Black Pantera: a ascensão do trio mineiro com metal antirracista
Resenha - Ascensão - Black Pantera
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 27 de março de 2022
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em seu oitavo ano de vida, o trio mineiro Black Pantera registra seu terceiro disco de estúdio, o primeiro por uma gravadora relativamente grande: Ascensão, que saiu em 11 de março pela Deckdisc.

Enquanto parte do Brasil vai à loucura por conta da cantora Anitta ter emplacado uma música no topo da parada global do Spotify, gostaria de usar este espaço para exaltar este grupo de letras ácidas porém necessárias que foi notada lá fora antes de ser notada aqui. Eu mesmo, se não me falha a memória, provavelmente só os conheci naquelas iluminadoras listas de "bandas brasileiras de rock/metal que você precisa conhecer".
Em Ascenção, os rapazes deixam seu discurso tão afiado quanto os imponentes facões segurados por Ana Francisco e Carolina Antônio, as duas moçambicanas retratadas na capa da obra em foto de Victor Balde.
A abertura convenientemente chamada de "Mosha" e iniciada com o verso "quero que isso tudo vá pra puta que o pariu" já deixa claro duas coisas: os shows do cara serão verdadeiras catarses e o álbum veio para socar mesmo.
Depois desta faixa "festiva" (na verdade a única outra menos "politizada" seria "Não Fode o Meu Rolê"), voltamos ao discurso antirracista nosso de cada dia com "Padrão É o Caralho", que questiona o uso da expressão "a coisa tá preta" como sinônimo de algo ruim antes de questionar, como o titulo indica, padrões em geral. E o que dizer de "Fogo Nos Racistas"? Preciso falar algo mais além do título?
"Revolução É o Caos" é outro petardo hardcore, cujos primeiros versos são curiosamente cantados num ritmo parecido com o de "O Namorado", de Caetano Veloso. "Anti Vida" é um necessário ataque ao negacionismo da COVID-19, enquanto que "Dia do Fogo", com Rodrigo Lima do Dead Fish, faz outra crítica ácida, desta vez ao descaso com a Amazônia. E que tal "Evilcred", que parece uma versão suja de "Dívidas", do clássico disco Titânico Cabeça Dinossauro?
E pra não dizer que a banda não é sensível, receeeeeba o encerramento "Estandarte", tão relativamente delicado que vem até com participação do grupo essencialmente pop Tuyo, de Curitiba.
Se você também contas os dias para o fim do governo do sujeito que foi eleito porque "falava o que pensava", aproveite para enriquecer a trilha sonora desta contagem regressiva com um lançamento pesado e direto de uma galera que também fala o que pensa - mas ao menos tem algo a dizer.
Abaixo, o vídeo de "Padrão É o Caralho".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2022/03/26/resenha-ascensao-black-pantera/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Mantas relembra Metallica abrindo shows do Venom e conta o que disse ao James Hetfield
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Derrick Green (Sepultura) participa do novo álbum do Black Pantera
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


