A opinião contundente de Andre Barcinski sobre "Lulu", do Metallica; "Tudo é horrível"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de fevereiro de 2026
O Metallica ocupa no heavy metal um posto comparável ao do Real Madrid no futebol. Admirado por muitos e rejeitado por outros, o grupo liderado por James Hetfield (guitarra/vocal) e Lars Ulrich (bateria) consolidou-se como a principal força comercial do gênero e acumula números impressionantes.
Na ativa há mais de 40 anos, o Metallica lançou trabalhos que influenciaram diferentes gerações, como "Master of Puppets" (1986) e o autointitulado "Metallica" (1991), conhecido como "Black Album". O catálogo, contudo, também inclui registros que dividem opiniões e não alcançaram o mesmo reconhecimento crítico.

Entre esses títulos está "Lulu" (2011), gravado em parceria com Lou Reed. Alvo recorrente de avaliações negativas, o disco foi citado por Andre Barcinski como um dos piores lançamentos assinados por artistas de grande porte.
Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, Barcinski adotou tom direto ao comentar "Lulu". Para o jornalista, o trabalho tem a ver com os egos dos artistas envolvidos.
"Eu não sei até hoje onde que a galera tava com a cabeça quando resolveram fazer esse disco (...). Só o ego desses cinco caras, né, os quatro do Metallica e o do Lou Reed, egos do tamanho de caminhões, pra achar que uma reunião dessas (...) vai dar bom. E não deu bom, né, galera?"
Na sequência, Barcinski afirmou que as falhas não se limitam ao conteúdo musical. Ele criticou a estética visual, comparando a imagem dos músicos à de grupos de motociclistas.
"Tudo nesse trabalho é horrível. A música é horrível, a capa é horrível, os clipes são horríveis, as fotos são horríveis. Tem umas imagens do Metallica com o Lou Reed. Todo mundo com uma cara de mau, jaquetas de couro. Eles parecem gangues de motoqueiros que se encontram no Frango Assado, ali na Dutra, tudo de preto, com uma caveira nas costas, e tal. É uma coisa assim, absolutamente lamentável."
Por fim, Andre ponderou que tanto Metallica quanto Lou Reed são bons atuando de forma individual. Na avaliação do jornalista, entretanto, a colaboração não resultou em um trabalho à altura do histórico dos artistas.
"Eu não sei onde eles estavam com a cabeça. Essa coisa de achar que você junta duas coisas, que elas são boas separadamente, e elas vão dar bom quando elas se juntam. E nem sempre é assim. 'Lulu', com Lou Reed e Metallica, é um dos piores discos feitos por grandes artistas."
O vídeo completo pode ser assistido no player a seguir. Andre aborda "Lulu" por volta dos 7 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
U2 disponibiliza novo single e videoclipe, "Street of Dreams"
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Corey Taylor explica uso de barris e tacos na percussão do Slipknot

O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
O álbum dos anos 80 que "codificou o metal", segundo a Louder
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A música boa escondida no pior disco do Metallica, segundo a Louder
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa


