Em 30/08/1965: Bob Dylan lança o álbum Highway 61 Revisited
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Highway 61 Revisited é o sexto álbum de estúdio de Bob Dylan, lançado pela Columbia Records em agosto de 1965. Tendo até então gravado a maior parte de suas músicas como acústicas, Dylan usou músicos de rock como sua banda de apoio em todas as faixas do álbum, com exceção para a canção de encerramento do disco, a balada de 11 minutos "Desolation Row". Os críticos têm-se centrado sobre a forma inovadora na qual o músico dirige suas combinações, a base em blues com a sutileza da poesia para criar músicas que capturam o caos político e a cultural da América contemporânea. O autor Michael Gray argumentou que, em um sentido importante, a contracultura da década de 1960 "começou" com este álbum.
Conduzido pelo sucesso da música "Like a Rolling Stone", o disco traz canções que Dylan continuou a tocar ao vivo ao longo de sua extensa carreira, incluindo "Ballad of a Thin Man" e "Highway 61 Revisited". Ele nomeou o álbum em homenagem a grande rodovia americana que ligava sua terra natal, Duluth, no Minnesota, com as cidades do sul famosas por sua herança musical, incluindo St. Louis, Memphis, Nova Orleans, e a região do Delta blues no Mississippi.
Highway 61 Revisited alcançou a posição de número três nos gráficos dos Estados Unidos e número quatro no Reino Unido. O álbum foi classificado na quarta posição na lista dos "500 melhores álbuns de todos os tempos" da revista Rolling Stone. "Like a Rolling Stone" foi um sucesso entre as 10 mais tocadas em vários países, e foi classificada em primeiro lugar na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Duas outras canções, "Desolation Row" e "Highway 61 Revisited", foram listadas nas posições de número 187 e 373, respectivamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
A música de Elton John que fez James Hetfield querer tocar guitarra
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A opinião de percussionista brasileiro que gravou com o The Doors
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027



O maior compositor de todos os tempos, de acordo com Bob Dylan
O artista que fez as melhores músicas tristes de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O cantor mais importante do que Elvis Presley, segundo Bob Dylan
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Em 11/05/1992: Iron Maiden lançava Fear Of The Dark e encerrava sua melhor fase


