About Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2013

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Camara, Fonte: About Heavy Metal
Enviar correções  |  Ver Acessos

E como em todos os anos, Chad Bowar, do About Heavy Metal, não podia deixar de fora a sua lista com os 10 melhores álbuns lançados em 2013. Seguem abaixo as escolhas dele:

HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalBateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decente


1. CARCASS - "Surgical Steel"

O "Surgical Steel" não é nada distante de um triunfo absoluto, e irá permanecer como um dos melhores álbuns já gravados na música agressiva. Ele se localiza em algum lugar entre o "Heartwork" e o "Necroticism: Descanting the Insalubrious" em termos de som e agressividade, e uma bateria estilo artilharia, tempo marcial e uma segunda voz imunda e rosnante. A sofisticação na estrutura das músicas está toda lá, no entanto, é polida e decadente em sua riqueza. Há espaço o bastante para o CARCASS se mover e construir algo, narrativamente e emocionalmente, em cada parte, enquanto continua detonando com intensidade e agressão, como o ar depois de uma tempestade.

As letras de Jeff Walker, que se mantém bastante sobre a imagem cruel da Revolução Industrial e seus impactos na Grã Bretanha, são entregues com uma perspicácia e confiança sanguinárias. Ele e Bill Steer comandaram a banda habilmente pelas águas difíceis deste renascimento, permitindo ao CARCASS soar como eles mesmos, identidade totalmente intacta, apenas mais rica e profunda.


2. GORGUTS - "Colored Sands"

"Colored Sands" e o primeiro álbum do GORGUTS em 12 anos. Luc Lemay se cercou de uma line-up de músicos formada por Kevin Hufnagel do DYSRHYTHMIA nas guitarras, Colin Marston do KRELLICE no baixo e John Longstreth do ORIGIN (entre outros) na bateria. Nada mais a dizer, com este pedigree de músicos por trás, não se poderia esperar nada menor do que espetacular.

E é exatamente o que você tem com este álbum. Mas, uma palavra de cautela: "Colored Sands" não é um disco totalmente death metal, e em alguns passos está distante de ambos "Obscura" e "From Wisdom to Hate". Ele irá desafiar quem ouve, como Lemay sem dúvidas sente que seu público maduro pode aguentar material complicado.


3. INQUISITION - "Obscure Verses For The Multiverse"

Dagon realmente é primeira classe, talvez o melhor escritor de riffs desde James Hetfield e Jeff Hanneman. O seu estilo é característico, a marca de não apenas um bom compositor, mas de um músico único. Há um fluxo e refluxo nos seus riffs, um estilo que parece deslizar das cordas, ao mesmo tempo melódico, cativante e pontuado.

INQUISITION construiu magistralmente outro álbum bem trabalhado com "Obscure Verses For the Multiverse", que é mais do que um digno sucessor para "Ominous Doctrines of the Perpetual Mystical Macrocosm" e um forte candidato ao álbum do ano.


4. DARKTHRONE - "The Underground Resistance"

No "The Underground Resistance", o punk rock pega o banco do passageiro, com o NWOBHM, o proto-metal e o power metal europeu e americano batalhando pelo controle do manche. Assim que arranca a primeira faixa "Dead Early", é claro que o DARKTHRONE retornou com uma vingança de aço.

Este álbum é exatamente o tipo de álbum que você pode apontar aos não fãs do metal e explicar porque nós amamos este gênero. Ele fortalece o legado já considerável do DARKTHRONE, e seu contínuo desafio em satisfazer a visão artística deles enquanto ignoram todas as pressões externas reforçando o apelo barulhento do álbum.


5. THE OCEAN - "Pelagial"

Conceitualmente construindo um disco sobre os diferentes nívels do oceano não apenas levou os alemães do THE OCEAN a gravar o seu melhor disco, mas também a lançar o que é certamente um dos melhores lançamentos de 2013. "Pelagial", o quinto álbum da banda, é uma coleção fantástica de ideias e emoções conceitualmente baseadas no filme "Stalker" de Andrey Tarkovsky.

O que começa com uma introdução centrada no piano, gradualmente se transforma num movimento coeso - magistralmente entre extremos - levando aquele que ouve em uma jornada que forma o suporte para qualquer grande disco, incluindo este.


