Black Crowes: A inspiração para os riffs de "Remedy"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 08 de maio de 2014
Em entrevista à Guitar Player, MARC FORD, guitarrista do BLACK CROWES à época do lançamento de "The Southern Harmony and Musical Companion" explicou que "CHRIS e RICH estavam na contagem regressiva da introdução de Remedy quando pararam e disseram: 'Vamos mudar essa parte agora'. O restante da banda não acreditou". Se o despotismo dos irmãos ROBINSON compete com a marra dos GALLAGHER na seara do show bussiness, igualmente indiscutível é sua impressão digital na história recente do rock n´roll. A faixa que semeou a discórdia, alcançou os primeiros lugares na Billboard e obteve destaque ímpar em um registro que possuía clássicos do porte de "Thorn in My Pride" e "Sometimes Salvation".
"Remedy é, essencialmente uma música sobre a liberdade. Estávamos cientes que toda a idéia sobre 'guerra às drogas' era bobagem - um conceito estúpido para mim e para milhões de outras pessoas . Então essa música para mim é sobre a liberdade, pura e simples, basta colocá-la em uma moldura Rock and Roll", assegurou CHRIS ROBINSON (que afirmara, em outra ocasião, que a música se referia ao comportamento sexual em razão da AIDS). Em rápida análise, o mix do groove funkeado de DYKE AND THE BLAZERS, com as guitarras robustas do BAD COMPANY, ultrapassa, de fato, a versão míope "maconheira" que fez a banda ser capa da High Times. Versos como "querida, por que você não consegue ficar parada? / Quem matou aquele pássaro no peitoril da sua janela?" parecem retratar mais uma visão distópica de mundo do que almejar o posto de "Let´s Go Get Stoned" dos anos 90.
Musicalmente, a estrura central da canção é constituída da boa e velha escola de riffs setentistas característicos do trad rock. Valendo-se de suas influências de black music, o CROWES invadiu a discografia do soul psicodélico do PARLIAMENT de GEORGE CLINTON, adaptando as linhas vocais de "Night of the Thumpasorus Peoples" (do álbum "Mothership Connection" de 1975) para as guitarras da faixa. "Digamos que não foi bem um plágio – apenas uma homenagem não licenciada" gracejou CHRIS ROBINSON quando questionado sobre a evidente semelhança com a música em questão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"


Black Crowes confirma box super deluxe de seu terceiro álbum, "Amorica"


