Mastodon: porque Joseph Merrick, o homem elefante?
Por André Dehoul
Fonte: westword.com
Postado em 28 de março de 2015
Que bandas de rock tenham seus temas preferidos não é novidade para ninguém, basta lembrarmos de IRON MAIDEN e seu fascínio por fatos históricos, MANOWAR e batalhas épicas, RUSH e ficção científica, com toda gama de personagens históricos, reais ou fictícios, sem contar uma infinidade de demônios, anjos e seres sobrenaturais de toda e qualquer espécie. Nem mesmo a idéia de uma pessoa real se tornar personagem inspiradora para mais de uma canção de uma mesma banda é inédito, como o caso de JEFFREY HAMMOND, nas canções "A Song for Jeffrey", "Jeffrey Goes to Leicester Square" e "For Michael Collins, Jeffrey and Me", da banda britânica JETHRO TULL, da qual tornou-se baixista em 1971 (JEFFREY era o melhor amigo de IAN ANDERSON desde os tempos de escola).
Nisso a banda MASTODON não foge à regra. Tá tudo lá, desde os álbuns conceituais a personagens fictícios como anões, sereias, kraken, ciclopes e demônios, imagens e paisagens épicas e sim, "uma pessoa real inspiradora para mais de uma canção de uma mesma banda". Esses fatores por si só já seriam dignos de nota, pois unem o melhor dos mundos no quesito "rock pesado" (desculpem, mas é assim que a velha guarda fala), a fantasia e a magia do metal com o lirismo intimista do progressivo. Mas há algo mais. MASTODON é a banda do "algo mais". Mas não estou falando da música em si (que por sinal alegra deveras minha alma metálicoprogressiva), mas da inspiração de um personagem real, um certo JOSEPH CAREY MERRICK, o famoso Homem Elefante.
Poderia ter passado batido esta referência se a mesma não estivesse presente nos três primeiros trabalhos da banda. Em entrevista ao site norteamericano Westword.com em 2012, o guitarrista BILL KELLIHER, respondendo sobre o fato de "alguns" álbuns da banda terminarem com músicas sobre o homem elefante, diz acreditar que em seus três primeiros discos há homenagens a ele (link para a entrevista ao fim da matéria).
Nos dois primeiros discos as referências são claras e explícitas. A última faixa do álbum de estréia "Remission", somos brindados com a belíssima "Elephant Man". Um instrumental denso e instigante, entrecortado pelo som de vento e chuva, intimista e desalentador (uma referência clara ao filme "O Homem Elefante", do diretor David Lynch). No disco "Leviathan" (que tem como tema a luta do homem contra a natureza, baseado no livro Moby Dick de Herman Melville), mais um tema instrumental sobre o homem elefante fecha o álbum, "Joseph Merrick". Desta vez uma peça enigmática, carregada de tensão e fluidez, eu diria assustadoramente bela. Já em "Blood Mountain", não há uma música especificamente dirigida a ele, mas, segundo KELLIHER, a idéia está presente. E que idéia seria essa?
Segundo KELLIHER, a idéia de não julgarmos "o livro pela capa", ou seja, de buscarmos conhecer mais profundamente o que nos rodeia e não nos atermos às primeiras impressões que nos chegam pelos sentidos. Pode parecer flosófico demais, e é.
Apesar de sua aparência grotesca, de uma infância pobre e um histórico de perdas e abusos, Merrick era um homem muito culto e sensível, inteligentíssimo segundo relatos da própria época (links sobre Joseph Merrick ao fim da matéria). E aqui está o ponto onde quero chegar. Seria Joseph Merrick uma inspiração incomum?
Como puro exercício de análise (e aqui me dou o direito da clínica), vou para além das palavras de KELLIHER acerca de Merrick e me arrisco a tecer um paralelo nada fantasioso sobre o MASTODON e o Homem Elefante, ambos nos permitem a experiência das espectativas se esfarelam frente a realidade, entes assustadores à primeira vista, fascinantes nas sutilezas. Uma ode ao humano e suas contradições mais exasperadas. Uma inspiração nada incomum para uma banda, felizmente, incomum.
Link para a entrevista original com BILL KELLIHER:
Links sobre Joseph Merrick (em inglês):
http://www.josephcareymerrick.com/
http://www.jsitton.pwp.blueyonder.co.uk/elephantman/autobiography.htm
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O supergrupo que Robert Plant recusou convite para entrar por achar "complicado demais"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
A música do Mastodon que é a preferida de Rob Halford
Como uma longa viagem, o tédio e "Moby Dick" inspiraram um clássico do metal moderno
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