6. BATILLUS - "Concrete Sustain"

"Concrete Sustain" é um álbum poderoso e intenso de doom com um toque de industrial que o faz estar fora das hordas das bandas de doom que se baseiam cegamente em álbuns com um único tom. Enquanto o BATILLUS utiliza a força destrutiva dos riffs sônicos e monumentais para capturar quem ouve com uma densa reverberação, as camadas adicionais constroem uma nuance intangível que faz deste álbum uma experiência emocional profunda.

Ele filtra as passagens afiadas do terreno urbano através de um sincero e cheio de significado doom industrial, cimentando o BATILLUS no topo da pilha. Ponha sua melhor carranca e se prepare para sustentar e dominar.


7. VHOL - "Vhol"

Em sua essência, o "Vhol" é predominantemente um álbum de black metal, mas não é tão cruel assim. Uma infusão da atitude do punk rock leva este para uma posição diferente. A ascensão e queda dos tremolos se junta pela frouxidão e o total abandono que vem do punk old school. O espírito rebelde do black metal e do punk são o sangue deste álbum, bombeando sua energia do início até o fim glorioso. A maioria das músicas traz seu próprio sentimento entre os dois gêneros, enquanto integram um ao outro, como também integram o rock clássico e o thrash.

Esta banda é a mais satisfatória aglutinação de quatro indiscutíveis talentos em uma entidade que se sente despojada de seu nível primal, mas ainda é mais expansiva do que aparenta. A cerveja artesanal pode azedar a medida que envelhece após um certo ponto, mas este não é o caso com o VHOL. Ele é mais como vinho, ficando melhor conforme o tempo passa, cada vez seu gosto ultrapassando o último gole. Apenas podemos esperar que esta não seja uma edição limitada e o VHOL esteja apenas começando.


8. CULT OF LUNA - "Vertikal"

O CULT OF LUNA tem consistentemente entregue música abrasiva e excitante em uma base regular, ao ponto de que a grandiosidade continuada da banda seja sempre esperada. "Vertikal", porém, arranha e vibra com nova vida e apresenta uma progressão notável das texturas, da luz ao ambiente etéreo em momentos de crescendos esmagadores.

"Vertikal" é um álbum desafiante e extraordinário, completo e doloroso. Como uma grande cidade que é também uma máquina, há momentos de grande beleza, maravilha técnica e um profundo poço escancarado de custos e perdas. CULT OF LUNA criou uma máquina de maravilha musical.


9. DEAFHEAVEN - "Sunbather"

O DEAFHEAVEN é um dos novos expoentes do Black Metal, sendo pioneiro de um caminho longe do marasmo do gênero. "Sunbather", o sucessor do incandescente álbum "Roads to Judah" de 2011, leva o black metal a lugarez inimagináveis. As brasas de seu som abrasivo são mineradas das cavernas escuras do turbilhão do shoegaze, EMPEROR e ALCEST. Através do desespero esfumaçado, as guitarras exuberantes e cheiras de paixão e os vocais do metal extremo gritam nas fornalhas da melodia e da insanidade.

A emoção do "Sunbather" é como uma chuva de lâminas de barbear. George Clarke canta como se cada uma das lâmicas deslizasse sobre feridas infectadas de suas almas. O DEAFHEAVEN habilmente alterna entre uma tempestade de guitarras revoltosas e trechos de vozes angustiantes.


10. CLUTCH - "Earth Rocker"

Nos últimos lançamentos, o CLUTCH pegou a estrada empoeirada ao Delta e se uniu às suas origens do Blues e do Rock. Mas enquanto o Blues estava enraizado em cada caixa de música assim como os vocais característicos de Fallon, o "Earth Rocker" tem mais em comum com o imparável deslizamento de terra do rock and roll que era parte do "Blast Tyrant" de 2004. E como neste disco, há uma chama perfeita que ilumina cada um dos poderosos músicos do CLUTCH e por causa do surto de energia, o ritmo geral de "Earth Rocker" é elétrico.

