua característica, mas eu curti demais o som do disco e ainda pude assisti-los ao vivo, o que credencia esse álbum a uma vaga na lista de melhores de 2013.
Os melhores do Rock e Metal em 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps