Melhores de 2013: as escolhas do redator Otávio Augusto Juliano

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Otávio Augusto Juliano
Enviar correções  |  Ver Acessos

Novamente a convite dos editores do site me foi solicitado enviar a lista dos principais lançamentos de Rock e Metal de 2012. Obviamente não tive a oportunidade de ouvir tudo que foi lançado no ano passado e muitos álbuns de bandas renomadas ficaram pelo caminho (adoraria ter ouvido muito mais material, mas foi impossível).

Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista FuzzSlayer: Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismo

Assim como mencionei em 2012, a lista NAO segue ordem de preferência e considerei qualquer lançamento, seja no formato CD ou DVD, ao vivo ou em estúdio, embora neste ano tenha escolhido somente álbuns de estúdio.

Vale salientar ainda que a lista é totalmente pessoal. Sim, o meu gosto musical influencia (e muito) no que eu costumo ouvir e ir atrás durante o ano, portanto, discordâncias podem aparecer. Nesse caso, caro leitor, use o fórum abaixo e opine sobre os lançamentos citados aqui e também cite outros álbuns que ache interessante mencionar!;)


- RECKLESS LOVE - "Spirit"

Para quem não conhece, o RECKLESS LOVE é uma banda finlandesa de Glam Metal, liderada pelo ex-vocalista do CRASHDIET, Olli Herman (H. Olliver Twist). Com "Spirit", a banda atinge um nível acima e dá sequência aos outros dois álbuns que já havia lançado com sucesso (principalmente o primeiro registro). Aqui é Hard puro e os caras parecem ter nascidos na época e local errados. Deveriam ter nascidos no final da década de 60 para viver a adolescência nos anos 80, preferencialmente em Los Angeles, aonde tudo relacionado ao Hard Rock acontecia. Não deixe de ouvir esse álbum se você é fã do estilo. Recomendo começar por "Night On Fire", "I Love Heavy Metal" e "So Happy I Could Die".


- BLACK SABBATH - "13"

Este é o disco que estará em boa parte das listas de melhores de 2013. E não tinha como ser diferente, afinal quando se fala em BLACK SABBATH estamos nos referindo à história do Metal, ao grupo que tem precursores em tudo quanto é parte do mundo, de crianças a senhores de idade. Mas "13" não está aqui somente por ser um lançamento do SABBATH, e sim por ser um ótimo álbum para ser ouvido, uma volta da banda em grande estilo, ainda que com apenas ¾ da formação original. Se quiserem mais detalhes, você encontra aqui mesmo no site uma resenha deste álbum assinada por mim.


- W.E.T. - "Rise Up"

O W.E.T. é composto pelo vocalista JEFF SCOTT SOTO (TALISMAN), pelo multi-instrumentista Erik Mårtensson (ECLIPSE) e pelo tecladista e guitarrista Robert Säll (WORK OF ART), tendo lançado em 2013 o segundo álbum de estúdio. Esse trio, com a contribuição de dois músicos adicionais (Magnus Henriksson - guitarra e Robban Bäck - bateria), conseguiu com "Rise Up" lançar um CD de AOR/Hard Rock melódico incrível, com uma sonoridade contagiante e "grudenta". Indico a audição da faixa título, de "The Moment" e de "Shot". Ouvindo essas três o seu interesse já será despertado para o restante.


- MOTÖRHEAD - "Aftershock"

Mais um discaço no melhor padrão MOTÖRHEAD de qualidade. O de sempre. A sonoridade característica dessa banda que é um verdadeiro ícone do Heavy Metal, um trio do barulho. Lemmy, uma lenda viva do Rock, passou por alguns maus bocados com sua saúde em 2013, mas não deixou de nos brindar com mais um ótimo álbum, que traz mais uma linda capa, como também já é de se esperar em qualquer disco do MOTÖRHEAD. Ouça "Going To Mexico" e veja que a banda continua afiadíssima. Longa vida ao MOTÖRHEAD.


- SANTA CRUZ - " Screaming For Adrenaline"

Outro nome do Hard Rock da Finlândia, terra do RECKLESS LOVE, citado acima, e de ninguém menos que o pai do Glam, MICHAEL MONROE. Se você é fã do estilo, faça um favor a si mesmo e ouça esse debut do SANTA CRUZ. Um disco com muita energia e qualidade que certamente é desconhecido de muitos e por esta razão não figurará em listas de melhores de 2013 publicadas por aí. Recomendo a audição da faixa título, de "Let's Get The Party Started" e "Aiming High" (vale ver o clipe também). Aprecie também os backing vocals de todas as canções.


- CONFRONTO - "Imortal"

Pedreira! Vou repetir aqui o que escrevi quando fiz a resenha deste disco aqui para o site Whiplash.net: "O CD é um arregaço e traz uma pauleira seguida de outra, já desde os primeiros segundos da faixa título"! Isso mesmo. Não tinha como este álbum ficar de fora da minha lista, pois desde quando o recebi das mãos dos próprios músicos, após a gravação do programa Heavy Nation (UOL), ele não saiu do aparelho de som e do carro. Se for para citar uma canção, recomendo que você ouça agora "Levante" e tire suas próprias conclusões.


- AIRBOURNE - "Black Dog Barking"

Todo mundo sabe que o AIRBOURNE "bebe na fonte" da sonoridade do AC/DC e nem os próprios músicos escondem isso. Eles vêm da Austrália e também contam com dois irmãos na formação do quarteto, assim como o AC/DC. A verdade é que as coincidências são muitas e o som é totalmente calcado no que o AC/DC criou, difundiu e vem difundindo por anos e anos. Em "Black Dog Barking" a coisa toda mais uma vez funciona bem e este terceiro registro de estúdio da banda merece figurar como destaque de 2013. A faixa "Ready To Rock" define bem o que é esse disco.


- SIOUX 66 - "Diante do Inferno"

Ao lado do CONFRONTO, o SIOUX 66 é o outro representante do Rock brasileiro nessa lista. As razões são basicamente as mesmas: quando recebi o álbum e coloquei no som para tocar, ele simplesmente lá ficou e ouvi até cansar. Também foi objeto de uma resenha de minha autoria neste site e merece estar entre os melhores de 2013 escolhidos por mim, pois é um trabalho de muita qualidade, bom gosto e bem feito. Desejo mais sucesso aos caras da banda e torço por um novo álbum em 2014 para, quem sabe, citá-los na lista do ano que vem novamente.


- CRASHDÏET - "The Savage Playground"

Segundo disco com Simon Cruz no vocal, "The Savage Plauground" consolida ainda mais o CRASHDÏET como um dos grandes nomes do Sleaze atual. Da Suécia para o mundo, os caras têm obtido cada vez mais respeito no estilo e, para mim, revolucionaram o gênero em 2005, quando lançaram "Rest In Sleaze", uma verdadeira obra prima, sem exageros. De lá pra cá muita coisa aconteceu e a formação da banda parece ter se firmado com Simon como vocalista, o que é ótimo porque espero ver o CRASHDÏET cada vez mais ativo e com ótimos CDs como esse.


- The Winery Dogs - "The Winery Dogs"

A união de três músicos extremamente competentes só poderia mesmo resultar em um trabalho de qualidade inquestionável. Você pode até não gostar do tipo de som, considerar muita "masturbação instrumental" demais, por se tratar de três instrumentistas virtuosos, cada qual com sua característica, mas eu curti demais o som do disco e ainda pude assisti-los ao vivo, o que credencia esse álbum a uma vaga na lista de melhores de 2013.


Os melhores do Rock e Metal em 2013

NoiseCreep: Os 10 melhores vídeos de 2013NoiseCreep
Os 10 melhores vídeos de 2013

Mojo Magazine: os 50 melhores álbuns de 2013Mojo Magazine
Os 50 melhores álbuns de 2013

Melhores álbuns de 2013: as escolhas da Decibel MagazineMelhores álbuns de 2013
As escolhas da Decibel Magazine

Revolver: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaRevolver
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Ultimate Classic Rock: os 10 melhores álbuns de 2013Ultimate Classic Rock
Os 10 melhores álbuns de 2013

Loudwire: as dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do site

Loudwire: as dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do site

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Metal de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Metal de 2013

Classic Rock: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaClassic Rock
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Noisecreep: os melhores lançamentos em vinil de 2013

Ultimate Classic Rock: as dez melhores músicas de 2013Ultimate Classic Rock
As dez melhores músicas de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de Petrucci e RudessMelhores de 2013
As escolhas de Petrucci e Rudess

Stereogum: os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o siteStereogum
Os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o site

QoTSA: os dez melhores álbuns de 2013 na visão da bandaQoTSA
Os dez melhores álbuns de 2013 na visão da banda

Melhores de 2013: as escolhas de James LaBrie, do Dream TheaterMelhores de 2013
As escolhas de James LaBrie, do Dream Theater

Álbuns de Metal: LaWeekly elege os 10 melhores de 2013Álbuns de Metal
LaWeekly elege os 10 melhores de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de alguns músicos brasileirosMelhores de 2013
As escolhas de alguns músicos brasileiros

Capas: NoCleanSinging elege as mais bonitas do Metal em 2013

Revolver: os 10 melhores vídeos de 2013 segundo a revista

Loudwire: músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013Loudwire
Músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013

Melhores de 2013: as escolhas do redator Pedro Zambarda de Araújo

Ideologia Rock: os melhores discos de 2013

Melhores de 2013: as escolhas dos membros do MegadethMelhores de 2013
As escolhas dos membros do Megadeth

Melhores de 2013: as mil e uma escolhas de Durr CamposMelhores de 2013
As mil e uma escolhas de Durr Campos

Melhores de 2013: discos e retrospectiva de Daniel TavaresMelhores de 2013
Discos e retrospectiva de Daniel Tavares

Melhores de 2013: as escolhas do redator Junior FrascáMelhores de 2013
As escolhas do redator Junior Frascá

Melhores de 2013: As escolhas do colaborador Ronaldo CelotoMelhores de 2013
As escolhas do colaborador Ronaldo Celoto

Melhores de 2013: as escolhas do redator Samuel CoutinhoMelhores de 2013
As escolhas do redator Samuel Coutinho

Melhores de 2013: as escolhas de Leandro FernandesMelhores de 2013
As escolhas de Leandro Fernandes

Melhores de 2013: as escolhas do redator Thiago CardimMelhores de 2013
As escolhas do redator Thiago Cardim

Mike Portnoy: os melhores álbuns, filmes e séries de 2013Mike Portnoy
Os melhores álbuns, filmes e séries de 2013

Melhores de 2013: As escolhas de Fernando PorteladaMelhores de 2013
As escolhas de Fernando Portelada

Destaques do Ano: a lista do colaborador Nacho BelgrandeDestaques do Ano
A lista do colaborador Nacho Belgrande

Old School: Melhores lançamentos de 2013Old School
Melhores lançamentos de 2013

Melhores de 2013: a lista de João Paulo Linhares GonçalvesMelhores de 2013
A lista de João Paulo Linhares Gonçalves

Whiplash.Net: recorde de acessos e notas mais lidas em 2013Whiplash.Net
Recorde de acessos e notas mais lidas em 2013

Melhores de 2013: a lista de Carlos Henrique Schmidt

Melhores de 2013: as escolhas de Marcus Siepen, do Blind GuardianMelhores de 2013
As escolhas de Marcus Siepen, do Blind Guardian

Melhores de 2013: as escolhas de Igor MirandaMelhores de 2013
As escolhas de Igor Miranda

Examiner: os top 10 do Thrash Metal em 2013Examiner
Os top 10 do Thrash Metal em 2013

Arte Metal: lista dos melhores de 2013 segundo Vitor FranceschiniArte Metal
Lista dos melhores de 2013 segundo Vitor Franceschini

About Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2013About Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 2013

Revolver Magazine: Revista elege os melhores de 2013

Brutalidade: os melhores de 2013 do blog Som ExtremoBrutalidade
Os melhores de 2013 do blog Som Extremo

Melhores de 2013: as escolhas do redator Diego CamaraMelhores de 2013
As escolhas do redator Diego Camara

Melhores de 2013: as escolhas de Petrozza, Enslaved, TankardMelhores de 2013
As escolhas de Petrozza, Enslaved, Tankard

Melhores de 2013: Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.WasteMelhores de 2013
Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.Waste

Melhores de 2013: escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JBMelhores de 2013
Escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JB

Melhores de 2013: Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e SoilworkMelhores de 2013
Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e Soilwork

Megadeth: banda escolhe os melhores de 2013Megadeth
Banda escolhe os melhores de 2013

Metal On Metal: Black Sabbath dominou enquete de fim de anoMetal On Metal
Black Sabbath dominou enquete de fim de ano

African Metal: lista inusitada para melhores discos de 2013

Melhores de 2013: Conheça os ganhadores do Loudwire Music AwardsMelhores de 2013
Conheça os ganhadores do Loudwire Music Awards

Heavy Nation: Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013Heavy Nation
Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013

Todas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"


Guitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista FuzzGuitarristas
Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz

Slayer: Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismoSlayer
Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismo

Rock In Rio I: Pra quem tem menos de quarenta é difícil imaginarRock In Rio I
Pra quem tem menos de quarenta é difícil imaginar

Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

Guns e Sabbath: semelhança entre Zero the Hero e Paradise CityGuns e Sabbath
Semelhança entre Zero the Hero e Paradise City

Kiss: Eric Carr era a pessoa mais feliz da Terra, diz ex-segurançaKiss
"Eric Carr era a pessoa mais feliz da Terra", diz ex-segurança

Chris Cornell: a melhor voz do rock, diz Alice CooperChris Cornell
"a melhor voz do rock", diz Alice Cooper


Sobre Otávio Augusto Juliano

Otávio é paulistano, tem 29 anos e faz algo nada a ver com o Rock: é advogado. Por gostar muito de música e não possuir talento algum para tocar instrumentos musicais, tornou-se um comprador compulsivo de cds. Sempre interessado em leitura ligada ao Rock e Metal, começou a enviar algumas pequenas colaborações para a Whiplash e hoje contribui principalmente com textos relacionados ao Hard Rock, estilo musical de sua preferência. De qualquer forma, é eclético e não dispensa álbuns de todas as demais vertentes do Metal, sendo fã incondicional de W.A.S.P., Mötley Crüe e dos trabalhos do guitarrista Steve Stevens.

Mais matérias de Otávio Augusto Juliano no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336