Cartoon & Rock n'Roll: temas de desenho revisitados pelo gênero
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 25 de maio de 2014
No documentário "London Calling: The Untold Story of Brtitish Pop", uma inusitada abordagem epistemológica chama a atenção: diversamente da tradicional fórmula "músicos-falando-sobre-música", o filme realiza a aproximação entre rock n´roll e seus reflexos sociais sobre o prisma de outras manifestações culturais - como a moda e as artes plásticas - em comentários de especialistas na área, interseccionando os temas com apontamentos circunspectos e analiticamente sólidos.
A relação entre ícones da seara pop, entretanto, vem chamando a atenção desde o momento em que a indústria cultural assumiu os ares do consumismo moderno no começo do século passado; se a Escola de Frankfurt denunciou o capitalismo como pedra de toque da ideologia do dispêndio, o próprio ADORNO assume a dificuldade de uma assimilação contrária quando diz que "cada expressão, cada notícia e cada pensamento estão pré-formados pelos centros da indústria cultural". Assim, o shock rock quadrinizou os palcos com os antagonistas ALICE COOPER e KISS, o glam e o punk determinaram quem vestiria o quê durante um pouco além da primeira metade da década de setenta, o art rock trouxe a marginalidade do VELVET ao arquétipos dos desassistidos pensantes- por outro lado, as tradicionais escolas de arte inglesas levaram, de BRIAN FERRY a DAVID BYRNE, a estética visual-estática para o dinamismo do campo musical.
No campo dos quadrinhos e afins, dos devaneios surrealistas-pop de ROBERT CRUMB, biografias de JOHNNY CASH a AMY WINEHOUSE à inspiração direta de Vertigo e Sandman, o cruzamento com a música sempre se mostrou fecundo. Na onda desse universo referencial, foi lançada em 1995, a compilação "Saturday Morning: Cartoons' Greatest Hits", uma regravação de temas clássicos em homenagem à golden age das animações (décadas de 60 e 70). O disco como um todo é sensacional mas, baseado no critério "notáveis nostálgicos", selecionei cinco faixas clássicas revisitadas- só faltou mesmo o B-52´s, com o abandono delicioso de "(Meet) The Flinstones".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
O inesperado baterista mais influente dos últimos 30 anos, segundo Billy Corgan
2 de novembro de 1999 - o dia em que Foo Fighters e RATM lançaram dois clássicos do rock

30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes


