Jon Schaffer: "o Iced Earth era um salário para Tim Owens"
Por Leo Kreator
Fonte: Metal Exiles
Postado em 09 de dezembro de 2008
Jeffrey Easton da Metal Exiles recentemente conduziu uma entrevista com o líder do ICED EARTH Jon Schaffer, que falou, dentre outras coisas, sobre a situação de Tim Owens na banda.
Metal Exiles: Você mencionou a consistência com seus selos para poder lançar os álbuns direito. E sobre a consistência entre "Framing Armageddon" e "The Crucible of Man" com [o vocalista anterior] Tim "Ripper" Owens fazendo uma e [o vocalista atual] Matt Barlow fazendo outra?
Jon: "As coisas acontecem. Tim foi ótimo para se trabalhar no estúdio e do ponto de vista de se tocar ao vivo ele era ótimo como é um vocalista incrível mas ele não acreditava de verdade na banda. Era um trabalho para ele e o ICED EARTH não é assim. Os caras que estavam na banda antes de Matt acreditavam de verdade na banda e o público ficava louco pra caralho por causa deles e havia um bom sentimento no palco. Essa foi a coisa que estava faltando e se tornou evidente para mim que uma mudança tinha que ser feita. Uma mudança estava iminente de qualquer modo, mas aconteceu que Matt e eu nos falamos depois de terminar a turnê européia do 'Framing' e a primeira coisa de que falamos foi de fazer um projeto juntos".
"E a conversa continuou, por quê fazer um projeto paralelo quando nós podemos apenas tocar no ICED EARTH juntos?! Isso não foi algo que foi planejado e dentro de dois ou três dias a partir de nossa conversa uma decisão foi tomada. Eu não tinha dado atenção a isso por meses".
"Como compositor, isso não muda muito as coisas para mim. Eu sei que algumas pessoas terão problemas para entender isso mas para mim a voz é mais um instrumento e quando eu escrevo essas partes eu estou escrevendo para a música. Eu não escrevo para um determinado vocalista, o vocalista é quem deve ser capaz de cantar minhas músicas. Eu não fico me preocupando sobre o meu material e trabalhando com caras desse calibre eles vão conseguir cantar o que eu peço como compositor, senão eles não conseguiriam a posição".
Metal Exiles: Então o que faltava ao Tim era a paixão pela banda?
Jon: "Só do ponto de vista da performance ao vivo porque no estúdio nós fazíamos coisas ótimas. Ele estava mais interessado em fazer suas coisas solo, que é onde estava a sua cabeça e isso estava se tornando cada vez mais óbvio. Essa banda era um meio para ele alcançar seu objetivo".
Metal Exiles: O ICED EARTH era uma fonte de renda para ele?
Jon: "Completamente, e o ICED EARTH não tem a ver com isso. Desejo o melhor do mundo para o Tim, sou um grande fã da voz dele e eu adoro os álbuns que fizemos juntos. De uma certa maneira funciona porque 'Framing' é o precursor do nascimento de Set e 'Crucible' é Set e é mais em sua perspectiva, então de um certo modo 'Framing' está dizendo a profecia e 'Crucible' é Set." [nota do tradutor: Jon está se referindo ao deus Set da mitologia egípcia.]
Metal Exiles: Você teve esse problema com Tim Owens, mas sempre teve uma troca constante de vocalistas. Você acha que isso afetou o ICED EARTH de alguma forma ou tudo é a visão de Jon Schaffer?
Jon: "O ICED EARTH é um veículo para as minhas músicas, é isso que sempre foi. As pessoas seguem uma banda então elas tem essa fantasia sobre como uma banda funciona e como ela deve ser mas em 99% do tempo é tudo mentira porque elas não querem saber como é na realidade. Eu não comecei essa banda para ser um rock star egocêntrico, não ligo a mínima pra isso. Não ligo a mínima pra ser um 'guitar hero', esses não são meus objetivos. A guitarra é um meio para se escrever músicas e o ICED EARTH é um veículo para as minhas composições".
"Também foi uma série de dificuldades nos primeiros 13 anos com a Century Media. Era uma situação sob a qual a maioria das bandas teriam se separado. Essas são todas as coisas que as pessoas não sabem e sobre o que elas fazem julgamentos e isso não me importa. Qualquer um que já trabalhou comigo sabe que eu sou muito justo e leal mas eu também não suporto merda de ninguém. No final das contas não faz tanta diferença. Tem tudo a ver com empresários, gravadoras, agentes, editoras. Essas são as quatro coisas que tem a ver com o sucesso de uma banda. Não tem nada a ver com o João Ninguém na bateria, no baixo ou na guitarra, não importa. Se a máquina está lá, o produto está lá, que é o que sempre aconteceu e todo álbum do ICED EARTH vendeu bem não importa quem estivesse na banda. As pessoas da indústria sabem que o álbum vai vender bem de qualquer jeito. É uma dessas coisas que não importam para mim e não, não tem a ver só comigo, mas é tudo a ver com as minhas músicas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
Slash explica como a simples presença de Axl Rose muda tudo para ele
Nando Reis reflete sobre o grande amor de sua vida e diz que não quer voltar ao inferno
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil

Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro



