Rush: Alex Lifeson revela a chave do sucesso
Por Nathália Plá
Fonte: blabbermouth.net
Postado em 23 de junho de 2012
O Classic Rock Revisited entrevistou o guitarrista Alex Lifeson do RUSH. Seguem alguns trechos da conversa.
Falando sobre o fato do "Clockwork Angels" ter marcado o retorno do RUSH ao álbum conceitual:
Lifeson: "Fizemos um número de peças estritamente conceituais, mas há um bom tempo decidimos que iriamos passar desse formato. Saímos dessa no fim dos anos 70. Ao mesmo tempo, todos nossos discos são temáticos e espontaneamente interligados; às vezes de uma forma mais ampla e às vezes de uma forma mais estreita. O Nick [Raskulinecz, produtor] estava realmente instigando algo assim; não especificamente algo conceitual, mas uma história".
Falando sobre o processo de composição e gravação do "Clockwork Angels":
Lifeson: "Estendemos esse álbum por alguns anos e acabou sendo uma forma bem agradável de trabalhar. Isso nos deu um pouco de espaço para respirar, pois compusemos em grupos de canções. Acho que sempre ajuda ter um pouco de variedade. Quando você vai pro estúdio e grava tudo junto, isso traz uma consistência. Acho que nós de fato alcançamos uma dinâmica interessante. Temos muitas músicas que são diferentes uma das outras. Acho que muitas músicas são bem cinematográficas e parte da história. A primeira leva que fizemos consistiu em cinco músicas que compusemos há vários anos atrás. Quando penso nas músicas no álbum, penso delas dentro dos pequenos grupos em que as compusemos".
Em que o RUSH de 2012 é diferente da banda que foi em 1976:
Lifeson: "A juventude é uma coisa muito volátil. Quando eramos mais jovens pensávamos de forma diferente quanto à nossa composição e forma de tocar. Estabelecíamos para nós um padrão bem elevado e trabalhávamos muito rapidamente. Nós, geralmente, tínhamos muito pouco tempo para trabalhar em nossos discos porque fazíamos muita turnê. Tudo que acabávamos fazendo tinha essa grande energia. Hoje sentimos uma confiança bem descontraída em nossa música e composições e também em nossa forma de tocar. Nós absolutamente nos respeitamos e confiamos uns nos outros, mais do que nunca. Acho que é um aspecto muito importante a forma como trabalhamos e como criamos nossos discos. Você tem de ser capaz de confiar no outro e não achar que a sua idéia é a mais valiosa. Todos tentamos fazer o melhor trabalho que podemos enquanto banda. Não há um indivíduo mais importante que o conjunto. Aprendemos ao longo de quarenta anos que essa é a chave do nosso sucesso e nossa integridade".
Leia a entrevista na íntegra no Classic Rock Revisited:
http://www.classicrockrevisited.com/interviewalexlifeson2012.htm
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional
Por que Renato Russo não deixava ninguém sorrir no palco, segundo Carlos Trilha
A música antiga do Iron Maiden que Bruce Dickinson considera uma merda


A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



