Cinco músicas gravadas por bandas de Metal que foram inspiradas em filmes
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de fevereiro de 2024
Lançado em março de 1986, "Master Of Puppets" é o terceiro disco de estúdio do Metallica e um dos maiores clássicos da história do Heavy Metal. Último registro de estúdio gravado pelo finado baixista Cliff Burton, "Master Of Puppets" é composto por músicas épicas, como a faixa-título, a instrumental "Orion", "Battery" e "Welcome Home (Sanitarium)".
A última das músicas acima citadas, que figura entre as obras mais memoráveis do Metallica, foi inspirada em um clássico do cinema, o grandioso "Um Estranho no Ninho" ("One Flew Over the Cuckoo's Nest"). Lançado em 1975 e estrelado por Jack Nicholson, o filme conta a história de Randall McMurphy, cidadão que alega insanidade mental e vai parar em um hospital psiquiátrico.
Considerado um dos maiores filmes estadunidenses de todos os tempos, "Um Estranho no Ninho" venceu o Oscar em cinco categorias (melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz).
"A ideia dessa música veio do filme ‘One Flew Over the Cuckoo's Nest’ (...). Tive problemas para cantar esse refrão. É muito alto e, quando fui cantá-lo no estúdio, lembro que Flemming [Rasmussen, produtor] olhou para mim e disse: 'Você está brincando'. Eu disse: 'Droga, não sei se consigo fazer isso!’.
Então, acabei cantando [em um tom] mais baixo do que pretendia, mas colocamos uma harmonia mais alta e funcionou muito bem. O riff dessa música foi tirado de alguma outra banda, que permanecerá anônima", declarou James Hetfield, em entrevista publicada no site da revista Guitar World.

A parceria que reúne cinema e música pesada deu certo, como pode ser conferido na magnífica "Welcome Home (Sanitarium)". A lista a seguir, elaborada por Mateus Ribeiro, mostra outras músicas gravadas por bandas de Metal que foram inspiradas na sétima arte. Aperte o play e confira como ficou a seleção!
"Creeping Death" - Metallica
Grande hit da carreira do Metallica, a magnífica "Creeping Death" foi inspirada no filme "Os Dez Mandamentos", que foi lançado na década de 1950 e é baseado na vida do líder religioso Moisés.
"Musicalmente, foi uma daquelas músicas que surgiram rapidamente e se tornaram algo próprio com a mesma rapidez. Em termos de letra, quando eu era criança, era obcecado pelo filme ‘Os Dez Mandamentos’, com Charlton Heston. Não tínhamos um videocassete, então James e eu fomos à casa dos pais de Cliff com ‘Os Dez Mandamentos’, sentamos e assistimos ao filme.

Há uma cena em que Moisés volta para tentar tirar seu povo do Egito e, quando o faraó não cumpre a promessa, o primogênito precisa morrer. Então, uma névoa aparece da lua, desce e começa a se arrastar pelo chão, no estilo de uma máquina de fumaça, e todos que são pegos por ela caem e morrem na hora. É daí que vem a expressão ‘Creeping Death’. Se você assistir ao filme ‘Os Dez Mandamentos’ e ler a letra, com certeza há uma... como posso dizer... semelhança.", declarou o baterista Lars Ulrich, em entrevista publicada no site da Metal Hammer.
"Now It's Dark" - Anthrax
"Now It's Dark", do Anthrax, fala sobre Frank Booth, protagonista do filme "Veludo Azul" ("Velvet Blue", de 1986), interpretado por Dennis Hopper. Frank é um traficante violento, que sequestra a família da cantora Dorothy Vallens e mantém os familiares como reféns, com o intuito de transformar Dorothy em sua escrava sexual.
Charlie Benante, baterista e fundador do Anthrax, falou sobre "Now It's Dark" em uma entrevista concedida ao jornal Melody Maker. O baterista pediu para o guitarrista Scott Ian escrever uma letra sobre Frank. "Você tem que escrever uma música sobre Frank Booth. Veja, todo mundo é Frank Booth, há um pouco daquele psicopata em todo mundo", relatou Benante, em trecho da entrevista publicado no site Songfacts.
"Altered State" - Sepultura

A música "Altered State", do Sepultura, tem como inspiração o filme "Viagens Alucinantes" ("Altered States", de 1981), que é baseado no romance homônimo.
"É uma das minhas favoritas do ‘Arise’. A música começa com essa típica introdução sul-americana e é a primeira vez que usamos algo assim em uma música. A música em si também mostra muitas influências sul-americanas. Deixe que ela o surpreenda! Andreas [Kisser, guitarrista] fez um trabalho realmente original em ‘Altered State’. Minha maneira de cantar também é diferente, talvez você tenha que se acostumar com isso. Escrevemos a letra por causa do filme ‘Altered States’, que é um filme sobre os resultados de experimentos no cérebro humano", declarou o vocalista/guitarrista Max Cavalera, ao ser entrevistado pela Aardschok/Metal Hammer em abril de 1991.
"Reckoning Day" - Megadeth
Faixa que abre o maravilhoso "Youthanasia", "Reckoning Day" é uma das músicas mais interessantes do Megadeth e começou a tomar forma depois que o vocalista/guitarrista Dave Mustaine assistiu "Tombstone - A Justiça Está Chegando" ("Tombstone", de 1993).

Segundo matéria publicada no site Songfacts, Doc Holliday, personagem de "Tombstone" interpretado por Val Kilmer, diz a seguinte frase no filme: "Não se engane. Não é vingança que ele está buscando. É um acerto de contas". Dessa frase veio o explosivo refrão de "Reckoning Day".
"Man On The Edge" - Iron Maiden
Para finalizar a lista, uma das melhores músicas que o vocalista Blaze Bayley gravou enquanto foi vocalista do Iron Maiden, a frenética "Man On The Edge". A canção, escrita por Blaze e pelo guitarrista Janick Gers, nasceu a partir de uma triste situação vivida pelo cantor e compositor quando ainda era jovem.
"O que conectou esse filme a mim é que, quando eu estava na escola, era comum ter vagas para entregadores de jornal. Eu me inscrevi, mas fui demitido depois de alguns meses. Eu estava com medo do meu padrasto na época, então ainda me levantava às 6h30 e saía de casa. Eu esperava ele ir trabalhar antes de voltar para casa. Não foi um bom relacionamento entre ele e eu", disse Blaze, durante entrevista concedida à Metal Hammer.
O filme ao qual Blaze se refere é "Um Dia de Fúria" ("Falling Down"), que retrata a história de um homem desempregado (interpretado por Michael Douglas), que desconta sua fúria em pessoas que aparecem no seu caminho.
Para ouvir as músicas da lista via Spotify, acesse o player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida


Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
O artista que serviu de ponte entre o punk e o heavy metal, segundo Kirk Hammett
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta


