Sepultura: em 1987, o clássico Schizophrenia
Resenha - Schizophrenia - Sepultura
Por Thomas Engel
Postado em 19 de março de 2019
O disco traz uma nova face da banda, onde o guitarrista Jairo Guedez é substituído por Andreas Kisser após a gravação do primeiro disco da banda (Morbid Visions), trazendo um som mais voltado ao Thrash Metal, mas ainda com raízes do Death Metal que a banda tocava no inicio, junto de traços mais melódicos do estilo de Andreas.
A capa de Ibsen Otoni mostra um sujeito usando uma camisa de força e algo de metal na cabeça (que pode ser tanto algo para dar choques elétricos quanto algo para monitorar atividades cerebrais) sendo observado por um grande monstro/demônio nos céus negros (que pode ser fruto de delírios psicológicos), tudo isso envolto por um fundo azul claro que "quebra" para dar espaço à cena.
O disco inicia com uma INTRO de violino e sintetizadores, semelhante a trilhas sonoras de filmes de terror, trazendo toda uma atmosfera tensa, seguida de um grito distorcido de Max Cavalera.
FROM THE PAST COMES THE STORMS inicia com o riff principal isolado, abrindo as portas para a bateria frenética de Igor e frases bem elaboradas da dupla Andreas e Max. A letra fala de sentimentos de raiva, insanidade e vingança, sustentados pelo forte estrondo de um trovão (ao menos essa é a minha interpretação).
TO THE WALL traz uma intro semelhante a anterior, porém não começa frenética logo de cara, temos uma preparação antes da porrada começar de fato, porém não dura a música inteira, que é mais variada ritmicamente, com fortes influencias do Metallica e Slayer quando estas estavam no inicio de suas carreiras. A música é baseada numa história verídica que aconteceu com os membros da banda, por volta de 1985, quando estes foram abordados violentamente por policias, que os ofenderam diversas vezes por conta do visual "metaleiro" que eles usavam. No fim a banda foi presa por não estarem com seus respectivos RGs em mãos.
ESCAPE TO THE VOID traz logo de cara Andreas arregaçando a alavanca da guitarra antes de fazer um solo fritado, que abre alas para o riff principal e os bumbos duplos estourando! Super rápida e agressiva, a letra fala de um mundo no apocalipse (ao que parece, um apocalipse zumbi, como nos versos "My face falls down in pieces full of worms/ I burst my rotten heart with my own hands/ I'm dying and I can't help myself") onde tudo é negro e dominado pelos olhos da morte.
INQUISITION SYMPHONY é uma faixa instrumental que passa os 7 minutos de duração, ja mostrando dotes melódicos (e ouso dizer até progressivos), com passagens de violão aos moldes de The Call Of Ktulu do Metallica (influência mais que clara nessa música).
SCREAMS BEHIND THE SHADOWS inicia ja com um riff cavalgado aos dotes de Megadeth, com ênfase nas viradas de batera monstruosas de Igor Cavalera. A letra mostra uma atmosfera que remete a morte e escuridão, tal como a agonia de alguém prestes a morrer.
SEPTIC SCHIZO inicia com um riff que volta as raízes do death metal oitentista e uma bateria frenética e vocais distorcidos que futuramente seriam influência de Toxic Holocaust. A letra mostra a perspectiva de uma pessoa com esquizofrenia (que da no nome ao disco) e mostra seus pensamentos violentos e profundos.
THE ABYSS é outra instrumental apenas de violão que dura pouco mais de 1min, mas mostra como Andreas Kisser é um puta músico que veio para agregar mais a banda! E também mostrando que nem só de fritação e guitarras distorcidas vive o homem.
O álbum encerra com REST IN PAIN, rápida e melódica ao mesmo tempo, quem sabe a mais frenética do disco. A letra traz o mais puro e genuíno ódio de um jovem headbanger da decada de 80 fan de Slayer e Venom, só o fino do fino.
É um disco que parece soar repetitivo, mas cada música tem seu nível de peso, que torna esse um disco único e sem dúvidas um clássico do metal nacional!
Destaque para To The Wall e Escape To The Void, que (na minha opinião) são as mais clássicas desse disco!
Banda: Sepultura
Album: Schizophrenia
Gênero: Thrash Metal/ Death Metal
Produtor: Jeff Daniels
Gravadora: Cogumelo Records
Capa: Ibsen Otoni
Lineup:
Max Cavalera - Vocal, Guitarra Base
Andreas Kisser - Guitarra Solo, Violão
Paulo Jr. - Baixo
Igor Cavalera - Bateria
Tracklist:
Intro
From the Past Comes the Storms
To the Wall
Escape to the Void
Inquisition Symphony (instrumental)
Screams Behind the Shadows
Septic Schizo
The Abyss (instrumental)
R.I.P. (Rest in Pain)
Outras resenhas de Schizophrenia - Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Seria do Black Sabbath a música "tapa-buraco" mais bem sucedida da história?
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Novo disco do Exodus é elogiado em resenha do Blabbermouth; "Vai esmagar seu crânio"
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer


Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
A parceria de Phil Campbell com o Sepultura durante a pandemia
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O melhor cover que o Sepultura gravou, na opinião de Andreas Kisser
O hit do Sepultura que elogiado trecho final foi sugerido por e-mail por cantora brasileira
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Baterista do Sepultura, Greyson Nekrutman está gravando o novo álbum do Cro-Mags


