Dimebag Darrell: como ele conseguia aquele som?
Por Ronan Victor
Postado em 20 de maio de 2015
Devido um pedido que eu recebi ao mandar a matéria sobre Slash, eu fiz algumas pesquisas para poder falar de um dos maiores guitarristas da história DIMEBAG DARREL.
Um dos guitarristas mais aclamados de todos os tempos, Dimebag Darrell mostrou do que era capaz de fazer com as 6 cordas enquanto estava no Pantera. Umas das principais figuras no metal moderno, foi eleito o 92º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Apesar de muitos conhecerem a história do mito, fica uma duvida à respeito de Dimebag Darrell... Como ele conseguia aquele som?
O mestre dos riffs brutais, que inspirou (e ainda inspira) vários guitarrista nos mundo inteiro usava os seguintes equipamentos:
Guitarras
No começo de sua carreira como músico, Dimebag usava guitarras Dean ML,mais conhecidas como Dean From Hell, e captadores Bill Lawrence, que ele instalava numa posição invertida. Quando a Dean Guitars fechou ele trocou para Washburn. Dimebag usou guitarras Washburn durante a maior parte de sua carreira, de 1996 a 2004.
Seu set de pedais funcionava da seguinte forma:
Guitarra - digitech whammy - dunlop crybaby wah - pedal de expressão boss PS3 - distortion boss DS3 - equalizer MXR >>>
depois vinham os Rack's
Furman PQ-3B - MXR 126 flanger - Rocktron Guitar Silencer >>
em seguida vinha o poderoso amp head "randall century 200"
Apesar dos equipamentos, a forma que tocava era inconfundível.. rápido, preciso, técnico, melódico e é claro: possuía um "feeling" que somente ele tinha.. Com uma genialidade nunca mais vista, Dimebag Darrell se tornou uma lenda. Certa vez disse a seguinte frase : "É fácil alcançar a imortalidade, basta fazer uma coisa notável"... E isso com certeza Dimebag Darrell fez!!
"Ninguém é melhor do que ninguém. A guitarra é um instrumento lindo. Vida longa às seis cordas!" Darrell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth

Slash: o segredo do timbre do guitarrista
Zakk Wylde admite possibilidade de novas músicas do Pantera
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


