Metallica: Obedeça, obedeça e obedeça
Resenha - Master Of Puppets - Metallica
Por Lucas Vicenzo Mariano
Postado em 19 de março de 2024
Antes de Eddie Munson tocar aquele Riff: ("TAN, TAN TAN TAAAAAN"), no mundo invertido de Stranger Things, o Metallica já era gigante, mas ele ajudou a ser mais ainda.
Metallica - Mais Novidades
Uma banda de Thrash Metal, vindo do underground, lançar um álbum, não fazer vídeo clipe (na época a MTV tinha relevância) e vender 8 milhões de álbuns, apenas com seus shows, e "boca a boca" do público, era algo a ser estudado. James Hetfield (Vocal e Guitarra), Lars Ulrich (Bateria), Cliff Burton (Baixo) e Kirk Hammett (Guitarra), chegaram ao auge criativo naquele momento.
Um álbum como esse, se você é jovem, com medo do mundo, e procura algo que se identifique, o efeito é irreversível.
"Battery", abre um com um violão, e logo vem a bomba de energia, capaz de fazer você sair chutando tudo, a letra descreve algo como energia inesgotável que temos, cada um com a sua. "Master of Puppets" vem em seguida, não preciso dizer nada, certo?. Ela fala com você que tem qualquer vicio, se não largar, já era. "Welcome Home (Sanitarium)", é um "boas-vindas" a um "hospício", um lugar onde o tempo não passa, a vida é monótona, todos entram, mas ninguém sai, parece mais um dia no seu trabalho, não é? "Disposable Heroes", é uma crítica ao exército, mas também a quem nasceu para só obedecer, você só será usado e descartado, como todos os outros, o refrão é certeiro. "Leper Messiah", é a realidade de como funciona a igreja "pague, e você conseguira um lugar melhor, ajoelhe agora, e sofra para minha glória" minha favorita do álbum, é um sincero "ABRE O OLHO, PORRA". "Damage, Inc", é só tiro, porrada e bomba, e se você até agora, não entendeu a mensagem, sinto muito.
Em setembro de 1986, o Metallica estava na Europa, tocando em ginásios lotados. Uma das noites seria trágica. Após um jogo de cartas, que decidiu quem ia ficar com a melhor cama do ônibus, Cliff Burton ganhou, e teve o maior azar da sua vida. No trajeto, o ônibus derrapou na neve e capotou, Cliff foi arremessado para fora, e o ônibus caiu em cima dele. ali partia um dos maiores baixistas da história, mas além disso, um dos caras com mais atitude e personalidade que já passou aqui, ele tinha só 24 anos. É um dos meus maiores ídolos, até hoje, uso dois anéis de caveira nos dedos todo dia, assim como Cliff usava, para me inspirar nele, e sua atitude de sempre ser você mesmo, e não se enganar com as armadilhas do mundo.
"Orion" a faixa instrumental do álbum, é última faixa que Cliff compôs com seus colegas.
Um marco, um clássico, para eternidade, o efeito causado em mim, foi mortal, quando preciso de um choque de realidade, sempre volto a ele. Metal faz bem e salva vidas, todo dia, bom, pelo menos a minha sim.
Outras resenhas de Master Of Puppets - Metallica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
O músico que John Corabi considera "o Prince original"
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
A música de 1969 que mudou a vida de Slash - e ajudou a moldar o hard rock moderno
Novo álbum dos Rolling Stones tem versão para música de Amy Winehouse
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Metallica: há 34 anos, Master Of Puppets mostrava quem era a maior banda do mundo
Vocalista do Alcest odiava Metallica, mas "Ride the Lightning" mudou sua visão
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
O álbum do Kiss que mudou a vida do baixista Jason Newsted
Para James Hetfield, refrão de "Master of Puppets" era comercial demais
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos


