Schizophrenia: um clássico marcado por uma má produção
Resenha - Schizophrenia - Sepultura
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteril Tipo
Postado em 30 de outubro de 2017
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em marco deste ano (2017), Chris Dick, da Revista Decibel - uma das mais respeitadas publicações dedicadas a música extrema no mundo - listou 5 (cinco) grandes álbuns do Death Metal, marcados por uma produção precária. "Schizoprhenia", do Sepultura, figura na parada, ocupando a 3ª posição. Então, por ocasião dos 30 anos do disco, fizemos uma espécie de tradução livre do texto original. Vejamos o que pensa Dick desse divisor de águas do metal brasileiro:
Gravado no J.G. Estúdios em Belo Horizonte, Brasil, é muito curioso que o crédito do produtor não vá para um indivíduo, como Scott Burns [por exemplo], mas para uma gravadora, [no caso] a Cogumelo Records. Baseando-se na segunda música do álbum, é bem evidente que as pessoas que conduziram as sessões de gravação (o engenheiro Tarso Senra tinha um bom material em suas mãos) eram bastante inexperientes e/ou tinham muito pouco tempo - devido à escassez de recursos - Para capturar corretamente o som do jovem Sepultura na sua forma mais brutal (que dois anos mais tarde conceberia Beneath the Remains).
É importante lembrar que este disco foi gravado em 1987 no Brasil, que, na época, era tão estranho [para os americanos] como o deserto do Atacama, e que bandas como o Sepultura não tinham os recursos dos seus contemporâneos do "primeiro mundo". Também é super importante lembrar que o guitarrista Andreas Kisser trouxe uma perspectiva totalmente nova para a banda. Sua mente [que funcionava mais ao modo do] heavy metal tradicional casou perfeitamente com a abordagem mais primitiva de Max Cavalera, (mais influenciado por Hellhammer, Discharge), o que, naturalmente, levou o Sepultura a escrever um álbum demasiado agressivo. Ainda que [no disco] existam duas músicas instrumentais que, resistem ao teste do tempo, a produção poderia ter sido melhor. A remasterização do álbum, ocorrida em 1990, deu, literalmente, uma mãozinha à produção original!
Referência: Decibel Magazine
Outras resenhas de Schizophrenia - Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Soulfly lança "Chama", seu novo - e aguardado - disco de estúdio
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
Para Steve Harris, Iron Maiden nunca fez o disco perfeito
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O gesto de ex-baterista do Iron Maiden que marcou Charlie Benante para sempre
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire

O melhor disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
O pior disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou a salvar a carreira (e a vida) de Max Cavalera
Para Mike Portnoy, Sepultura ajudou a carregar a bandeira do metal nos anos 90
Greyson Nekrutman pode participar de novo disco do Trivium? Paolo Gregoletto responde
Com Greyson Nekrutman na bateria, Trivium toca clássico do Sepultura; confira vídeo
Baixista do Trivium confirma que Greyson Nekrutman seguirá com o Sepultura
Por que Sepultura deixou megahit por anos fora do show, segundo Andreas Kisser
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


