God Dethroned: sociedades secretas e Death Metal
Resenha - Illuminati - God Dethroned
Por Alexandre Veronesi
Postado em 29 de fevereiro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Importante banda do Death Metal europeu, a holandesa GOD DETHRONED lançou neste ano de 2020 seu 11º álbum de estúdio, batizado como "Illuminati", o segundo desde o retorno às atividades em 2014.
O eterno líder Henri Sattler (vocal e guitarra), que fundou o GOD DETHRONED no longínquo ano de 1991, tem ao seu lado, atualmente, o parceiro de longa data Michiel van der Plicht (bateria, desde 2009), além de Jeroen Pomper (baixo, desde 2014), e o recém-chegado Dave Meester (guitarra, integrante desde 2019).
Não é de hoje que Sattler e companhia vêm realizando significantes alterações em seu direcionamento musical, daquele Death Metal crú e ríspido de outrora para uma sonoridade mais melódica e rebuscada, embora ainda bastante extrema. Em "Illuminati", o grupo alcança um novo e interessante patamar dentro de tal proposta, além de abordar temas sobre sociedades secretas nas letras.
Vamos então às músicas:
"Illuminati" - abre o disco de maneira cadenciada (mid-tempo), mas ganha velocidade por volta de sua metade. Canção bem variada, recheada de climatizações e com um bom refrão que justapõe vocais guturais e limpos.
"Broken Halo" - começa com uma boa levada Doom Metal, mas logo se assume um Death direto e poderoso. Possui uma passagem pré e durante o solo que se assemelha ao Behemoth atual.
"Book Of Lies" - mais uma música que possui uma introdução próxima ao erudito. Mantém um ritmo cadênciado por toda sua duração, e conta com um solo de guitarra bastante melódico e inspirado.
"Spirit Of Beelzebub" - detentora de grande ferocidade e excelentes riffs. Desacelera um pouco à partir do refrão, onde aposta novamente na variação entre vozes guturais e limpas. Linhas de baixo e bateria também possuem um bom destaque aqui.
"Satan Spawn" - Death Metal em sua forma mais direta e visceral, com muitos blast beats e algumas poucas mudanças de andamento.
"Gabriel" - canção diferenciada, com um clima gótico que, ao menos em um primeiro momento, remete aos melhores momentos do Paradise Lost. Conta com um lindo solo e refrão marcante.
"Eye Of Horus" - dona de uma introdução - de certo modo - profética, trata-se de um Death melódico de boa qualidade, com coros limpos que se aliam aos agressivos vocais de Sattler durante os refrões.
"Dominus Muscarum" - sombrio interlúdio gregoriano.
"Blood Moon Eclipse" - um ótimo épico, com pouco mais de 6 minutos de duração, que apresenta diversas variações rítmicas e encerra a audição praticamente no mesmo tom das anteriores, mantendo assim a homogeneidade do trabalho.
Em suma, "Illuminati" é um álbum bastante coeso e consistente, mas ao buscar o equilíbrio ideal entre peso e melodia, acaba por vezes se repetindo dentro de sua própria fórmula. Felizmente, isso não prejudica tanto o resultado final, que se mostra ainda bastante acima da média.
TRACKLIST
01 - Illuminati
02 - Broken Halo
03 - Book Of Lies
04 - Spirit Of Beelzebub
05 - Satan Spawn
06 - Gabriel
07 - Eye Of Horus
08 - Dominus Muscarum
09 - Blood Moon Eclipse
LINE-UP
Henri Sattler - vocal e guitarra
Dave Maester - guitarra
Jeroen Pomper - baixo e backing vocal
Michiel van der Plicht - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
O músico que para Bob Dylan estava "anos luz à frente de seu tempo"
Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte
A famosa banda de hard rock dos anos oitenta que Robert Plant chamou de mera imitação


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



