Blind Melon: A verdadeira fórmula do sucesso da banda

Resenha - Blind Melon - Blind Melon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Gabriel Gomes Maiante
Enviar correções  |  Ver Acessos

No ano de 1991 o Guns N' Roses era uma das bandas de maior sucesso no mundo, e com o lançamento de seu álbum "Use Your Illusion", a banda passou a ser ainda mais conhecida.

Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstarsBandas: Audiófilos elegem as maiores da história do rock

No meio de todo esse sucesso estava um garoto que acabou se tornando conhecido devido a uma participação no clipe de "Don't Cry" presente no álbum e muitas pessoas se perguntavam sobre quem era o garoto que dividia os microfones com Axl no clipe oficial da canção.

Esse garoto se chamava Shannon Hoon e um ano depois ficou extremamente conhecido. Hoon junto com seus colegas de banda formaram uma banda que seria um fenômeno em pouquíssimo tempo, o Blind Melon.

A gravadora Capitol Records, uma das maiores na época apostou no potencial e investiu $500.000 na banda, um valor tanto quanto alto para um primeiro trabalho. Assim, um ano depois a banda lança seu primeiro trabalho, intitulado de "Blind Melon", um álbum que marcaria e muito a carreira da banda.

O sucesso foi alavancado com o clipe de "No Rain", o famoso clipe da abelhinha como ficou conhecido no Brasil, levando a banda a ser sucesso no mundo inteiro, atingindo as primeiras posições em diversos países e superando artistas como Madonna.

O primeiro álbum acabou vendendo mais de 6 milhões de cópias em todo mundo e levou o Blind Melon a ser uma das bandas mais populares e promissoras do mundo da música, e a banda mostrou que o álbum é muito mais profundo que o single mais conhecido "No Rain".

As faixas selecionadas para se tornarem vídeo clipes foram várias, sendo elas "Tones of Home"," I Wonder", "Dear OI' Dead" e "Change", levando a banda a um reconhecimento muito grande pela exibição desses vídeo clipes em canais de televisão.

O disco tem ao todo 13 canções em sua composição original, e mistura diversos gêneros,mas sendo conhecido como um álbum de rock alternativo e folk rock, gêneros que na época não estavam em tanta evidência, e muitos enquadravam a banda como fazendo parte do movimento "Grunge" pelas vestimentas e estilo dos membros.

O primeiro trabalho do Blind Melon é até hoje considerado atual e conceitual, e diversas músicas presentes no álbum como "Holyman", "Drive" e "Time" fizeram um grande sucesso mesmo sem fazer parte da seleção de singles de divulgação, mostrando o como o disco é recheado de ótimas faixas e potenciais clássicos para a carreira da banda. O Blind Melon apesar de só ter lançado dois discos de estúdio gravados por Shannon Hoon, que veio a falecer em 1995 com apenas 28 anos conseguiu uma incrível coleção de músicas em seu primeiro trabalho e aquela expressão de ouvir um disco de cabo a rabo e amar todas as músicas presentes no trabalho está muito vivo no Blind Melon.

Com um estilo vocal único e instrumental bastante refinado a banda chamou a atenção de todos e seu primeiro trabalho é explorado até os dias atuais, Shannon Hoon tinha uma grande criatividade para a criação das canções e a alegria que as faixas eram produzidas e com a junção com ótimo instrumental levou a banda ao Mainstream.

No final fica aquele gostinho de quero mais pela banda que infelizmente teve uma carreira curta, lembrando que a banda ainda esta na ativa com um novo vocalista "Travis Warren", mas que mantem o projeto vivo pelo legado de Hoon, e mais uma vez perdemos um grande talento pelo abuso de drogas, uma grande pena não só para todos os amantes do rock mas também pela música em geral.

Faixas
1-"Soak the Sin"
2-"Tones of Home"
3-"I Wonder"
4-"Paper Scratcher"
5-"Dear OI'Dad"
6-"Chage"
7-"No Rain"
8-"Deserted"
9-"Sleppyhouse"
10-"Holyman"
11-"Seed to a Three"
12-"Drive"
13-"Time"

Capitol Records. 1992




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Blind Melon"


Rock And Roll Hall Of Fame: 10 bandas elegíveis para 2018Rock And Roll Hall Of Fame
10 bandas elegíveis para 2018

Blind Melon: Dream Theater? Desliga essa porra!Blind Melon
"Dream Theater? Desliga essa porra!"


Futebol: conheça os times do coração de alguns rockstarsFutebol
Conheça os times do coração de alguns rockstars

Bandas: Audiófilos elegem as maiores da história do rockBandas
Audiófilos elegem as maiores da história do rock

Supernatural: ouça 10 músicas que marcaram a sérieSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

Tirando a poeira do tímpano: 20 novas bandas de rock pra curtirTirando a poeira do tímpano
20 novas bandas de rock pra curtir

Black Sabbath: mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill WardBlack Sabbath
Mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill Ward

Retrospectiva 2007: as matérias mais lidas do anoRetrospectiva 2007
As matérias mais lidas do ano

Mairon Machado: Aficionado por vinil e pelo rock clássicoMairon Machado
Aficionado por vinil e pelo rock clássico


Sobre Gabriel Gomes Maiante

Formado em jornalismo, nerd, amante de vídeo-games antigos, esportes e é claro do bom e velho Rock and Roll.

Mais matérias de Gabriel Gomes Maiante no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336