Dream Theater - a volta de um dos gigantes do Prog Metal
Resenha - Parasomnia - Dream Theater
Por Marlon Aires
Postado em 22 de fevereiro de 2025
Depois de uma longa espera, o Dream Theater retorna com "Parasomnia", seu 16º álbum de estúdio, lançado em 7 de fevereiro de 2025, última sexta-feira. Este trabalho marca o aguardado retorno do baterista e membro fundador Mike Portnoy, que havia deixado a banda em 2010. A presença de Portnoy traz uma nova energia e coesão ao grupo, evidenciando sua importância não apenas como baterista, mas também como compositor e vocalista de apoio.
Como de costume, a banda criou um álbum totalmente conceitual. "Parasomnia" veio explorar temas relacionados a distúrbios do sono e fenômenos noturnos. O álbum conduz os ouvintes por uma jornada sonora de uma hora e onze minutos, abordando sonambulismo, terrores noturnos e figuras sombrias.
Dream Theater - Mais Novidades

A produção do álbum é impecável, com John Petrucci assumindo o papel de produtor e o engenheiro de longa data da banda, "Jimmy T", garantindo uma qualidade sonora excepcional. "Parasomnia" já pode ser considerado o álbum com a melhor sonoridade do Dream Theater até hoje, destacando-se pela clareza e profundidade de sua mixagem.
O álbum já começa com a emblemática "In the arms of Morpheus" que é uma instrumental pesada, densa e que realmente faz lembrar que você está em uma espécie de pesadelo, ou uma noite de sono atordoada. Após toda essa imersão, somos levados para "Night Terror" que foi o primeiro single lançado, e quem possui um refrão extremamente marcante. "A Broken Man" tem um clima meio cinematográfico. Aqui podemos ver que a banda realmente fez uma pesquisa sobre o assunto, mas, arrisco dizer que o personagem dessa história é o próprio Portnoy. Seguindo, temos "Dead Asleep" que peso ela possui. É extremamente interessante como a banda consegue trabalhar bem a temática, fazendo o ouvinte ter uma experiência auditiva primorosa. "Midnight Messiah" que também é um single, lembra "As I Am" com todo esse clima de Train of Thought com solos uníssonos e muito peso. "Are We Dreaming?" é apenas uma passagem, mas ela foi feita justamente para imergir o ouvinte. Por isso a importância de ouvir o álbum inteiro. "Bend the Clock" já pode ser considera uma das músicas que os fãs mais irão cantar, tenho total certeza disso. Com uma introdução marcante, com muito sentimento na voz e na guitarra, um refrão onde você vai ter a sensação que já ouviu ela alguma vez. Arrisco dizer que é uma das melhores baladas da banda. Para finalizar temos a "The Shadow Man Incident" que é uma daquelas clássicas músicas de mais de quinze minutos, que é uma das caraterísticas do Dream Theater.
"Parasomnia" é uma adição notável à discografia do Dream Theater, respeitando o legado da banda enquanto busca novas alturas. Este álbum oferece uma experiência que exige audições repetidas, revelando novas camadas a cada vez. É uma obra que os fãs desejarão revisitar repetidamente.
Em suma, "Parasomnia" solidifica o Dream Theater como mestres do metal progressivo, entregando um álbum que combina técnica, emoção e narrativa de maneira exemplar.
A BANDA É FORMADA POR:
James LaBrie nos vocais
John Petrucci nas guitarras
John Myung no baixo
Jordan Rudess nos teclados
Mike Portnoy na bateria
TRACK LIST PARASOMNIA:
1. "In the Arms of Morpheus"
2. "Night Terror"
3. "A Broken Man"
4. "Dead Asleep"
5. "Midnight Messiah"
6. "Are We Dreaming?"
7. "Bend the Clock"
8. "The Shadow Man Incident"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Os erros e acertos do Bangers Open Air 2026, segundo canal Detector de Metal
O disco do Sepultura pelo qual Derrick Green gostaria de ser lembrado
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Nicko McBrain anuncia o livro "Hello Boys and Girls!", que será lançado em outubro
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Dream Theater - Peso & Perturbação em Parasomnia
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
Como surgiu o riff "simples" de "Pull Me Under", segundo John Petrucci
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
5 músicas do Dream Theater que são carregadas de emoção
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
A maior dificuldade que Mike Portnoy enfrentou ao voltar para o Dream Theater
Dream Theater encerrará turnê de "Parasomnia" com shows no Brasil
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos


