Beatles: o que significa a referência aos Stones na capa do Sgt. Pepper's?
Por André Garcia
Postado em 05 de janeiro de 2022
Se Beatles é uma banda que dispensa apresentação, tampouco necessita dela seu oitavo álbum, o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Presença garantida nas primeiras colocações de qualquer lista de melhores álbuns de todos os tempos, sua influência na música contemporânea é tamanha que nem sequer pode ser medida.
Revolucionário por diversos motivos, o álbum entre outras coisas se destacou por trazer uma obra de arte em sua capa, algo incomum na época. Nela a banda, fantasiada, aparece rodeada por figuras da cultura pop, rompendo fronteiras entre pop art e psicodelia.
Entretanto, um olhar mais atento perceberá uma boneca no canto direito com a mensagem "Welcome the Rolling Stones". Afinal, qual é o significado dessa referência a seus colegas e rivais?
A sessão fotográfica foi feita no estúdio de Michael Cooper. Seu filho, Adam, então criança, estava presente com alguns de seus brinquedos. Um deles era a tal boneca de Shirley Temple, vestida com o famoso suéter, que o próprio Mick Jagger havia recebido de uma fã nos EUA.
O significado da sua presença na capa dizem ter sido uma homenagem. No entanto, dizem as más línguas que foi uma provocação dos Beatles aos Stones por os copiarem: já prevendo que copiariam, colocaram as boas-vindas para eles.
O álbum seguinte de Jagger e companhia, "Their Satanic Majesties Request", foi claramente influenciado por "Sgt. Pepper’s…". E em sua capa eles retribuíram a gentileza incluindo, discretamente, os rostos de Lennon, McCartney, Harrison e Starr.
FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/the-rolling-stones-on-the-cover-of-the-beatles-album-sgt-peppers/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps