O hit dos Beatles que John Lennon odiava: "Nunca ouvi propriamente, era apenas barulho"
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de julho de 2024
Não é só por integrar uma banda que um músico é obrigado a gostar de 100% das músicas lançadas. No caso dos Beatles, isso é ainda mais plausível, já que muitas canções foram feitas por um ou dois membros de forma separada.
A música "Helter Skelter", do álbum homônimo "Beatles", também conhecido como "The White Album", de 1968, é um caso desses. Composto por Paul McCartney, o hit é uma das composições mais pesadas da banda e John Lennon confessou que não curtiu muito a proposta.
Em entrevista resgatada pela Far Out, ele explica que o seu descontentamento também passava pelo fato de as letras não dizerem coisa com coisa e passarem longe da proposta mais intelectualizada de outras canções.
"Não sei o que 'Helter Skelter' tem a ver com esfaquear alguém", comentou antes de admitir que nem sequer tinha ouvido a música novamente. "Nunca a ouvi propriamente", disse, "Era apenas um barulho."
Análise sobre "Helter Skelter"
Em matéria de Paulo Severo da Costa, é explicado mais sobre o tema da música "Helter Skelter", que tem uma horrivel relação com uma seita religiosa e com Charles Manson.
Em 9 de agosto de 1969, a casa do cineasta Roman Polanski foi invadida por um grupo pseudo-religioso de fanáticos conhecidos como a Família Manson. O ataque resultou no espancamento e assassinato de seus ocupantes, incluindo a esposa do diretor, a atriz Sharon Tate.
Liderado por Charles Manson, o grupo atacou novamente na noite seguinte, matando o casal Leno e Rosemary LaBianca, deixando frases como "morte aos porcos" e "Helter Skelter" nas paredes, escritas com o sangue das vítimas. Este caso ganhou proporções gigantescas, com a frase "a canção que Charles Manson roubou dos Beatles" se tornando uma identificação posterior quando o U2 gravou a faixa, simbolizando o fim da era flower-power e o início dos turbulentos anos setenta.
A canção "Helter Skelter", lançada no "Álbum Branco" dos Beatles, foi acusada de conter mensagens subliminares por críticos da época. Manson, em sua insanidade, afirmou ter entendido a letra como uma conclamação de guerra racial. A faixa foi inspirada por uma crítica de Chris Welch na revista Melody Maker sobre "I Can See for Miles" do The Who, que motivou Paul McCartney a criar uma música ainda mais intensa.
Gravada em 1968, "Helter Skelter" é considerada uma das primeiras faixas de proto-metal, destacando-se pelo riff cru, o vocal semi-psicótico de McCartney e a bateria desesperada de Ringo Starr. Quarenta e quatro anos depois, a canção ainda gera controvérsia, embora John Lennon tenha resumido sua essência como "apenas barulho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps