Jon Schaffer: "o Iced Earth era um salário para Tim Owens"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leo Kreator, Fonte: Metal Exiles, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Jeffrey Easton da Metal Exiles recentemente conduziu uma entrevista com o líder do ICED EARTH Jon Schaffer, que falou, dentre outras coisas, sobre a situação de Tim Owens na banda.

Iced Earth: ao vivo Alive in Athens será relançado em vinilAstros mortos: como estariam alguns se ainda estivessem vivos?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Metal Exiles: Você mencionou a consistência com seus selos para poder lançar os álbuns direito. E sobre a consistência entre "Framing Armageddon" e "The Crucible of Man" com [o vocalista anterior] Tim "Ripper" Owens fazendo uma e [o vocalista atual] Matt Barlow fazendo outra?

Jon: "As coisas acontecem. Tim foi ótimo para se trabalhar no estúdio e do ponto de vista de se tocar ao vivo ele era ótimo como é um vocalista incrível mas ele não acreditava de verdade na banda. Era um trabalho para ele e o ICED EARTH não é assim. Os caras que estavam na banda antes de Matt acreditavam de verdade na banda e o público ficava louco pra caralho por causa deles e havia um bom sentimento no palco. Essa foi a coisa que estava faltando e se tornou evidente para mim que uma mudança tinha que ser feita. Uma mudança estava iminente de qualquer modo, mas aconteceu que Matt e eu nos falamos depois de terminar a turnê européia do 'Framing' e a primeira coisa de que falamos foi de fazer um projeto juntos".

"E a conversa continuou, por quê fazer um projeto paralelo quando nós podemos apenas tocar no ICED EARTH juntos?! Isso não foi algo que foi planejado e dentro de dois ou três dias a partir de nossa conversa uma decisão foi tomada. Eu não tinha dado atenção a isso por meses".

"Como compositor, isso não muda muito as coisas para mim. Eu sei que algumas pessoas terão problemas para entender isso mas para mim a voz é mais um instrumento e quando eu escrevo essas partes eu estou escrevendo para a música. Eu não escrevo para um determinado vocalista, o vocalista é quem deve ser capaz de cantar minhas músicas. Eu não fico me preocupando sobre o meu material e trabalhando com caras desse calibre eles vão conseguir cantar o que eu peço como compositor, senão eles não conseguiriam a posição".

Metal Exiles: Então o que faltava ao Tim era a paixão pela banda?

Jon: "Só do ponto de vista da performance ao vivo porque no estúdio nós fazíamos coisas ótimas. Ele estava mais interessado em fazer suas coisas solo, que é onde estava a sua cabeça e isso estava se tornando cada vez mais óbvio. Essa banda era um meio para ele alcançar seu objetivo".

Metal Exiles: O ICED EARTH era uma fonte de renda para ele?

Jon: "Completamente, e o ICED EARTH não tem a ver com isso. Desejo o melhor do mundo para o Tim, sou um grande fã da voz dele e eu adoro os álbuns que fizemos juntos. De uma certa maneira funciona porque 'Framing' é o precursor do nascimento de Set e 'Crucible' é Set e é mais em sua perspectiva, então de um certo modo 'Framing' está dizendo a profecia e 'Crucible' é Set." [nota do tradutor: Jon está se referindo ao deus Set da mitologia egípcia.]

Metal Exiles: Você teve esse problema com Tim Owens, mas sempre teve uma troca constante de vocalistas. Você acha que isso afetou o ICED EARTH de alguma forma ou tudo é a visão de Jon Schaffer?

Jon: "O ICED EARTH é um veículo para as minhas músicas, é isso que sempre foi. As pessoas seguem uma banda então elas tem essa fantasia sobre como uma banda funciona e como ela deve ser mas em 99% do tempo é tudo mentira porque elas não querem saber como é na realidade. Eu não comecei essa banda para ser um rock star egocêntrico, não ligo a mínima pra isso. Não ligo a mínima pra ser um 'guitar hero', esses não são meus objetivos. A guitarra é um meio para se escrever músicas e o ICED EARTH é um veículo para as minhas composições".

"Também foi uma série de dificuldades nos primeiros 13 anos com a Century Media. Era uma situação sob a qual a maioria das bandas teriam se separado. Essas são todas as coisas que as pessoas não sabem e sobre o que elas fazem julgamentos e isso não me importa. Qualquer um que já trabalhou comigo sabe que eu sou muito justo e leal mas eu também não suporto merda de ninguém. No final das contas não faz tanta diferença. Tem tudo a ver com empresários, gravadoras, agentes, editoras. Essas são as quatro coisas que tem a ver com o sucesso de uma banda. Não tem nada a ver com o João Ninguém na bateria, no baixo ou na guitarra, não importa. Se a máquina está lá, o produto está lá, que é o que sempre aconteceu e todo álbum do ICED EARTH vendeu bem não importa quem estivesse na banda. As pessoas da indústria sabem que o álbum vai vender bem de qualquer jeito. É uma dessas coisas que não importam para mim e não, não tem a ver só comigo, mas é tudo a ver com as minhas músicas".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Iced Earth"


Iced Earth: ao vivo Alive in Athens será relançado em vinil

Tim Ripper Owens: Caí fora da banda de Malmsteen sem falar nadaTim "Ripper" Owens
"Caí fora da banda de Malmsteen sem falar nada"

Iced Earth: Dar vida às músicas não é algo que gira em torno do vocalista!Iced Earth
"Dar vida às músicas não é algo que gira em torno do vocalista!"


Astros mortos: como estariam alguns se ainda estivessem vivos?Astros mortos
Como estariam alguns se ainda estivessem vivos?

Bayley, Wilson e Cherone: grandes erros na história de grandes bandasBayley, Wilson e Cherone
Grandes erros na história de grandes bandas


Sobre Leo Kreator

Leo é estudante de Processamento de Dados na FATEC-SP. Trabalha como programador e dedica uma parte de seu tempo livre tocando bateria na banda de thrash metal paulistana Lanasters (que está atualmente tentando voltar à ativa...). Gosta de ouvir música BOA, mas de preferência metal - dos sub-gêneros NWOBHM, thrash, death ou black.

Mais matérias de Leo Kreator no Whiplash.Net.

adGoo336