Definitivamente deve haver alta octanagem nas águas de Maryland, como há claramente algo mais do que pura furia do rock alimentando estes cães da estrada no estágio de suas vidas. Vamos ser gratos por o que quer que seja que esteja levando esta banda para frente, porque é certo que fez do "Earth Rocker" dar um coice mais forte do que uma mula com esteroides e, consequentemente, fez do CLUTCH a melhor banda de rock and roll por estas bandas.

Outros álbuns citados por Chad Bowar, em ordem:

11. BLACK SABBATH - "13"
12. WINDHAND - "Soma"
13. IN SOLITUDE - "Sister"
14. NAILS - "Abandon All Life"
15. ORANSSI PAZUZU - "Velonielu"
16. IMMOLATION - "Kingdom Of Conspiracy"
17. NOISEM - "Agony Defined"
18. SKELETONWITCH - "Serpents Unleashed"
19. JUCIFER - "There Is No Land Beyond The Volga"
20. THE DILLINGER ESCAPE PLAN - "One Of Us Is The Killer"


Os melhores do Rock e Metal em 2013

NoiseCreep: Os 10 melhores vídeos de 2013NoiseCreep
Os 10 melhores vídeos de 2013

Mojo Magazine: os 50 melhores álbuns de 2013Mojo Magazine
Os 50 melhores álbuns de 2013

Melhores álbuns de 2013: as escolhas da Decibel MagazineMelhores álbuns de 2013
As escolhas da Decibel Magazine

Revolver: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaRevolver
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Ultimate Classic Rock: os 10 melhores álbuns de 2013Ultimate Classic Rock
Os 10 melhores álbuns de 2013

Loudwire: as dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Metal de 2013 na escolha do site

Loudwire: as dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do siteLoudwire
As dez melhores faixas Rock de 2013 na escolha do site

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores vídeos de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores vídeos de Metal de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Rock de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Rock de 2013

Loudwire: os 10 melhores álbuns de Metal de 2013Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Metal de 2013

Classic Rock: os melhores álbuns de 2013 segundo a revistaClassic Rock
Os melhores álbuns de 2013 segundo a revista

Noisecreep: os melhores lançamentos em vinil de 2013

Ultimate Classic Rock: as dez melhores músicas de 2013Ultimate Classic Rock
As dez melhores músicas de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de Petrucci e RudessMelhores de 2013
As escolhas de Petrucci e Rudess

Stereogum: os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o siteStereogum
Os 50 melhores álbuns de metal de 2013 segundo o site

QoTSA: os dez melhores álbuns de 2013 na visão da bandaQoTSA
Os dez melhores álbuns de 2013 na visão da banda

Melhores de 2013: as escolhas de James LaBrie, do Dream TheaterMelhores de 2013
As escolhas de James LaBrie, do Dream Theater

Álbuns de Metal: LaWeekly elege os 10 melhores de 2013Álbuns de Metal
LaWeekly elege os 10 melhores de 2013

Melhores de 2013: as escolhas de alguns músicos brasileirosMelhores de 2013
As escolhas de alguns músicos brasileiros

Capas: NoCleanSinging elege as mais bonitas do Metal em 2013

Revolver: os 10 melhores vídeos de 2013 segundo a revista

Loudwire: músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013Loudwire
Músicos de Rock e Metal listam o melhor de 2013

Melhores de 2013: as escolhas do redator Pedro Zambarda de Araújo

Ideologia Rock: os melhores discos de 2013

Melhores de 2013: as escolhas dos membros do MegadethMelhores de 2013
As escolhas dos membros do Megadeth

Melhores de 2013: as mil e uma escolhas de Durr CamposMelhores de 2013
As mil e uma escolhas de Durr Campos

Melhores de 2013: discos e retrospectiva de Daniel TavaresMelhores de 2013
Discos e retrospectiva de Daniel Tavares

Melhores de 2013: as escolhas do redator Junior FrascáMelhores de 2013
As escolhas do redator Junior Frascá

Melhores de 2013: As escolhas do colaborador Ronaldo CelotoMelhores de 2013
As escolhas do colaborador Ronaldo Celoto

Melhores de 2013: as escolhas do redator Samuel CoutinhoMelhores de 2013
As escolhas do redator Samuel Coutinho

