Mike Portnoy: "É impossível agradar todo mundo!"
Por Karina Detrigiachi
Fonte: PyroMusic
Postado em 20 de setembro de 2009
Mike Portnoy, baterista do DREAM THEATER, falou durante uma entrevista para a PyroMusic sobre o fato da sonoridade da banda estar cada vez mais pesada.
Pra mim, o novo álbum possui um equilíbrio entre elementos progressivos, metal e alguns dos melhores refrãos que você já escreveu. Acho que a última vez que você se fixou em um equilíbrio foi em "Train Of Thought". Era esse o objetivo deste álbum?
Portnoy: "Para ser completamente honesto, sem frescura, este é nosso objetivo com todos os álbuns. Acho que às vezes é mais fácil para algumas pessoas do que para outras, sabe? Você mencionou ‘Train of Thought’ — eu amei o ‘Train Of Thought’ e acho que nós definitivamente firmamos esse álbum. Mas há pessoas que não gostam desse álbum porque é muito pesado ou seja lá o que for. Depois há pessoas que amam o ‘Octavarium’ e outras pessoas que dizem que ele não é pesado o bastante. É impossível agradar a todos.
Dream Theater - Mais Novidades
O que eu quero dizer é, se você fizer uma enquete com cem fãs do DREAM THEATER, você receberá respostas diferentes de cada um deles. Então, de verdade, é nosso objetivo cada vez e, toda vez que fazemos um álbum, conseguir um equilíbrio das três coisas que você mencionou — o progressivo, o metal e o melódico. Toda vez tentamos ter estes três elementos da forma mais forte possível.
Devido a isso, quando um álbum recebe críticas negativas ou os fãs criticam, isso não te incomoda simplesmente porque eles são susceptíveis a amar o próximo álbum?
Portnoy: "Bem, isso nos incomoda, mas ao mesmo tempo sabemos que não podemos agradar a todos; é impossível.
Portanto, neste ponto da nossa carreira, simplesmente acabamos por fazer o que for preciso para agradar a nós mesmos em primeiro lugar e esperamos que os fãs aproveitem.

Eu sou provavelmente o músico mais orientado pelos fãs que você irá conhecer e eu presto muita atenção no que eles dizem. Eu dou o meu melhor para direcionar esta banda em um caminho agradável aos os fãs e tento dar aos fãs o que eles querem. Mas há tanta diversidade em nossa base de fãs que é impossível agradar a todos eles, entende? (risos) Porque alguns preferem de um jeito, outros preferem de outro, alguns gostam do material mais pesado, outros não o suportam.
Então ao final do dia, apenas fazemos o que temos de fazer, nos mantermos felizes e tentamos fazer os fãs felizes, mas sabemos que é impossível agradar a todos".
Você mencionou os elementos mais pesados e este aspecto no seu som fica definitivamente enfatizado em faixas como "A Nightmare To Remember" do novo álbum, que em certos momentos é quase um flerte com o black metal, bem como a utilização de seus vocais guturais. Isso é algo que o DREAM THEATER vai explorar nos álbum futuros?
Portnoy: "Bem, eu sou um grande fã deste tipo de material e eu sempre estive por dentro de materiais mais pesados e o mundo do metal é uma grande parte do meu mundo.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Então trata-se de algo que sempre fez parte do DREAM THEATER, mas acho que cresce cada vez mais com o tempo... O metal está ficando tão diversificado, podemos ouvir OPETH ou SLIPKNOT ou TRIVIUM e isso leva a música a vários lugares diferentes. Mas na verdade, pessoas que ouviram este álbum disseram: ‘Por que vocês estão ficando tão pesados?’ (risos) Porém nós sempre tivemos este lado mais pesado. O que eu quero dizer é, se você ouvir a primeira música do nosso primeiro álbum, ‘A Fortune In Lies’, ela poderia ter sido uma música thrash metal! É tudo rápido, bumbo duplo e guitarras robustas, ela simplesmente não teve uma grande produção. Então eu acho que uma vez que nossa produção se torna maior e melhor a cada álbum, isso se mostra mais evidente.

E assim como você mencionou, eu tenho inserido mais vocais ‘urrados’, simplesmente porque acho que às vezes se encaixa melhor que o vocais limpos do James [LaBrie]. Não toda vez, mas às vezes. Então, acho que isso está mais evidente, mas na verdade, este lado mais pesado sempre fez parte do DREAM THEATER".
Para ler a entrevista completa (em inglês) acesse este link.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Bloodbath e The Haunted se apresentarão no Brasil em setembro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A opinião de Diva Satanica, da Nervosa, sobre Tatiana Shmailyuk do Jinjer
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A música do Dream Theater que tem elementos de djent, segundo Mike Portnoy
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
John Petrucci tinha "pacto" de estudos com John Myung; "Praticar pelo menos 6 horas por dia"
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"

