Forka: todo o peso do Metal nacional
Por Vicente Reckziegel
Fonte: Witheverytearadream
Postado em 26 de junho de 2013
Consolidando seu nome na "nova" geração das bandas nacionais, a paulistana Forka acabou de lançar seu terceiro disco "Black Ocean", um verdadeiro petardo, com um peso absurdo durante toda sua duração. E para falar um pouco mais sobre o novo disco e a carreira da banda, conversei com o guitarrista Samuel Dias, confiram e prestigiem mais uma grande banda de nossa cena nacional.
Vicente - Inicialmente, qual a avaliação que você faz destes dez anos de trajetória da banda? Como foi o inicio de tudo?
Samuel - Bem, tocar música pesada no Brasil não é fácil. Mas se formos colocar na balança todo nosso trabalho durante todos esses anos, tivemos muito mais conquistas positivas pra continuar até hoje.
Vicente - A banda acabou de lançar seu terceiro disco "Black Ocean". Como rolou a gravação do mesmo?
Samuel - Rolou nos Sputinik Studios em Sampa mesmo, vimos alguns trabalhos do Michel e resolvemos gravar com ele. O resultado ficou acima do que esperávamos. Porrada!!
Vicente - E o retorno do pessoal, mesmo sendo ainda recente para tecer uma opinião mais definitiva, como tem sido?
Samuel - Por enquanto ótimas criticas, boas resenhas e abrindo portas que, até então, não tínhamos anteriormente.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Vicente - O disco começa com a instrumental Luna, uma faixa acústica que vai na contramão do peso do restante do material. Ela foi composta já pensando nesse contraponto?
Samuel - Eu a compus em dez minutos, mostrei pro restante da banda e gravei ela no estúdio...O Michel acabou dando umas ideias extras, gostamos tanto dela que entrou no disco como primeira faixa. (risos)
Vicente - Logo em seguida surge a ótima "Black Ocean", que transborda um peso absurdo, que segue durante todo o restante do álbum. O Forka investe justamente no peso e nos riffs, praticamente inexistindo solos nas músicas. O disco foi concebido com essa mentalidade, de priorizar o peso acima de tudo?
Samuel - Normalmente vamos compondo as músicas sem se preocupar como o disco vai soar finalizado. O certo que a cada disco nosso vamos mudando alguns detalhes, outras sonoridades que acabam diferenciando cada trabalho nosso e gostamos disso... Cada álbum ser diferente um do outro, mas mesmo assim ter uma identidade do Forka.
Vicente - Claro que a principio, a faixa-título é a que chama mais atenção, mas confesso que a música que mais curti em "Black Ocean" foi Nation of Ashes. E quais seriam as músicas que indicariam para aqueles que ainda não conhecem o som da banda?
Samuel - Somos suspeitos de opinar (risos). Bem, creio que a faixa-título Black Ocean resume em partes o trabalho todo... Mas Nation Of Ashes, White Mask e Evil Love são as que recomendaria pro público ouvir.
Vicente - Já a música "Empire Surrender" virou o videoclipe do álbum. Como foi a gravação do mesmo?
Samuel - Foi trabalhoso, mas recompensador. Gravamos num prédio abandonado cheio de drogados, mas com uma vista privilegiada. Gravamos tudo em 4 horas e lançamos em fevereiro. Conseguimos a melhor fotografia nesse clipe em relação aos outros vídeos. Ficou coisa fina!
Vicente - Na sua opinião, qual a principal diferença de "Black Ocean" para "Enough" e "Feel your Suicide"?
Samuel - O Feel Your Suicide é um álbum cru por ser o nosso primeiro trabalho, já o Enough a produção executiva é bem melhor do que o anterior e o Black Ocean pra mim é o melhor musicalmente dos três discos. O tempo vai passando e vamos aprendendo a chegar a resultados que soem de uma forma que gostamos tanto como produção como musicalmente pra uma banda.
Vicente - E quais são os principais objetivos daqui para frente? Como está a agenda de shows?
Samuel - Gostamos de tocar, a partir disso as coisas vão acontecendo. O disco é recente e leva um tempo pra todos terem um conhecimento que temos um disco novo na praça, mas esta rolando legal... Shows, resenhas, entrevistas e etc. Temos outros projetos e pretendemos colocá-los em pratica em breve.
Vicente - Quais são as suas maiores influências?
Samuel - Gosto de muitas coisas. Tenho uns lado B também que eu curto, mas pra tocar guitarra com certeza é música extrema, Metal!
Vicente - Em poucas palavras, o que pensa sobre as seguintes bandas:
Pantera: Marcou uma geração inteira e até hoje é influência para muitas bandas atuais.
Ratos do Porão: Sou fã da música deles e também pela historia dos caras, já dividimos o palco com eles e é sempre um prazer!
Lamb ofGod: Essa banda foi adotada pelos órfãos do Pantera e ultimamente esta acima da média das bandas americanas.
Brujeria: Tenho todos os discos...MATANDO GÜEROS!! (risos)
Korzus: Melhor banda brasileira de Thrash Metal dos anos 80 existente até hoje!
Vicente - Uma mensagem para os fãs e amigos que curtem o trabalho da banda Forka e para aqueles que gostariam de conhecer melhor seu som e apostam na música nacional.
Samuel - Obrigado pelo espaço, suporte e o trabalho que vocês fazem. Parabéns e viva o Metal Nacional!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
4 bandas nacionais de rock e metal dos anos 1980 que tinham tudo para explodir
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
O significado de "Não diga que a canção está perdida" em "Tente Outra Vez", de Raul Seixas
Nightwish: Tuomas Holopainen conta o que pensou ao demitir Tarja Turunen da banda
Lista: álbuns de metal extremo sem uma única música fraca


Lemmy: "quando surge uma tentação, eu cedo imediatamente"
Eddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"
