God Dethroned: sociedades secretas e Death Metal

Resenha - Illuminati - God Dethroned

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Veronesi
Enviar Correções  

8

Importante banda do Death Metal europeu, a holandesa GOD DETHRONED lançou neste ano de 2020 seu 11º álbum de estúdio, batizado como "Illuminati", o segundo desde o retorno às atividades em 2014.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O eterno líder Henri Sattler (vocal e guitarra), que fundou o GOD DETHRONED no longínquo ano de 1991, tem ao seu lado, atualmente, o parceiro de longa data Michiel van der Plicht (bateria, desde 2009), além de Jeroen Pomper (baixo, desde 2014), e o recém-chegado Dave Meester (guitarra, integrante desde 2019).

Não é de hoje que Sattler e companhia vêm realizando significantes alterações em seu direcionamento musical, daquele Death Metal crú e ríspido de outrora para uma sonoridade mais melódica e rebuscada, embora ainda bastante extrema. Em "Illuminati", o grupo alcança um novo e interessante patamar dentro de tal proposta, além de abordar temas sobre sociedades secretas nas letras.

Vamos então às músicas:

"Illuminati" - abre o disco de maneira cadenciada (mid-tempo), mas ganha velocidade por volta de sua metade. Canção bem variada, recheada de climatizações e com um bom refrão que justapõe vocais guturais e limpos.

"Broken Halo" - começa com uma boa levada Doom Metal, mas logo se assume um Death direto e poderoso. Possui uma passagem pré e durante o solo que se assemelha ao Behemoth atual.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Book Of Lies" - mais uma música que possui uma introdução próxima ao erudito. Mantém um ritmo cadênciado por toda sua duração, e conta com um solo de guitarra bastante melódico e inspirado.

"Spirit Of Beelzebub" - detentora de grande ferocidade e excelentes riffs. Desacelera um pouco à partir do refrão, onde aposta novamente na variação entre vozes guturais e limpas. Linhas de baixo e bateria também possuem um bom destaque aqui.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Satan Spawn" - Death Metal em sua forma mais direta e visceral, com muitos blast beats e algumas poucas mudanças de andamento.

"Gabriel" - canção diferenciada, com um clima gótico que, ao menos em um primeiro momento, remete aos melhores momentos do Paradise Lost. Conta com um lindo solo e refrão marcante.

"Eye Of Horus" - dona de uma introdução - de certo modo - profética, trata-se de um Death melódico de boa qualidade, com coros limpos que se aliam aos agressivos vocais de Sattler durante os refrões.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Dominus Muscarum" - sombrio interlúdio gregoriano.

"Blood Moon Eclipse" - um ótimo épico, com pouco mais de 6 minutos de duração, que apresenta diversas variações rítmicas e encerra a audição praticamente no mesmo tom das anteriores, mantendo assim a homogeneidade do trabalho.

Em suma, "Illuminati" é um álbum bastante coeso e consistente, mas ao buscar o equilíbrio ideal entre peso e melodia, acaba por vezes se repetindo dentro de sua própria fórmula. Felizmente, isso não prejudica tanto o resultado final, que se mostra ainda bastante acima da média.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

TRACKLIST

01 - Illuminati
02 - Broken Halo
03 - Book Of Lies
04 - Spirit Of Beelzebub
05 - Satan Spawn
06 - Gabriel
07 - Eye Of Horus
08 - Dominus Muscarum
09 - Blood Moon Eclipse

LINE-UP

Henri Sattler - vocal e guitarra
Dave Maester - guitarra
Jeroen Pomper - baixo e backing vocal
Michiel van der Plicht - bateria




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


De AC/DC a ZZ Top: Origens dos nomes de bandas e artistas de rockDe AC/DC a ZZ Top
Origens dos nomes de bandas e artistas de rock

Filmes sobre rock: A história do gênero no cinemaFilmes sobre rock
A história do gênero no cinema


Sobre Alexandre Veronesi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336 GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336