Em 24/09/1991: Nirvana lançava o clássico e inesquecível "Nevermind"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de setembro de 2021
No dia 24 de setembro de 1991, a banda norte-americana Nirvana lançava "Nevermind", seu segundo álbum de estúdio e um dos discos mais icônicos da história da música, que apresentou o grunge para o mundo.
Apesar de ser um trabalho de uma banda de rock, "Nevermind" é conhecido até por quem não sabe absolutamente nada de música pesada, muito por conta de sua capa, que traz um neném pelado dando um mergulho.
"Nevermind" é um disco que mistura altas doses de energia, raiva, ódio e melancolia. A explosiva mistura resultou em músicas que fazem muito sucesso até hoje, como "In Bloom", "Lithium", "Breed", "Polly", "Come As You Are" e "Smells Like Teen Spirit". Esta última, aliás, foi o primeiro contato que muitas pessoas tiveram com o rock, incluindo o redator Mateus Ribeiro, como você pode conferir a seguir.
Em 1992, eu tinha 6 anos de idade e estava na pré-escola, que não ficava muito longe da minha casa. Mesmo que a distância não fosse das maiores, eu ia para a escola, chamada Chapeuzinho Vermelho, de micro-ônibus (o único luxo que tive durante a minha infância). O motorista do veículo era o Tio Sílvio, que parecia ser um cara legal, embora nosso contato se resumisse em "oi" e "tchau".
Um dia, enquanto ia para a escola, Tio Sílvio colocou uma fita para rolar no tape do mini-busão. Eu não fazia ideia do que estava tocando, mas a música que tocou foi a coisa mais pesada e revoltada que eu já tinha ouvido. Aquela música tocou várias vezes durante o ano e grudou na minha cabeça.
Pois bem, o tempo passou e ouvi aquela canção por acaso em algum programa da TV. Fiquei sabendo que a música era "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, um nome que eu via com frequência, mas não dava atenção (afinal de contas, com 6 anos, a música é uma das últimas preocupações na vida de um ser humano).
Comecei a dar mais atenção ao Nirvana e vi que aqueles caras eram muito mais que "a banda que o Tio Sílvio gostava". E percebi que "Nevermind" era um fenômeno mundial, que entrou na vida de todo mundo, até mesmo na de um rapaz que levava crianças para a escola. Aliás, até hoje, sempre que vejo o personagem Otto Mann (do desenho The Simpsons) levando a molecada para a escola, me lembro do Tio Sílvio, que indiretamente, me fez ter contato com o rock.
Trinta anos depois, "Nevermind" continua sendo um disco influente. Até hoje, foram poucos os lançamentos que causaram tanto impacto na cena da música pesada. Talvez (veja bem, TALVEZ) "Hybrid Theory" (Linkin Park) e "Toxicity" (System Of A Down) chegaram perto, mas "Nevermind" parece imbatível e inatingível.
Goste você ou não, trata-se de um dos maiores discos da história da música, que deixou sua marca e merece ser ouvido com muita atenção três décadas após seu lançamento. Aperte o play e viaje no tempo.
Álbum: "Nevermind"
Artista: Nirvana (EUA)
Data de lançamento: 24 de setembro de 1991
Faixas
"Smells Like Teen Spirit"
"In Bloom"
"Come As You Are"
"Breed"
"Lithium"
"Polly"
"Territorial Pissings"
"Drain You"
"Lounge Act"
"Stay Away"
"On A Plain"
"Something In The Way"
Formação
Kurt Cobain: guitarra/violão/vocais
Krist Novoselic: baixo
Dave Grohl: bateria/vocais de apoio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps