30 Anos da Besta - Paul Stenning
Por Daniel Miola de Amorim
Postado em 15 de julho de 2011
Decepcionado. Foi assim que me senti ao acabar de ler a biografia não-autorizada daquela que foi uma das minhas bandas favoritas. Se, assim como eu, você achou um pouco exagerada a (ótima) crítica publicada aqui mesmo no Whiplash!, em 02/01/2011, de autoria de Paulo Finatto Jr – que deve ser (re)lida -, e mesmo assim teimou em comprar o livro, se deu mal.
É louvável a iniciativa da Beast Books em se especializar em biografias de bandas, talvez seja até a única neste seguimento específico no Brasil, que se mostra carente deste tipo de publicações. E para quem gosta de música e literatura, nada melhor do que reunir as duas. Mas o livro, de autoria de Paul Stenning, que é escritor especializado na área de rock e metal, além do fraco conteúdo e uma narrativa que não envolve o leitor - às vezes um pouco confusa -, não tem uma boa qualidade editorial.
Consultando no site da Amazon (consulta realizada em 09/07/2011), o livro original em inglês apresenta 320 páginas, enquanto que o nacional tem 222. A Beast Books formatou o texto de forma a deixá-lo espremido e, assim, reduzir o número de páginas, talvez pensando em economizar na publicação. A capa/contracapa não têm nem aquela tradicional e básica "orelha", utilizada para marcar a página. Não sei se o lançamento em inglês também não apresenta imagens, mas na publicação brasileira não há uma única imagem da banda, nem mesmo das capas dos álbuns/singles. E toda esta economia – que inclusive se reflete nos erros de tradução e português já apontados pelo Paulo Finatto Jr - não se traduz em um preço acessível ao público, que chegou a pagar até R$ 70,00 pelo livro (eu tive a "sorte" de pagar um preço promocional de R$ 56,00).
O autor aborda temas secundários e até terciários em relação à história do Iron Maiden. Tem um capítulo inteiro dedicado ao Samson e uma entrevista com ex-membros do Wolfsbane, mas, no entanto, dá apenas uma pequena pincelada na passagem de Blaze pela banda, além de uma reflexão do autor sobre se o grunge foi ou não responsável pela queda de popularidade do heavy metal na década de 90. Muitas vezes tive a impressão que o autor estava fazendo apenas uma crítica aprofundada dos álbuns, intercalando com citações de algum membro, deixando a parte histórica em segundo plano.
O texto na contracapa diz coisas como "...é o livro que os fãs do Maiden estavam esperando..."; "...os fãs poderão se deleitar com esta visão rara de seus heróis..."; "...revelações extras com um nível de pesquisa inédito". Mas infelizmente nada disso é encontrado em seu conteúdo. Lógico que a biografia também tem seus pontos positivos, mas nada que faça valer a pena sua aquisição.
Adquiri "30 Anos da Besta" embalado pelas leituras das biografias do AC/DC (A História da Banda AC/DC – Let There Be Rock, Companhia Editora Nacional, 2009) – que li com muito prazer - e de Ozzy Osbourne (Eu Sou Ozzy, Benvirá/Saraiva, 2010) – que adorei -, o que aumentou minha expectativa/ decepção pela biografia não-autorizada do Iron Maiden. Agora é aguardar para ver se alguma editora resolve lançar por aqui a biografia oficial ou algum material biográfico que faça jus ao nome da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Como surgiu o nome "Engenheiros do Hawaii", segundo Humberto Gessinger
O hit da Legião Urbana que ensina ingredientes para cozinhar o bolo da maldade humana
Hall Of Fame: 500 Músicas Que Marcaram o Rock and Roll


Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Steve Harris não sabia o que esperar quando Bruce Dickinson e Adrian Smith voltaram ao Iron Maiden
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Para Steve Harris, Iron Maiden nunca fez o disco perfeito
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne



