Anaemia: Death/Doom da Suécia

Resenha - Second Incarnation - Anaemia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Sinésio Rorigues
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

De cara vou avisando: esta banda é um grupo de White Metal. Aviso já na chegada para que você não perca seu tempo lendo esta resenha, caso seja daqueles que acham que religiosidade e Metal não combinam, caso seja daqueles que pensam que bandas de White Metal merecem apenas o puro ostracismo. Mas se você acha que o Metal é um estilo musical que permite a abordagem de qualquer temática (o que é verdade), convido-o a continuar lendo esta resenha (na verdade, pensando bem, é justamente quem tem aversão a bandas de White Metal quem mais deveria ler isto aqui e conhecer o ANAEMIA, você não acha?).

Johnny Depp: a banda que poderia ter desbancado o GunsReligião: os rockstars que se converteram

Falemos então de The Second Incarnation, lançamento da banda sueca ANAEMIA, formada em 1994. O CD já empolga por sua embalagem: ele vem numa espécie de book, mais conhecido como digipack. E quando o negócio começa a rodar, já nos deparamos com a faixa-título, uma música que se inicia lenta, num primeiro momento, com um vocal limpo e, em poucos segundos, evolui para uma sonzeira pesada e poderosa, sem resquício de viadagem, com vocalzão gutural vomitado, lembrando o grito de um porco sendo abatido (não é força de expressão: eu morei no sítio, já vi porcos sendo abatidos a facadas e posso garantir que a coisa é tétrica!). Som volátil, mas pesado, muito caprichado, com peso bruto na guitarra. Inclusive, esta música é o grande destaque do trabalho, uma vez que se sobressai em relação às outras. Não que as demais faixas sejam ruins, muito pelo contrário, mas esta primeira tem aquele "quê" capaz de fazer com que ela realmente mereça ser a faixa-título.

As demais faixas são todas excelentes, de forma que é difícil destacar uma ou outra. De um modo geral, todas se enquadram naquilo que podemos chamar de metal agressivo, mas não rápido, trazendo evidentes influências do Gótico, Thrash e Death Metal. O verdadeiro destaque deste grupo são seus integrantes: o baterista faz uso de duplos com maestria, as guitarras são grotescamente pesadas e melodiosas, o vocal apresenta evidentes influências de Thrash Metal. Além da já citada faixa-título, "The Second Incarnation", você precisa ouvir "Beyond The Death", um som com variações interessantes, "Beneath The Sun", que nos mostra influências clássicas, "Enter The Ilusion", com um refrão impactante, "As Darkness Fall", uma das melhores do álbum, "To Bleed", que é muito bem feita, e a ótima "By Nothingness Embraced".

Ah, sim, antes que eu me esqueça: este trabalho é lá de 1999. Mas o som se mantém atual, não deixando nada a dever a nenhum grupo que tenha surgido posteriormente. O negócio é bom demais! Ouva!...

Formação do ANAEMIA na época do álbum The Second Incarnation:
*Tobias Ogenblad - Bateria
*Kim Stranne - Vocal
*Chriss Sundqvist - Guitarra
*Martin Svensson - Baixo (músico convidado)

Track List do álbum The Second Incarnation:
1. The Second Incarnation
2. Enter The Ilusion
3. As Darkness Fall
4. Beyond The Death
5. Beneath The Sun
6. Your Soul Denied
7. To Bleed
8. Abstract Pain
9. By Nothingness Embraced

Bandas Similares:
AVEC TRISTESSE, do Brasil;
MY SILENT WAKE, do Reino Unido;
ALCHEMIST, da Austrália (sem a sonoridade Industrial);
THROES OF DAWN, da Finlândia;
DISTRAUGHT, do Brasil;
DARK TRANQUILITY, da Suécia;
SOUL EMBRACED, dos Estados Unidos;
ESTERTOR, da Bolívia;
CREMATORY, da Alemanha;
VADER, da Polônia;
MUSAKA, da Bósnia-Herzegovina;
CENTURY SLEEPER (Estados Unidos/Reino Unido);
VISIONAIRE, dos Estados Unidos.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Anaemia"


Johnny Depp: a banda que poderia ter desbancado o GunsJohnny Depp
A banda que poderia ter desbancado o Guns

Religião: os rockstars que se converteramReligião
Os rockstars que se converteram

Heavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os temposHeavy Metal
Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

Slipknot: Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantadoSlayer: assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask"Ozzy Osbourne: Sem drogas antes de subir no palco... só depois!Iron Maiden: A discografia completa comentada pela banda

Sobre José Sinésio Rorigues

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336