Beyond Creation: Uma aura brilhante em seu primeiro álbum
Resenha - Aura - Beyond Creation
Por Alexandre Campos Capitão
Postado em 11 de dezembro de 2020
O Canadá não é uma fábrica de bandas, mas quando "produz" uma delas, é sempre chute no ângulo, só golaço. Pra citar dois exemplos, Rush e Voivod. O Beyond Creation derreteu a neve de Montreal com seu technical death metal, e rapidamente se tornou um dos maiores nomes do estilo.
Formada pelo guitarrista e vocalista Simon Girard e pelo guitarrista Nicolas Domingo Viotto, que deixou a banda antes de gravarem, substituído por Kevin Chartré. Completaram o line up Doninic "Forest" Lapointe no baixo e Guyot Bégin Benoit na batera. Gravaram no inverno de 2011 e eles mesmos lançaram por conta própria The Aura, seu primeiro álbum. Mas logo em seguida assinaram com o selo Season Of Mist, que relançou o trabalho.
The Aura está de volta ao catálogo no Brasil, lançado de maneira grandiosa pelo selo Extreme Sound. A edição tem OBI, pôster e uma faixa bônus. Um trabalho primoroso.
Uma primeira folheada no encarte, já te dá uma ideia do que se estamos falando quando dizemos technical death metal. Simon usa guitarras com 7 e 8 cordas, Kebin usa guitarra de 7 cordas e Dominic usa um baixo fretless de 6 cordas. A repercussão de The Aura levou o Beyond Creation a integrar o cast da Decibel Magazine Tour, ao lado de Cannibal Corpse, Napalm Death e Immolation.
No Request For Corrupted é uma belíssima abertura. O Beyond Creation explora muito bem os fraseados de guitarra. O baixo fretless mostra o quanto é um recurso fantástico, e parece ter encontrado seu melhor dentro do death metal. A alternância de vocais mais graves e vocais mais agudos ficaram muito bem arranjados, uma das características dessa banda.
Coexistence é um arregaço em termos de criação. As variações dessa faixa passeiam pelo progressivo, pelo jazz, sem esquecer do blast beats. Difícil apontar um destaque, todo mundo destruindo.
Chromatic Horizon é instrumental. Caso não entenda de teoria musical, o cromatismo musical é um recurso onde você pode gerar tensão, utilizando notas próximas das outras, sem intervalos entre elas. Provavelmente foi a inspiração para sua composição. Excelente.
Omnipresent Perception é o single desse álbum, e aqui você pode conferir seu clip. Tem um puta refrão, e um espetacular solo de baixo.
Injustice Revealed começa groovada. Talvez seja o melhor trampo de guitarra do álbum. Uma aula de fraseados.
Talvez você não saiba, mas no Canadá existem 2 idiomas oficiais, o inglês, logicamente, e o francês. Le Detenteur tem letra escrita no língua de Napoleão, e funcionou muito bem. Um puta death metal que começa arregaçando, e segue assim até o final.
Forest toca a introdução da faixa título The Aura. Me tornei fã desse baixista. E não é à toa que deu nome ao álbum. Aqui você encontra todos os predicados do Beyond Creation, criatividade, arranjos exuberantes, e técnica, muita técnica.
Social Disability é daquelas faixas esfola palheta. Um grande trabalho guitarra/bateria, enquanto o baixo enriquece o arranjo.
Elevation Path é outra faixa instrumental, que paga pedágio para o progressivo. O arranjo de bateria, privilegiando o aro da caixa fez toda diferença.
Tapping e blast beats abrem The Deported, que possui um arranjo trabalhadíssimo, com variações fantásticas. Uma puta faixa para encerrar esse grande álbum.
Como bônus track temos a versão demo de Injustice Revealed. Muito interessante notar com a faixa foi refinada em termos de produção para se chegar na versão do álbum. Mas mesmo em versão demo, já se nota o quanto é complexo o trabalho dessa banda.
Beyond Creation é uma banda incrível. The Aura é seu primeiro álbum, que foi gravado pela própria banda, antes de ter uma gravadora. Um trabalho monstruoso, com elevado nível técnico, criatividade, arranjos, simplesmente espetacular.
The Aura é uma benção para os amantes do technical death metal. Um disco que agrada músicos, mas também agrada muito quem não é. Está na medida certa, sem exageros. Realmente o Beyond Creation vai além da criação.
Essa edição está limitada em 300 cópias. Não perca tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O clássico do proto-metal que Neil Peart detestava; "Era arrastada e monótona"
A música do Led Zeppelin que começa com um erro; "Vai assim mesmo"
Com câncer em estágio 4, fã raspa a cabeça de Randy Blythe (Lamb of God)
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Edu Falaschi lança "Mi'raj", novo single com participação de Veronica Bordacchini
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"

"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


