O dia em que Fidel Castro homenageou John Lennon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por John Luis Scopel
Enviar correções  |  Comentários  | 




Que o mundo dá voltas todo mundo sabe mas há encontros insólitos que só acontecem no mundo da música. Um deles ocorreu em 08 de dezembro de 2000 em Cuba, data em que foi inaugurada, naquele país, uma estátua de John Lennon na praça que leva o seu nome. Isso por si só já mereceria destaque, mas o mais incrível é que a estátua foi inaugurada por Fidel Castro em pessoa, com direito a solenidade e discurso.

A estátua localizada em Havana é em tamanho natural, com Lennon sentado em um banco, com as pernas cruzada, vestindo camisa de mangas e jeans, com seus inseparáveis óculos redondos, aparência relaxada e serena, como alguém que está sentado em um parque desfrutando da paisagem. A obra, toda em bronze, é de autoria do escultor cubano José Villa Soberón.

Mas um detalhe que deixa a história mais curiosa é que logo depois da revolução cubana, em 1959, música como a dos Beatles foi proibida de ser tocada na Ilha e os vinis banidos, virando artigos de luxo no mercado negro. Por tudo isso foi perguntado a Fidel, caso encontrasse Lennon, o que ele lhe diria. Fidel respondeu que diria: “Gostaria de ter lhe conhecido antes”.

De símbolo do imperialismo capitalista Lennon transformou-se em ídolo comunista, em parte devido a suas músicas pós-Beatles como "Imagine" e "Work Class Hero". Lennon foi ainda perseguido pelo FBI por opiniões contrárias às do governo em questões como a da Guerra do Vietnã.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

808 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?248 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro872 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados972 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Capas clássicasCapas clássicas
Os locais onde foram feitas nos dias de hoje

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
"Quando eu ouvi os Beatles, descobri o que queria fazer!"

Os 11 mais (ou menos)Os 11 mais (ou menos)
O Suprassumo do Superestimado parte 2

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "John Lennon"


VocalistasVocalistas
Cantora clássica analisa cinco ícones do Heavy Metal

Elvis PresleyElvis Presley
A filmografia do Rei do Rock

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Bon Scott, do AC/DC, muito antes da fama

5000 acessosOs dez maiores picaretas da música internacional5000 acessosSeparados no nascimento: Ian Hill e Stênio Garcia5000 acessosGigwise: as capas mais polêmicas dos anos 20005000 acessosAlice in Chains: músicas do "Black Gives Away" com Layne no vocal5000 acessosMastodon: a surreal história de como conheceram o Metallica5000 acessosBatman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra caramba

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 10 de setembro de 2012


Sobre John Luis Scopel

O metal corre em minhas veias desde os anos de 1970, por influência do Black Sabath, Led e Purple e desde então a paixão pelas guitarras distorcidas só tem aumentado, chegando ao ápice com a entrada em cena do Iron Maiden que tive o privilégio de ver nascer. Mesmo já tendo passado dos 40 ainda ando milhas por um bom show de metal. Na minha lista a melhor banda é o Iron Maiden e o melhor vocalista Paul Di anno. Maior realização pessoal ter conhecido e conversando com Di anno em 2007.

Mais matérias de John Luis Scopel no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online