Beyond Creation: Uma aura brilhante em seu primeiro álbum
Resenha - Aura - Beyond Creation
Por Alexandre Campos Capitão
Postado em 11 de dezembro de 2020
O Canadá não é uma fábrica de bandas, mas quando "produz" uma delas, é sempre chute no ângulo, só golaço. Pra citar dois exemplos, Rush e Voivod. O Beyond Creation derreteu a neve de Montreal com seu technical death metal, e rapidamente se tornou um dos maiores nomes do estilo.
Formada pelo guitarrista e vocalista Simon Girard e pelo guitarrista Nicolas Domingo Viotto, que deixou a banda antes de gravarem, substituído por Kevin Chartré. Completaram o line up Doninic "Forest" Lapointe no baixo e Guyot Bégin Benoit na batera. Gravaram no inverno de 2011 e eles mesmos lançaram por conta própria The Aura, seu primeiro álbum. Mas logo em seguida assinaram com o selo Season Of Mist, que relançou o trabalho.
The Aura está de volta ao catálogo no Brasil, lançado de maneira grandiosa pelo selo Extreme Sound. A edição tem OBI, pôster e uma faixa bônus. Um trabalho primoroso.
Uma primeira folheada no encarte, já te dá uma ideia do que se estamos falando quando dizemos technical death metal. Simon usa guitarras com 7 e 8 cordas, Kebin usa guitarra de 7 cordas e Dominic usa um baixo fretless de 6 cordas. A repercussão de The Aura levou o Beyond Creation a integrar o cast da Decibel Magazine Tour, ao lado de Cannibal Corpse, Napalm Death e Immolation.
No Request For Corrupted é uma belíssima abertura. O Beyond Creation explora muito bem os fraseados de guitarra. O baixo fretless mostra o quanto é um recurso fantástico, e parece ter encontrado seu melhor dentro do death metal. A alternância de vocais mais graves e vocais mais agudos ficaram muito bem arranjados, uma das características dessa banda.
Coexistence é um arregaço em termos de criação. As variações dessa faixa passeiam pelo progressivo, pelo jazz, sem esquecer do blast beats. Difícil apontar um destaque, todo mundo destruindo.
Chromatic Horizon é instrumental. Caso não entenda de teoria musical, o cromatismo musical é um recurso onde você pode gerar tensão, utilizando notas próximas das outras, sem intervalos entre elas. Provavelmente foi a inspiração para sua composição. Excelente.
Omnipresent Perception é o single desse álbum, e aqui você pode conferir seu clip. Tem um puta refrão, e um espetacular solo de baixo.
Injustice Revealed começa groovada. Talvez seja o melhor trampo de guitarra do álbum. Uma aula de fraseados.
Talvez você não saiba, mas no Canadá existem 2 idiomas oficiais, o inglês, logicamente, e o francês. Le Detenteur tem letra escrita no língua de Napoleão, e funcionou muito bem. Um puta death metal que começa arregaçando, e segue assim até o final.
Forest toca a introdução da faixa título The Aura. Me tornei fã desse baixista. E não é à toa que deu nome ao álbum. Aqui você encontra todos os predicados do Beyond Creation, criatividade, arranjos exuberantes, e técnica, muita técnica.
Social Disability é daquelas faixas esfola palheta. Um grande trabalho guitarra/bateria, enquanto o baixo enriquece o arranjo.
Elevation Path é outra faixa instrumental, que paga pedágio para o progressivo. O arranjo de bateria, privilegiando o aro da caixa fez toda diferença.
Tapping e blast beats abrem The Deported, que possui um arranjo trabalhadíssimo, com variações fantásticas. Uma puta faixa para encerrar esse grande álbum.
Como bônus track temos a versão demo de Injustice Revealed. Muito interessante notar com a faixa foi refinada em termos de produção para se chegar na versão do álbum. Mas mesmo em versão demo, já se nota o quanto é complexo o trabalho dessa banda.
Beyond Creation é uma banda incrível. The Aura é seu primeiro álbum, que foi gravado pela própria banda, antes de ter uma gravadora. Um trabalho monstruoso, com elevado nível técnico, criatividade, arranjos, simplesmente espetacular.
The Aura é uma benção para os amantes do technical death metal. Um disco que agrada músicos, mas também agrada muito quem não é. Está na medida certa, sem exageros. Realmente o Beyond Creation vai além da criação.
Essa edição está limitada em 300 cópias. Não perca tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