Melhores de 2013: as escolhas de Leandro FernandesMelhores de 2013
As escolhas de Leandro Fernandes

Melhores de 2013: as escolhas do redator Thiago CardimMelhores de 2013
As escolhas do redator Thiago Cardim

Mike Portnoy: os melhores álbuns, filmes e séries de 2013Mike Portnoy
Os melhores álbuns, filmes e séries de 2013

Melhores de 2013: As escolhas de Fernando PorteladaMelhores de 2013
As escolhas de Fernando Portelada

Destaques do Ano: a lista do colaborador Nacho BelgrandeDestaques do Ano
A lista do colaborador Nacho Belgrande

Old School: Melhores lançamentos de 2013Old School
Melhores lançamentos de 2013

Melhores de 2013: a lista de João Paulo Linhares GonçalvesMelhores de 2013
A lista de João Paulo Linhares Gonçalves

Whiplash.Net: recorde de acessos e notas mais lidas em 2013Whiplash.Net
Recorde de acessos e notas mais lidas em 2013

Melhores de 2013: a lista de Carlos Henrique Schmidt

Melhores de 2013: as escolhas de Marcus Siepen, do Blind GuardianMelhores de 2013
As escolhas de Marcus Siepen, do Blind Guardian

Melhores de 2013: as escolhas de Igor MirandaMelhores de 2013
As escolhas de Igor Miranda

Examiner: os top 10 do Thrash Metal em 2013Examiner
Os top 10 do Thrash Metal em 2013

Arte Metal: lista dos melhores de 2013 segundo Vitor FranceschiniArte Metal
Lista dos melhores de 2013 segundo Vitor Franceschini

Revolver Magazine: Revista elege os melhores de 2013

Brutalidade: os melhores de 2013 do blog Som ExtremoBrutalidade
Os melhores de 2013 do blog Som Extremo

Melhores de 2013: as escolhas do redator Diego CamaraMelhores de 2013
As escolhas do redator Diego Camara

Melhores de 2013: as escolhas de Petrozza, Enslaved, TankardMelhores de 2013
As escolhas de Petrozza, Enslaved, Tankard

Melhores de 2013: Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.WasteMelhores de 2013
Epica, Wintersun, All Shall Perish e M.Waste

Melhores de 2013: escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JBMelhores de 2013
Escolhas de Andreas, Helmuth, Tom Philips e JB

Melhores de 2013: as escolhas do redator Otávio Augusto JulianoMelhores de 2013
As escolhas do redator Otávio Augusto Juliano

Melhores de 2013: Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e SoilworkMelhores de 2013
Scott Ian, Skinny Disco, Threshold e Soilwork

Megadeth: banda escolhe os melhores de 2013Megadeth
Banda escolhe os melhores de 2013

Metal On Metal: Black Sabbath dominou enquete de fim de anoMetal On Metal
Black Sabbath dominou enquete de fim de ano

African Metal: lista inusitada para melhores discos de 2013

Melhores de 2013: Conheça os ganhadores do Loudwire Music AwardsMelhores de 2013
Conheça os ganhadores do Loudwire Music Awards

Heavy Nation: Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013Heavy Nation
Julio Feriato lista os melhores nacionais de 2013

Todas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Os melhores do Rock e Metal em 2013"Todas as matérias sobre "Carcass"Todas as matérias sobre "Gorguts"Todas as matérias sobre "Inquisition"Todas as matérias sobre "Darkthrone"


HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Bateria: imagine se ele tocasse um equipamento mais decenteBateria
Imagine se ele tocasse um equipamento mais decente

Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estimaMotivação
10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima

Separados no nascimento: Bruce Dickinson e Leopoldo PachecoSeparados no nascimento
Bruce Dickinson e Leopoldo Pacheco

Avril Lavigne: Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greetAvril Lavigne
Aprenda com Rihanna como fazer um meet & greet

Helloween: Grapow contraria Kiske e diz que não foi convidadoHelloween
Grapow contraria Kiske e diz que não foi convidado

Arte: o criador de mais de sete mil logos de Black e DeathArte
O criador de mais de sete mil logos de Black e Death


Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.