Trítono: Diabolus In Musica e a relação com a Igreja

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Na idade média a Igreja Católica proibia o uso do intervalo SI-FA por gerar um trítono, uma dissonãncia que na época era considerada demoníaca. O intervalo de trítono era conhecido como "diabolus in musica", nome de um disco da banda Slayer.

5000 acessosSlayer: veja Kerry King demonstrando sua nova guitarra signature5000 acessosMetal Extremo: chocando os jurados em reality-shows

Segue o artigo sobre o trítono da Wikipedia:

Chamamos de Trítono um intervalo entre alturas de duas notas musicais que possua exatamente três tons inteiros. O efeito denominado tritono consiste uma das mais complexas dissonâncias possiveis na música ocidental.

Quando ocorre em acordes, caracteriza-se por 4ª aumentada (#4) ou 5ª diminuta (b5). Todos os acordes diminutos possuem em sua formação o trítono, sendo a distância intervalar da tônica do acorde para a quinta do mesmo, o que se repete em acordes de 7ª menor, onde a relação intervalar da 3ª para a 7ª é de um tritono.

O tritono causa sensação de movimento, motivo que o faz ser muito explorado em momentos de "tensão" da música.

Durante algum tempo os tritonos eram proibidos pela igreja ocidental por causarem demasiado efeito de tensão e movimento. Fato superado em algum tempo pelos compositores, que descobriram meios para justificarem sua utilização.

Exemplos de trítono podem ser encontrados em quase todas as músicas, sendo que as mais carregadas de tensão (como a 5ª Sinfonia, 1º Movimento de Beethoven) obviamente possuem mais tritonos em sua construção harmônica. Atualmente, mesmo as musicas calmas apresentam empregos de tritonos em alguns momentos: o simples fato de executar a nota fá e a si ao mesmo tempo gera um trítono (por exemplo).

Comente: Você sabe o que torna as faixas de Heavy Metal mais soturnas que as faixas de outros estilos musicais?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 01 de junho de 2015
Post de 01 de agosto de 2017

SlayerSlayer
Veja Kerry King demonstrando sua nova guitarra signature

297 acessosEm 11/09/2001: Slayer lança o álbum God Hates Us All219 acessosEm 11/09/2015: Slayer lança o álbum Repentless2514 acessosNuclear Blast: Slayer, Exodus e outros em box set comemorativo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Slayer"

Billy CorganBilly Corgan
Revelando seus álbuns favoritos de Metal

Gary HoltGary Holt
Guitarrista admite ser fã de rock farofa

SlayerSlayer
Jeff decidiu desaparecer antes de morrer, lamenta Araya

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Satanismo e Ocultismo"0 acessosTodas as matérias sobre "Slayer"

Metal ExtremoMetal Extremo
Chocando os jurados em reality-shows ao redor do mundo

MetallicaMetallica
A habilidade com as baquetas de James Hetfield

Jared LetoJared Leto
A reação ao se ver no papel do Coringa

5000 acessosCenografia: os pedestais mais bizarros do Rock e Metal5000 acessosQueen: ouça a voz isolada de Freddie Mercury em clássicos5000 acessosMusas do Metal Nacional: combo de talento e sensualidade5000 acessosOzzy Osbourne: Um tocante tributo a Lemmy na Rolling Stone5000 acessosUnlocking The Truth: no fundo eles eram somente crianças5000 acessosCradle Of Filth: "relação de amor-ódio com muitos"

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online