Resenha - Life, Death, Legend - Jim Morrison
Por Eduardo Tavares
Postado em 24 de março de 2015
Você nunca mais entenderá Jim Morrison como antes. Esta é a constatação após ler as 512 páginas de Jim Morrison: Life, Death, Legend (Ebury Press 2005), do aclamado biógrafo e jornalista americano Stephen Davis. Davis também é autor de outro bestseller, Hammer of Gods, biografia discutida não autorizada do Led Zeppelin, lançada em 1985. Após ler o consagrado "No One Here Gets Out Alive" e outras publicações como "The Doors por The Doors" e "Os últimos dias de Jim Morrison", não paira qualquer dúvida de que a obra de Davis é a reconstrução mais realista e arrebatadora do místico e controverso vocalista do The Doors.
Com uma narrativa frenética e riqueza de depoimentos o livro não poupa ninguém nem tenta agradar os fãs que desenham Jim Morrison como um ídolo irretocável. Na verdade a obra faz saciar a curiosidade daqueles que realmente querem mergulhar na vida brutal e conturbada do Lizard King. Insinuações sobre breves relações homossexuais, como episódios de chantagem de garotos de programa de Los Angeles que ameaçavam revelar ao público suas aventuras com Morrison, a dependência emocional que o vocalista tinha da infiel Pamela Courson e episódios que refletiam o comportamento insano e até cruel de Morrison são contados sem meias palavras no livro. A misteriosa morte em Paris no ano de 1971 também é revirada sem firulas.
Jim Morrison: Life, Death, Legend ainda não foi traduzido para o português. Acredito que as editoras procuram se esquivar das publicações polêmicas que metem o dedo na ferida, principalmente quando o assunto é a vida de um personagem notório que ainda é idolatrada por gerações há mais de quatro décadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão


O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"


