Ouroborus: Fazendo enxergar beleza no pior dos mundos
Resenha - Emanations - Ouroborus
Por Ricardo Cunha
Postado em 21 de fevereiro de 2020
Nota: 10
A BANDA
Falamos do Ouroborus em duas ocasiões distintas: 1) a descoberta da banda através do EP "A Path To Extinction" e 2) o lançamento do seu primeiro álbum completo "Glorification of a Myth". Portanto, para saber mais sobre a banda, basta visitar o blog Esteriltipo clicando no banner acima. [...] A propósito, a formação que gravou o disco em questão conta com Michael Conti (baixo/vocal), David Horgan (bateria), Chris Jones (guitarra) e Evgeny Linnik (vocal).
O ÁLBUM
Havendo ganhado o respeito dos australianos antes do sucesso internacional, mesmo fazendo um tipo de música que é absolutamente underground, o Australian Council For The Arts (órgão do governo australiano para as artes) concedeu à banda uma doação de US $ 20.000 para financiar a produção do sucessor de "Glorification". Emanations tornou-se, assim, o projeto mais ambicioso da banda, que se empenhou na construção de algo épico e para tanto convidou Orquestra Sinfônicas de Praga para a colaboração nos arranjos. Dessa forma, o novo álbum passou a gerar expectativas em grande parte da imprensa australiana. Na ocasião o grupo concedeu entrevistas para inúmeros jornais nacionais, incluindo "The Australian", "Triple M", "Triple J", "3AW", "Heavy Magazine", "Revolver Magazine" e outros. A decisão de incorporar uma orquestra sinfônica ao trabalho do grupo foi em grande parte influenciada pela admiração da banda pela música clássica ocidental, bem como por sua vontade de quebrar paradigmas do death metal. Foi assim que surgiu Emanations, um álbum com uma aura carregada de forças ocultas oriundas da porção humana que se liga ao cosmos. O mais importante sobre este disco é que a banda simplesmente se recusou a repetir a fórmula que garantiu o sucesso do disco anterior. Há algumas mudanças, mas nada que desagrade. A grande diferença em relação ao trabalho anterior é que o grupo optou por algo mais introspectivo. E isto se pode ser interpretado no sentido que tudo é maior: os sentimentos de medo, de dor ou de ódio, tudo se dá no nível do Eu, por isso, e o estrago é no âmago do homem. A atmosfera sonora foi, de fato, enriquecida pelo trabalho com a orquestra, pois ela tem um poder ilimitado para evocar sentimentos e, juntos, conseguiram criar algo poderoso e emocionante.
O QUE HÁ DE BOM
1) Não há momento em que tenham perdido o controle de suas ações. Mantiveram o senso de direção/proporção mesmo diante do mar de possibilidades que a orquestra lhes oferecia; 2) Provaram mais uma vez que o metal pode harmônico e caótico; 3) atingiram a uma profundidade que aguça os sentidos para uma dimensão do Death Metal que permite enxergar beleza no pior dos mundos.
O QUE PODERIA SER MELHOR
Nada chamou minha atenção nesse sentido.
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