Resenha do Álbum do Insânia ao vivo no Underground Nativa III
Resenha - Underground Nativa III - Insânia
Por Davi Martins
Postado em 02 de março de 2024
No último dia 26 de Fevereiro, o INSÂNIA nos agraciou com um álbum muito forte. Gravado ao vivo.
Aconteceu no Underground Nativa III. Estabelecidos na filosofia "faça você mesmo", filosofia essa que é a que mais representa a cultura do underground em sua essência, os caras arrebentaram numa entrega surreal ao vivo e mandaram um álbum bem produzido, para ser ouvido no talo. Com riffs matadores acompanhados de solos que nos inspira bons momentos para bater cabeça, uma bateria eloquente, que encara mudanças de ritmos e direções na música com muita propriedade e como eu gosto de um bom baixo, o INSÂNIA me conquista com um baixo que tem espaço na música, sendo um maestro que conecta a instrumentação de uma forma muito singular. Para mim, música boa é a que me faz ouvir o som do baixo que sabe dominar dentro dos seus domínios. E o vocal, gritado, as vezes urrado, que se comunica com o público, trazendo-os para dentro da apresentação, vaticinando palavras de protesto, transformando o show numa manifestação antifascista, declarando guerra a necropolítica estabelecida na América Latina. Pois sim, esse posicionamento é necessário. O rock nasceu para ser o hino de batalha contra o sistema opressor.

E isso não é levantar bandeira política, se você entende que protestar contra um sistema de política genocida é um posicionamento político, você não entendeu nada. O discurso antifascista e antinazista é necessário em dias de hoje. Defender uma causa, uma luta não é um posicionamento político é uma expressão cidadã que é a favor dos direitos humanos, da igualdade social e da liberdade de se expressar e ser o que tiver de ser.
As letras desse álbum refletem isso. Não cantam sobre causas sociais por ser uma questão de estética, mas sim por ser necessário.
Na música MMXX, tem participação da Luísa, vocalista da Odiosa.
A INSÂNIA é de Pernambuco e atualmente é composta por Diogão nos vocais, Ed Barros e Leeds Guedes nas guitarras e Vítor Lima na bateria.
O underground pernambucano vive!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


