30 Anos da Besta - Paul Stenning
Por Daniel Miola de Amorim
Postado em 15 de julho de 2011
Decepcionado. Foi assim que me senti ao acabar de ler a biografia não-autorizada daquela que foi uma das minhas bandas favoritas. Se, assim como eu, você achou um pouco exagerada a (ótima) crítica publicada aqui mesmo no Whiplash!, em 02/01/2011, de autoria de Paulo Finatto Jr – que deve ser (re)lida -, e mesmo assim teimou em comprar o livro, se deu mal.
É louvável a iniciativa da Beast Books em se especializar em biografias de bandas, talvez seja até a única neste seguimento específico no Brasil, que se mostra carente deste tipo de publicações. E para quem gosta de música e literatura, nada melhor do que reunir as duas. Mas o livro, de autoria de Paul Stenning, que é escritor especializado na área de rock e metal, além do fraco conteúdo e uma narrativa que não envolve o leitor - às vezes um pouco confusa -, não tem uma boa qualidade editorial.
Consultando no site da Amazon (consulta realizada em 09/07/2011), o livro original em inglês apresenta 320 páginas, enquanto que o nacional tem 222. A Beast Books formatou o texto de forma a deixá-lo espremido e, assim, reduzir o número de páginas, talvez pensando em economizar na publicação. A capa/contracapa não têm nem aquela tradicional e básica "orelha", utilizada para marcar a página. Não sei se o lançamento em inglês também não apresenta imagens, mas na publicação brasileira não há uma única imagem da banda, nem mesmo das capas dos álbuns/singles. E toda esta economia – que inclusive se reflete nos erros de tradução e português já apontados pelo Paulo Finatto Jr - não se traduz em um preço acessível ao público, que chegou a pagar até R$ 70,00 pelo livro (eu tive a "sorte" de pagar um preço promocional de R$ 56,00).
O autor aborda temas secundários e até terciários em relação à história do Iron Maiden. Tem um capítulo inteiro dedicado ao Samson e uma entrevista com ex-membros do Wolfsbane, mas, no entanto, dá apenas uma pequena pincelada na passagem de Blaze pela banda, além de uma reflexão do autor sobre se o grunge foi ou não responsável pela queda de popularidade do heavy metal na década de 90. Muitas vezes tive a impressão que o autor estava fazendo apenas uma crítica aprofundada dos álbuns, intercalando com citações de algum membro, deixando a parte histórica em segundo plano.
O texto na contracapa diz coisas como "...é o livro que os fãs do Maiden estavam esperando..."; "...os fãs poderão se deleitar com esta visão rara de seus heróis..."; "...revelações extras com um nível de pesquisa inédito". Mas infelizmente nada disso é encontrado em seu conteúdo. Lógico que a biografia também tem seus pontos positivos, mas nada que faça valer a pena sua aquisição.
Adquiri "30 Anos da Besta" embalado pelas leituras das biografias do AC/DC (A História da Banda AC/DC – Let There Be Rock, Companhia Editora Nacional, 2009) – que li com muito prazer - e de Ozzy Osbourne (Eu Sou Ozzy, Benvirá/Saraiva, 2010) – que adorei -, o que aumentou minha expectativa/ decepção pela biografia não-autorizada do Iron Maiden. Agora é aguardar para ver se alguma editora resolve lançar por aqui a biografia oficial ou algum material biográfico que faça jus ao nome da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
O disco gravado por Max Cavalera que o Papa e todos os presidentes deveriam ouvir
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Paradise Lost ainda se considera gothic metal? Vocalista Nick Holmes responde
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
O músico que Paul McCartney nunca quis nos Beatles: "Um pedido bastante simples"
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
A banda que meteu o pau no Pink Floyd e depois fez a mesma coisa
Rob Halford: 11 coisas que você não sabia sobre ele
O curioso vídeo que mostra o Nirvana tocando Led Zeppelin antes do Dave Grohl entrar
Porque Robert Plant recusou o convite de Iommi para o último show do Black Sabbath



10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Blaze Bayley sobre o documentário: "Não era um filme do Iron Maiden feito por eles"
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 10 momentos "mais prog" da carreira do Iron Maiden segundo a Classic Rock
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



