Testament: 20 anos de um clássico absoluto
Resenha - Gathering - Testament
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de maio de 2019
Nota: 10
Em 1999, o Testament reuniu uma verdadeira constelação para gravar o seu oitavo álbum de estúdio, "The Gathering". Além de Chuck Billy (vocal) e Eric Peterson (guitarra), completaram o time James Murphy (guitarra), Steve DiGiorgio (baixo) e Dave Lombardo. Todos os músicos, além de competentes ao extremo, já eram muito experientes, e até mesmo contribuíram no processo de composição.
Quem conhece o mínimo do thrash/death metal sabe bem do que os músicos presentes no álbum são capazes. E a notícia boa é que ao contrário de time de futebol que reúne muitas estrelas e pisa na bola, os caras honraram suas reputações, e escreveram um dos maiores discos da historia do thrash metal.
O Testament vinha de recentes trocas de formações, e havia mudado um pouco a sonoridade em "Low" (1994) e "Demonic" (1997), discos que contaram com elementos mais modernos e pesados, chegando perto do death metal neste último. As influências mais pesadas permaneceram em "The Gathering", e podem ser claramente notadas em riffs, levadas de bateria, ou até mesmo em algumas passagens vocais de Chuck Billy, que mostra as razões pelas quais é considerado uma lenda.
Não há espaço para muita conversa durante os pouco mais de 40 minutos do álbum. É uma porrada atrás da outra, com o selo Testament de qualidade. A música de abertura, "D.N.R." abre o disco com a mesma delicadeza de um caminhão arrombando um portão. E o massacre continua com temas brutais, como "Down For Life", "Eyes of Wrath" , "True Believer", "Allegiance", "3 Days in Darkness" (que pesar de um não tão rápida, é muito pesada), e "Riding The Snake" com sua introdução monumental, que mostra toda a técnica dos músicos envolvidos. A produção perfeita e cristalina colaborou, e muito, para que o disco se tornasse o clássico que é, 20 anos após seu lançamento.
É claro que o resultado de tanta gente boa reunida seria algo no mínimo positivo. E "The Gathering" não só superou as expectativas, como se tornou um item praticamente obrigatório na coleção de todo e qualquer headbanger.
O Testament, mesmo sem ter o mesmo tamanho que outras bandas de thrash, mostrou em "The Gathering" que merece, pode, e DEVE figurar entre as maiores bandas do estilo.
Formação:
Chuck Billy: Vocais
Eric Peterson: Guitarra
James Murphy: Guitarra
Steve DiGiorgio: Baixo
Dave Lombardo: Bateria
Faixas:
1."D.N.R.(Do Not Resuscitate)"
2."Down for Life"
3."Eyes of Wrath"
4."True Believer"
5."3 Days in Darkness"
6."Legions of the Dead"
7."Careful What You Wish For"
8."Riding the Snake"
9."Allegiance"
10."Sewn Shut Eyes"
11."Fall of Sipledome"
Outras resenhas de Gathering - Testament
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps