Dimebag Darrell: como ele conseguia aquele som?
Por Ronan Victor
Postado em 20 de maio de 2015
Devido um pedido que eu recebi ao mandar a matéria sobre Slash, eu fiz algumas pesquisas para poder falar de um dos maiores guitarristas da história DIMEBAG DARREL.
Um dos guitarristas mais aclamados de todos os tempos, Dimebag Darrell mostrou do que era capaz de fazer com as 6 cordas enquanto estava no Pantera. Umas das principais figuras no metal moderno, foi eleito o 92º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Apesar de muitos conhecerem a história do mito, fica uma duvida à respeito de Dimebag Darrell... Como ele conseguia aquele som?
O mestre dos riffs brutais, que inspirou (e ainda inspira) vários guitarrista nos mundo inteiro usava os seguintes equipamentos:
Guitarras
No começo de sua carreira como músico, Dimebag usava guitarras Dean ML,mais conhecidas como Dean From Hell, e captadores Bill Lawrence, que ele instalava numa posição invertida. Quando a Dean Guitars fechou ele trocou para Washburn. Dimebag usou guitarras Washburn durante a maior parte de sua carreira, de 1996 a 2004.
Seu set de pedais funcionava da seguinte forma:
Guitarra - digitech whammy - dunlop crybaby wah - pedal de expressão boss PS3 - distortion boss DS3 - equalizer MXR >>>
depois vinham os Rack's
Furman PQ-3B - MXR 126 flanger - Rocktron Guitar Silencer >>
em seguida vinha o poderoso amp head "randall century 200"
Apesar dos equipamentos, a forma que tocava era inconfundível.. rápido, preciso, técnico, melódico e é claro: possuía um "feeling" que somente ele tinha.. Com uma genialidade nunca mais vista, Dimebag Darrell se tornou uma lenda. Certa vez disse a seguinte frase : "É fácil alcançar a imortalidade, basta fazer uma coisa notável"... E isso com certeza Dimebag Darrell fez!!
"Ninguém é melhor do que ninguém. A guitarra é um instrumento lindo. Vida longa às seis cordas!" Darrell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
Alice Cooper anuncia autobiografia "Devil on My Shoulder"

Slash: o segredo do timbre do guitarrista
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Veja curiosidades interessantes sobre o Iron Maiden


