Cliff Burton: O segredo do som de uma lenda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ronan Victor
Enviar correções  |  Comentários  | 

Mais uma vez estou aqui para falar de outra lenda. Esta é a terceira que faço falando de grandes nomes no cenário musical... A primeira matéria foi sobre o guitarrista Slash (Guns N'Roses/Velvet Revolver) e a segunda matéria sobre Dimebag Darrell (Pantera, Damageplan e Rebel Meets Rebel).
5000 acessosSlash: o segredo do timbre do guitarrista5000 acessosDimebag Darrell: como ele conseguia aquele som?

Hoje não falarei de um guitarrista, hoje o assunto é sobre o lendário baixista do Metallica: CLIFF BURTON.

Cliff Burton nasceu em Castro Valley CA em 10 de fevereiro de 1962, seu interesse por música teve inicio quando seu pai lhe mostrou o Jazz. O que muitos não sabem é que o primeiro instrumento de Burton não foi o baixo, e sim um TECLADO.

Cliff começou a tocar baixo aos 13 anos, após a morte de seu irmão Scott. Cliff chegou a tocar com Jim Martin, ex-guitarrista do Faith No More em uma banda chamada Agents of Misfortune. Foi nessa banda que o estilo diferenciado de Cliff começou a ser notado.

Cliff junto com sua primeira 'grande banda' Trauma viajaram para Los Angeles para tocar no Whisky a Go Go, e foi nessa apresentação que James Hetfield e Lars Ulrich (que estavam na plateia) o viram tocar pela primeira vez. Desde que o viram tocar Hetfield e Ulrich começaram a persuadir Cliff para se juntar ao Metallica para substituir o baixista Ron McGovney.. Daí pra frente todo mundo (ou quase) já conhece a história de Cliff Burton no Metallica até sua morte em 1986 devido um acidente automotivo.

Voltando a falar sobre o tema da matéria.. Como era feito o "som" de Cliff Burton?

Responsável direto sobre o som diferenciado que o Metallica tinha na época, Cliff com certeza é uma referencia e um ícone do heavy metal. Entre seus "brinquedos" estão:

BAIXOS:

Rickenbacker 4001

Alembic Spoiler

Aria Pro II

AMPS:

Mesa Boogie 4"x12" Cabinets & 1"x15" Cabinets

Ampeg SVT-1540HE Classis Series Enclosure

E é claro os principais responsáveis pelo destaque de Cliff Burton:

Morley Power Wah Boost

Usado nos solos e nas musicas "Seek And Destroy" e "For Whom The Bell Tolls".

Electro Harmonix Big Muff

Usado em "Pulling-Teeth", "Seek And Destroy" e "For Whom The Bell Tolls".

Abaixo um vídeo com mais detalhes (e em inglês) mostra como conseguir o timbre de Cliff Burton.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Para finalizar é claro que não posso deixar de falar: equipamentos QUALQUER UM consegue comprar, tocar da forma que Cliff Burton tocava, é outra história!!!

Comentem abaixo sugestões de novas matérias...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 26 de maio de 2015

GhostGhost
James Hetfield curte show da banda no meio da galera

1192 acessosMetallica: veja filmagem profissional de "Hardwired" em Quebec1084 acessosMetallica: Cliff Burton VS Jason Newsted VS Robert Trujillo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

MetallicaMetallica
Uma impressionante versão de "Nothing Else Matters"

Dave MustaineDave Mustaine
Com bom humor, ele comenta gafe do Grammy

Keith RichardsKeith Richards
Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

HumorHumor
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?

SlipknotSlipknot
Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunir

Raul SeixasRaul Seixas
O alerta sobre as drogas em carta psicografada?

5000 acessosNirvana: divulgadas novas fotos da cena da morte de Kurt Cobain5000 acessosLGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais5000 acessosMetallica: Rock In Rio explica pane que ocorreu durante o show5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"5000 acessosMetallica: Robert Trujillo explica seu papel na banda5000 acessosSounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy Metal

Sobre Ronan Victor

Ronan Victor, Goiano, aprendeu apreciar a boa música (rock) aos 13 anos de idade, aos 16 comprou a primeira guitarra (instrumento que não larga até hoje), tem como influência o guitarrista SLASH - Guns n Roses / Velvet Revolver.

Mais matérias de Ronan Victor no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online