Diokane: banda gaúcha estreia com EP promissor
Resenha - This is Hell We Shall Believe - Diokane
Por Ricardo Seelig
Postado em 30 de julho de 2019
Quem já morou em uma cidade com colonização italiana ouviu expressões peculiares e que não fazem muito sentido em outros municípios. "Porco Dio" talvez seja a mais conhecida delas. E é justamente seguindo essa linha que está a origem do nome da banda porto-alegrense Diokane. A expressão vem de "Dio cane", que na língua dos nativos da ilha da bota quer dizer "Deus cão", um xingamento bastante comum utilizado quando algo deu errado ou não saiu como o esperado.
O Diokane é formado por Homero Pivotto Jr. (vocal), Rafael Giovanoli (guitarra), Duduh Rutkowski (baixo) e Gabriel Mota (bateria) e está na ativa desde 2016. O primeiro EP do quarteto foi lançado no final de 2018 e traz seis composições próprias que entregam um death metal raivoso e agressivo. "This is Hell We Shall Believe" teve a sua bela capa criada por Giovanoli, que é também ilustrador.
Dá pra classificar o som do Diokane como uma mistura entre death e hardcore, ora pendendo para um lado, ora para o outro. Em relação ao death metal a pegada é mais old school, focada na energia e na violência sônica, bastante distante da tendência extremamente técnica que tomou conta do gênero na última década. No hardcore, a abordagem vai na escola de nomes como Agnostic Front e Converge.
O disquinho é bem produzido, curtíssimo – apenas 11 minutos – e mostra uma banda com potencial para um futuro promissor. As músicas apresentam variações de dinâmicas, e algumas contam com vocais limpos intercalados com o gutural dominante. Quando a banda faz uso desse contraste entre as vozes, seu som aproxima-se mais da estética punk hardcore. Quando foca apenas no gutural – como em "Descreditado" e "Under the Influence" -, o som é death até o talo. O equilíbrio entre essas duas personalidades está em "Days of Summer", a faixa mais "dócil" do EP, onde o entrelaçamento entre vocais limpos e guturais transforma a sonoridade do quarteto de maneira impressionante.
"This is Hell We Shall Believe" é um ótimo aperitivo para um futuro álbum completo, que espero ouvir em breve.
Você pode conferir o EP nos apps de streaming.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O disco do Led Zeppelin gravado em clima estressante que se tornou o preferido de Dave Mustaine
Masterplan lança "Metalmorphosis", seu novo disco de estúdio
Glenn Hughes conta a cômica história da sessão espírita com Ritchie Blackmore
Dez ótimas bandas de Metal que lançaram apenas um disco de estúdio
O único estilo musical que Fabio Lione confessou que não curte nem um pouco


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



