John Lennon: O dia em que Fidel Castro o homenageou

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por John Luis Scopel
Enviar correções  |  Ver Acessos




Que o mundo dá voltas todo mundo sabe mas há encontros insólitos que só acontecem no mundo da música. Um deles ocorreu em 08 de dezembro de 2000 em Cuba, data em que foi inaugurada, naquele país, uma estátua de John Lennon na praça que leva o seu nome. Isso por si só já mereceria destaque, mas o mais incrível é que a estátua foi inaugurada por Fidel Castro em pessoa, com direito a solenidade e discurso.

A estátua localizada em Havana é em tamanho natural, com Lennon sentado em um banco, com as pernas cruzada, vestindo camisa de mangas e jeans, com seus inseparáveis óculos redondos, aparência relaxada e serena, como alguém que está sentado em um parque desfrutando da paisagem. A obra, toda em bronze, é de autoria do escultor cubano José Villa Soberón.

Mas um detalhe que deixa a história mais curiosa é que logo depois da revolução cubana, em 1959, música como a dos Beatles foi proibida de ser tocada na Ilha e os vinis banidos, virando artigos de luxo no mercado negro. Por tudo isso foi perguntado a Fidel, caso encontrasse Lennon, o que ele lhe diria. Fidel respondeu que diria: "Gostaria de ter lhe conhecido antes".

De símbolo do imperialismo capitalista Lennon transformou-se em ídolo comunista, em parte devido a suas músicas pós-Beatles como "Imagine" e "Work Class Hero". Lennon foi ainda perseguido pelo FBI por opiniões contrárias às do governo em questões como a da Guerra do Vietnã.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Beatles"Todas as matérias sobre "John Lennon"


Joe Cocker: McCartney, Mustaine, Slash e outros comentam morteJoe Cocker
McCartney, Mustaine, Slash e outros comentam morte

John Lennon: em carta inédita ele fala a sua ex esposa sobre Yoko e LSDJohn Lennon
Em carta inédita ele fala a sua ex esposa sobre Yoko e LSD


Punk Rock: os 25 melhores discos segundo o site IGNPunk Rock
Os 25 melhores discos segundo o site IGN

Slipknot: pastor detecta mensagens subliminares nas capasSlipknot
"pastor" detecta mensagens subliminares nas capas


Sobre John Luis Scopel

O metal corre em minhas veias desde os anos de 1970, por influência do Black Sabath, Led e Purple e desde então a paixão pelas guitarras distorcidas só tem aumentado, chegando ao ápice com a entrada em cena do Iron Maiden que tive o privilégio de ver nascer. Mesmo já tendo passado dos 40 ainda ando milhas por um bom show de metal. Na minha lista a melhor banda é o Iron Maiden e o melhor vocalista Paul Di anno. Maior realização pessoal ter conhecido e conversando com Di anno em 2007.

Mais matérias de John Luis Scopel no Whiplash.Net.

adWhipDin