30 Anos da Besta - Paul Stenning

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Daniel Miola de Amorim
Enviar correções  |  Comentários  | 


Decepcionado. Foi assim que me senti ao acabar de ler a biografia não-autorizada daquela que foi uma das minhas bandas favoritas. Se, assim como eu, você achou um pouco exagerada a (ótima) crítica publicada aqui mesmo no Whiplash!, em 02/01/2011, de autoria de Paulo Finatto Jr – que deve ser (re)lida -, e mesmo assim teimou em comprar o livro, se deu mal.
1717 acessosIron Maiden: Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor5000 acessosAskmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana

É louvável a iniciativa da Beast Books em se especializar em biografias de bandas, talvez seja até a única neste seguimento específico no Brasil, que se mostra carente deste tipo de publicações. E para quem gosta de música e literatura, nada melhor do que reunir as duas. Mas o livro, de autoria de Paul Stenning, que é escritor especializado na área de rock e metal, além do fraco conteúdo e uma narrativa que não envolve o leitor - às vezes um pouco confusa -, não tem uma boa qualidade editorial.

Consultando no site da Amazon (consulta realizada em 09/07/2011), o livro original em inglês apresenta 320 páginas, enquanto que o nacional tem 222. A Beast Books formatou o texto de forma a deixá-lo espremido e, assim, reduzir o número de páginas, talvez pensando em economizar na publicação. A capa/contracapa não têm nem aquela tradicional e básica “orelha”, utilizada para marcar a página. Não sei se o lançamento em inglês também não apresenta imagens, mas na publicação brasileira não há uma única imagem da banda, nem mesmo das capas dos álbuns/singles. E toda esta economia – que inclusive se reflete nos erros de tradução e português já apontados pelo Paulo Finatto Jr - não se traduz em um preço acessível ao público, que chegou a pagar até R$ 70,00 pelo livro (eu tive a “sorte” de pagar um preço promocional de R$ 56,00).

O autor aborda temas secundários e até terciários em relação à história do Iron Maiden. Tem um capítulo inteiro dedicado ao Samson e uma entrevista com ex-membros do Wolfsbane, mas, no entanto, dá apenas uma pequena pincelada na passagem de Blaze pela banda, além de uma reflexão do autor sobre se o grunge foi ou não responsável pela queda de popularidade do heavy metal na década de 90. Muitas vezes tive a impressão que o autor estava fazendo apenas uma crítica aprofundada dos álbuns, intercalando com citações de algum membro, deixando a parte histórica em segundo plano.

O texto na contracapa diz coisas como “...é o livro que os fãs do Maiden estavam esperando...”; “...os fãs poderão se deleitar com esta visão rara de seus heróis...”; “...revelações extras com um nível de pesquisa inédito”. Mas infelizmente nada disso é encontrado em seu conteúdo. Lógico que a biografia também tem seus pontos positivos, mas nada que faça valer a pena sua aquisição.

Adquiri “30 Anos da Besta” embalado pelas leituras das biografias do AC/DC (A História da Banda AC/DC – Let There Be Rock, Companhia Editora Nacional, 2009) – que li com muito prazer - e de Ozzy Osbourne (Eu Sou Ozzy, Benvirá/Saraiva, 2010) – que adorei -, o que aumentou minha expectativa/ decepção pela biografia não-autorizada do Iron Maiden. Agora é aguardar para ver se alguma editora resolve lançar por aqui a biografia oficial ou algum material biográfico que faça jus ao nome da banda.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

1717 acessosIron Maiden: Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor1327 acessosIron Maiden: Book Of Souls Tour chega ao fim ainda sem "Hallowed..."528 acessosIron Maiden: Quadrinhos e action figures na Comic-Con de San Diego859 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1278 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Banda nunca quis virar mais um Motley Crue

Auto-elogioAuto-elogio
20 bandas que deram o seu nome a músicas

Baladas do MetalBaladas do Metal
Blog elege as mais bonitas de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Livros0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

NirvanaNirvana
Site elege as dez melhores músicas do grupo

ExemplosExemplos
10 músicos famosos com deficiências ou problemas de saúde

Foo FightersFoo Fighters
Pelo Twitter, banda responde ao vídeo viral

5000 acessosJoe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?5000 acessosNotas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal5000 acessosMustaine: "Aos 15 entrei na magia e conheci o lado negro!"5000 acessosGuns N' Roses: vídeos da passagem de som no Rock in Rio 19915000 acessosO passado quase desconhecido de alguns rockstars5000 acessosMetallica: Lars Ulrich explica porque não tem tatuagem

Sobre Daniel Miola de Amorim

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online