Black Sabbath, era Tony Martin, "Forbidden"
Por Isaias Freire
Postado em 22 de julho de 2024
"Forbidden", o décimo oitavo álbum de estúdio do Black Sabbath, lançado em 1995, é frequentemente considerado um dos pontos mais baixos na discografia da banda. Este álbum marca a última participação na banda do vocalista Tony Martin, nele ainda estão presentes Cozy Powell, Geoff Nicholls e Neil Murray, a mesma formação de "TYR". Acabava aí a "era Tony Martin".
Black Sabbath - Mais Novidades
Produzido por Ernie C, guitarrista da banda de rap metal Body Count, "Forbidden" apresenta uma produção que muitos fãs consideram inadequada para o som característico do Black Sabbath. A tentativa de modernizar o som da banda com elementos mais contemporâneos resultou em um álbum que pareceu desconectado da identidade original do grupo. O uso de técnicas de produção dos anos 90 não se alinha bem com a atmosfera pesada e sombria que os fãs esperam de um disco do Sabbath. As composições em "Forbidden" são, em sua maioria, desiguais. Faixas como "The Illusion of Power" (com participação do rapper Ice-T) e "Get a Grip" tentam, mas falham em capturar a magia dos clássicos do Black Sabbath. A performance vocal de Tony Martin, embora tecnicamente competente, parece forçada e menos inspirada do que em lançamentos anteriores. As guitarras de Tony Iommi, um dos pilares do som do Sabbath, são prejudicadas pela produção polida que carece do peso característico das suas performances, enquanto Cozy Powell foi obrigado a tocar de uma maneira que não era a sua praia.
A recepção crítica e dos fãs foi amplamente negativa. Muitos consideram "Forbidden" como o ponto mais baixo da carreira da banda, um álbum que falta identidade e consistência. A tentativa de misturar elementos de rap e metal foi recebida com ceticismo e desaprovação. Mesmo os membros da banda, em retrospectiva, não têm muito a dizer em defesa do álbum, com Iommi admitindo que "Forbidden" foi uma experiência decepcionante. O álbum é uma curiosidade na longa e influente carreira do Black Sabbath, mas dificilmente é um ponto de referência positivo. Para os fãs dedicados, o álbum pode ter algum valor como uma peça de coleção, mas para a maioria, ele representa um capítulo que é melhor deixar esquecido.
A capa; é algo que salva no disco, pessoalmente eu gosto do formato HQ.
Outras resenhas de Forbidden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião


A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
Um dos maiores hinos do Metal, e que Ozzy disse ser "a 'Paranoid'" daquela outra banda
Os guitarristas que influenciaram Tony Iommi, fundador do Black Sabbath
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?
Iron Maiden: O Sétimo Filho do Sétimo Filho


