RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem


Stamp
Bangers Open Air

Toccata Magna: Uma das revelações do Brasil Metal Union 2005

Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 20 de setembro de 2005

Falar do atual cenário gaúcho de metal e não citar a banda Toccata Magna seria uma tremenda injustiça. A banda não só conquistou o seu espaço com shows contínuos e de boa aceitação por parte do público gaúcho, como também soube explorar a sua potencialidade em outros cantos do Brasil. E para dar um passo ainda mais além, no meio de 2005 o disco "Incognite Soul" foi lançado, via Megahard Records. Por trazer um som bem próprio, a mistura do heavy metal com a música andina, a banda vem se destacando a cada dia de uma forma diferente, fugindo da mesmice e da estagnação de um cenário já saturado. Conversamos com o guitarrista David Amato e com o baterista Ricardo Giordano, que não só nos esmiuçaram a história do grupo como também nos repassaram maiores detalhes sobre este já citado ‘debut’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – Para começar, ninguém deve saber, mas o quê significa o nome Toccata Magna?

Ricardo Giordano – A tradução seria "Música Maior". Isso é o que a música representa para nossas vidas, algo maior e transcendente, e também aonde queremos chegar com o nosso som. Vale ressaltar que Toccata Magna são duas palavras originárias do latim.

Whiplash! – O primeiro lançamento de vocês foi a demo "Forbidden Tears from an Incognite Soul". O quanto de espaço aquele CD demo abriu para a banda?

Ricardo Giordano – Aquela demo foi o passo inicial para a Toccata Magna, com ele conseguimos reviews, entrevistas, shows e também divulgamos o som via Internet para muitas pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – Antes mesmo de sair o primeiro CD, vocês já haviam feitos alguns shows, entre eles um em São Paulo...

Ricardo Giordano – Os shows serviram para integrar a formação atual da banda, que não contava com a Karina e ainda possuia o antigo baixista (Gabriel). Foi uma forma de testar a aceitação do público em relação aos elementos andinos, a sonoridade e a força da Toccata Magna ao vivo. Já o show de São Paulo, que você se refere, foi algo mais que especial, foi a maneira mais tranqüila de ir ao centro do metal nacional e ter contato com todo tipo de pessoas que o fazem, como revistas, gravadoras, produtores, etc.

Whiplash! – Falando em shows, ainda antes de sair o CD vocês abriram para o Shaaman no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Ricardo Giordano – Aberturas de show são uma forma de mostrar o seu som para um grande público, ambos foram importantes para ver a resposta do público ao som da Toccata Magna ao vivo, que foi muito positiva e rendeu ótimos frutos que permanecem até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – "Incognite Soul" está saindo pela Megahard Records. Como vocês chegaram até esta gravadora para efetivar o lançamento?

Ricardo Giordano – Tivemos um contato com a Megahard já na primeira viagem pra São Paulo. Com o lançamento do single ("Siren Song") que continha toda a história da banda em arquivos, filmagem do show de abertura para o Shaaman em Porto Alegre e demais conteúdos, tal material abriu portas para a banda, pois várias gravadoras se interessaram no nosso trabalho, então fechamos contrato com a Megahard.

Whiplash! – O trabalho da Toccata Magna se destaca pelas características bem próprias, que é a junção do heavy metal com a música andina. Que tipo de estudo vocês precisaram ter para a concepção das músicas?

David Amato – Desde o início da nossa formação buscávamos por algum elemento que não fizesse com que a banda soasse apenas como uma cópia de tantas outras já estabelecidas dentro do heavy metal. Queríamos adicionar algo, ao contrário de sugar a mesma fórmula de sempre. Com a entrada do nosso vocalista Ricardo Durán, que tem naturalidade chilena (nasceu na capital Santiago), a banda enriqueceu o conteúdo musical com as novas propostas sugeridas por ele. A partir daí começou a identidade da Toccata Magna, que é a mescla de heavy metal com música andina. Estudamos tanto a música andina quanto os aspectos de tal cultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – Outro feito curioso é que a banda explora a espiritualidade em suas letras sem ser necessariamente uma banda white metal...

David Amato – Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que nossa proposta de longe é semelhante ao white metal, que procura passar mensagens "cristãs" (nada contra o estilo, existem excelentes bandas do gênero). O correto seria abordar a temática do CD "Incognite Soul" em cima da espiritualidade. Usamos também a mitologia Inca para ilustrar diversas situações que tem ligação com os dias atuais. Portanto gira mais em torno da temática da obra em si, até porque com certeza nos próximos álbuns teremos outros conteúdos, pois cada um de nós pensa de diferentes maneiras, e é muito interessante expor todas as idéias. Mas em suma, o CD fala sobre o ser humano e sua busca pela espiritualidade, por indagações e anseios que todos nós passamos na vida de uma maneira simbólica. No final das contas, procuramos utilizar a música para deixar uma boa mensagem aos ouvintes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – "Incognite Soul", "Forbidden Tears", "Ashes of Heaven" e "Inner Oblations" têm uma cara mais metal. Do contrário, "Children of Sun" e "Siren Song", mais calcadas em melodias...

David Amato – "Incognite Soul" é a faixa que melhor reúne de certa forma as características da banda, por isso foi escolhida como título do CD; "Forbidden Tears" é uma música mais crua, onde os arranjos andinos se encaixam ao invés de fazer parte da mesma, é uma das faixas mais "power" do CD com belos trabalhos vocais; "Ashes of a Heaven" tem levadas e riffs bem marcantes e conta com uma passagem muito interessante com mescla de música brasileira e andina; "Inner Oblations" começa com uma atmosfera bem heavy metal, mas ao longo da música os instrumentos andinos vão ganhando vida até tomarem conta da faixa. É a música que mais explora os elementos andinos. Existe também uma história e significado para cada som.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – Em 2005 a Toccata Magna foi até São Paulo para se apresentar no BMU 2005. Como foi a receptividade de um público bem maior que a média dos shows que a banda fez em Porto Alegre, como aquele ao lado do Massacration?

David Amato – Tivemos a missão de abrir o festival e ainda contando com o fato de sermos uma banda do sul do país. Foi uma grande oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho não só para um grande número de pessoas, como o prestígio de participar do maior festival de bandas nacionais da atualidade. Após o show conversamos com dezenas de pessoas que elogiaram o trabalho da banda e de certa forma criamos um elo de amizade com muitas delas, sem falar nos contatos e o fato de termos compartilhado tal ambiente com tantas outras bandas excelentes. Apenas por tais fatores, o BMU já teria vaido a pena. Foi uma ótima experiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – Ainda falando em shows, a banda é atração confirmada no Live n’ Louder de Porto Alegre, festival que trará Scorpions, Nightwish, Rage, Testament, Shaaman e The 69 Eyes...

Ricardo Giordano – Não posso dizer que vai ser um show comum, pois vai ser a oportunidade de talvez tocar para nosso maior publico até agora. Só posso dizer que a Toccata Magna vai entrar com todas as forças para fazer quem sabe o melhor show da banda em Porto Alegre.

David Amato – Aproveitando o gancho, a participação do Live n’ Louder aconteceu em função do BMU, recebemos um convite para ser a primeira banda do festival e abrir o evento, fato que nos deixou extremamente contentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Whiplash! – Agora que a banda está trabalhando em cima da divulgação do CD, não estaria na hora de agendar uma turnê em todo o Brasil, e porque não, em algum lugar do exterior também?

David Amato – Estamos agendando shows conforme o possível, o ideal seria fazer uma grande turnê, mas temos que ser realistas, nós músicos sabemos das condições precárias que a maioria das casas de show apresentam, fora as falhas na produção e outros adventos, portanto não é simplesmente pegar os instrumentos e sair por aí tocando (seria bom se fosse verdade), mas faremos o máximo possível para divulgar nosso trabalho, tanto no Brasil como fora dele.

Whiplash! – Para finalizar, peço que deixem uma consideração final para os fãs e visitantes do site que acompanharam esta entrevista...

Ricardo Giordano – Muito obrigado ao pessoal que vem apoiando a banda, vocês que fazem o metal nacional. Visitem nossa home-page para conhecerem melhor o trabalho da Toccata Magna: www.toccatamagna.com.

[an error occurred while processing this directive]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.
Mais matérias de Paulo Finatto Jr..

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS