Resenha - Gathering - Testament
Por Ricardo Augusto Sarcinelli
Postado em 19 de novembro de 1999
Se você me perguntasse qual a banda mais corajosa do heavy metal hoje, eu responderia: Testament. Eles renunciaram à um thrash melódico que hora ou outra flertava com o hard rock baladeiro e assumiram sua devoção – que a bem da verdade nunca deixou de existir – pela música extrema (veja os guturais que vez ou outra são evocados no álbum "The New Order", por exemplo). Vale frisar que tal renúncia implicou em demissão de uma "major", o que, por sua vez, refletiu em produções e distribuições mais modestas, e, consequentemente, vendagens idem . Somente não subtraiu o bem mais singular de qualquer artista: sua capacidade de criação.
No álbum anterior, "Demonic", eles certamente alcançaram o limite da agressividade, sobretudo pelas vocalizações extremas de Chuck Billy, que, ao meu ver, configuram as mais viscerais já realizadas por qualquer vocalista em todos os tempos. Para se ter uma idéia, Chuck fez teste para o posto de Max Cavalera no Sepultura. A alegação por sua reprovação? "É agressivo demais!".
Este novo trabalho pode ser definido como uma inter-relação entre "Demonic" e seu antecessor, "Low", que, embora também extremamente pesado, primava por uma atmosfera menos densa, e uma dinâmica mais cadenciada, condicionadas à manifestações constantes da técnica dos instrumentistas da banda, neste novo disco novamente enfatizadas.
"The Gathering" é um álbum de suma importância para os cenários Thrash e Death de nossos dias ao passo que reafirma sua força. Ele traz consigo uma nova abordagem, apresentando novas propostas para a música pesada do próximo milênio. "D.N.R. (Do Not Ressuscitate)" clássico imediato que abre o disco e "Allegiance" são exemplos que mais servem para gastar tinta e espaço nesta resenha do que para ilustrar qualquer coisa, uma vez que todas as composições primam pela mesma qualidade e carisma pertinentes à banda.
Ouvindo o álbum, a principal influência salta naturalmente: Slayer, sobretudo, e isto é tão óbvio, pela presença do imortal Dave Lombardo no kit, que aceitando convite da banda dá um show à parte. Steve Digiorgio, continua irrepreensível, embora acredite que ele possa render ainda mais. Eric Peterson , primoroso como de costume em seu trabalho de bases e riffs quebra-pescoço dispensa maiores manifestações de idolatria. Sua limitação nos solos parece não fazer diferença dada a presença de Mr. James Murphy na outra guitarra, configurando o que seja talvez a dupla de guitarristas que melhor consegue o equilíbrio entre peso extremo e melodia .
Com este time e a atitude permanentemente honesta desta extraordinária banda, este álbum realmente não poderia ser menos que maravilhoso.
Nota: 9 (nove
Outras resenhas de Gathering - Testament
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Alissa White-Gluz diz que influenciadores distorceram a questão central do veganismo
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single


O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Aos 63 anos, Chuck Billy (Testament) encara aposentadoria como passo natural
O cantor que impressionou Mayara Puertas no Rock in Rio por ser altão: "Tenho quase 1,70"
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


