Dream Theater: Um ao-vivo gravado no período pré pandemia
Resenha - Distant Memories - Dream Theater
Por Marlon Aires
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Que o Dream Theater é uma das maiores bandas de Heavy Metal Progressivo de todos os tempos, isso não temos dúvidas, a banda já possui 30 anos de existência e a cada música que o público escuta, várias opiniões são formadas.
Dream Theater - Mais Novidades
Gravado no período pré pandemia no Hammersmith Apollo Theatre em Londres e lançado em outubro de 2020, o último álbum intitulado Distant Memories, é um registro do último álbum de estúdio da banda Distance Over Time, lançado em 2019 e uma celebração ao clássico de 1999, Metropolis, Pt. 2: Scenes from a Memory, que é executado na íntegra.
O show é a gravação do CD/DVD/Blu-Ray, este por sua vez, captura o Dream Theater em um ponto interessante da sua carreira. O Distance Over Time já tinha sido aclamado por muitos críticos e fãs como o melhor trabalho da era Mangini. Desde então, muitos consideravam o último grande álbum de estúdio. Porém, o Distance Over Time parecia atrair um nível de atenção e consideração que não tinha sido o mesmo quando se fala dos números de álbuns vendidos e o número de vezes que as músicas foram reproduzidas nos serviços de streaming.
A primeira parte do show começa com 6 faixas, e cerca de uma hora de duração, todas as canções pertencentes ao Distance Over Time são muito bem executadas em atuações ao vivo. De começo "Untethered Angel" mostra que é uma grande canção para abrir o espetáculo, com um riff extremamente marcante. Enquanto "Barstool Warrior" adquiriu talvez alguma dinâmica melhorada desde a versão gravada em estúdio com um groove ligeiramente mais descontraído, e com um solo de John Petrucci na parte do meio mostra o motivo pelo qual ele é considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Como já havia falado anteriormente, o show é uma comemoração, logo, algumas faixas juntaram-se a algumas mais antigas que são bem elogiadas. "A Um exemplo é "Nightmare To Remember" do álbum Black Clouds & Silver Linings (2009) que é uma obra-prima sombria, contrastada pelo seu refrão edificante, enquanto "In The Presence of My Enemies Part 1", do álbum Systematic Chaos (2007) que a muito tempo não era tocada nos sets lists dos shows. E para finalizar, a épica "Pale Blue Dot", com um tom muito experimental, com uma pegada bem parecida com a tradicional já feita pela banda.
Na segunda metade do espetáculo: o icônico álbum "Scenes From A Memory" é tocado na íntegra pela primeira vez em muitos anos. Para muitos fãs, esse álbum é tido como o melhor da banda. Falando de uma perspectiva de áudio, a comparação mais próxima que eu poderia fazer seria a versão de 1994 de "Dark Side of the Moon do Pink Floyd" - Pulse live album/ DVD que é extremamente bem reproduzido e executado, com visuais e encenações surpreendentes, capturadas nos elementos de vídeo. A vitória para mim em relação ao álbum atual é o vídeo. A tecnologia avançou absurdamente desde a versão original, podemos ver imagens com altas definições e as animações podem dar vida à história. É uma história complicada, sobre o personagem Nicholas e a descoberta de sua vida passada. Porém o show consegue algo bastante excepcional, e é brilhantemente captada, com um equilíbrio entre as filmagens narrativas, além da excepcional execução das músicas.
Não há dúvidas de que neste álbum estaremos ouvindo mestres tocando, Petrucci, Myung, Rudess e Mangini cada um possui seu momento de destaque, e James LaBrie usa as suas melhores capacidades de frontman para grande efeito. Num ano em que os shows não foram possíveis, devido a pandemia de COVID-19 que ainda assombra o mundo, é maravilhoso ter este álbum conosco para nos lembrar o velho e bom heavy metal progressivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Doro Pesch já ficou apaixonada por James Hetfield, do Metallica
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
A canção tão clássica do Deep Purple que todos sabem a letra e Ian Gillan ainda adora cantar
As 10 músicas favoritas do saudoso Renato Russo, segundo o próprio artista

Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
Mike Portnoy celebra os 34 anos de "Images and Words", clássico do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi



