O hit dos Beatles que John Lennon odiava: "Nunca ouvi propriamente, era apenas barulho"
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de julho de 2024
Não é só por integrar uma banda que um músico é obrigado a gostar de 100% das músicas lançadas. No caso dos Beatles, isso é ainda mais plausível, já que muitas canções foram feitas por um ou dois membros de forma separada.
A música "Helter Skelter", do álbum homônimo "Beatles", também conhecido como "The White Album", de 1968, é um caso desses. Composto por Paul McCartney, o hit é uma das composições mais pesadas da banda e John Lennon confessou que não curtiu muito a proposta.
Beatles - Mais Novidades
Em entrevista resgatada pela Far Out, ele explica que o seu descontentamento também passava pelo fato de as letras não dizerem coisa com coisa e passarem longe da proposta mais intelectualizada de outras canções.
"Não sei o que 'Helter Skelter' tem a ver com esfaquear alguém", comentou antes de admitir que nem sequer tinha ouvido a música novamente. "Nunca a ouvi propriamente", disse, "Era apenas um barulho."
Análise sobre "Helter Skelter"
Em matéria de Paulo Severo da Costa, é explicado mais sobre o tema da música "Helter Skelter", que tem uma horrivel relação com uma seita religiosa e com Charles Manson.
Em 9 de agosto de 1969, a casa do cineasta Roman Polanski foi invadida por um grupo pseudo-religioso de fanáticos conhecidos como a Família Manson. O ataque resultou no espancamento e assassinato de seus ocupantes, incluindo a esposa do diretor, a atriz Sharon Tate.
Liderado por Charles Manson, o grupo atacou novamente na noite seguinte, matando o casal Leno e Rosemary LaBianca, deixando frases como "morte aos porcos" e "Helter Skelter" nas paredes, escritas com o sangue das vítimas. Este caso ganhou proporções gigantescas, com a frase "a canção que Charles Manson roubou dos Beatles" se tornando uma identificação posterior quando o U2 gravou a faixa, simbolizando o fim da era flower-power e o início dos turbulentos anos setenta.
A canção "Helter Skelter", lançada no "Álbum Branco" dos Beatles, foi acusada de conter mensagens subliminares por críticos da época. Manson, em sua insanidade, afirmou ter entendido a letra como uma conclamação de guerra racial. A faixa foi inspirada por uma crítica de Chris Welch na revista Melody Maker sobre "I Can See for Miles" do The Who, que motivou Paul McCartney a criar uma música ainda mais intensa.
Gravada em 1968, "Helter Skelter" é considerada uma das primeiras faixas de proto-metal, destacando-se pelo riff cru, o vocal semi-psicótico de McCartney e a bateria desesperada de Ringo Starr. Quarenta e quatro anos depois, a canção ainda gera controvérsia, embora John Lennon tenha resumido sua essência como "apenas barulho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
O disco rejeitado nos anos 90 que anunciava, sem fazer alarde, o futuro da música
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder

Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul Está Morto? O maior boato da história do rock.
Noel Gallagher elege o "álbum mais influente de todos os tempos", e não é dos Beatles


