Schizophrenia: um clássico marcado por uma má produção
Resenha - Schizophrenia - Sepultura
Por Ricardo Cunha
Fonte: Esteril Tipo
Postado em 30 de outubro de 2017
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em marco deste ano (2017), Chris Dick, da Revista Decibel - uma das mais respeitadas publicações dedicadas a música extrema no mundo - listou 5 (cinco) grandes álbuns do Death Metal, marcados por uma produção precária. "Schizoprhenia", do Sepultura, figura na parada, ocupando a 3ª posição. Então, por ocasião dos 30 anos do disco, fizemos uma espécie de tradução livre do texto original. Vejamos o que pensa Dick desse divisor de águas do metal brasileiro:
Gravado no J.G. Estúdios em Belo Horizonte, Brasil, é muito curioso que o crédito do produtor não vá para um indivíduo, como Scott Burns [por exemplo], mas para uma gravadora, [no caso] a Cogumelo Records. Baseando-se na segunda música do álbum, é bem evidente que as pessoas que conduziram as sessões de gravação (o engenheiro Tarso Senra tinha um bom material em suas mãos) eram bastante inexperientes e/ou tinham muito pouco tempo - devido à escassez de recursos - Para capturar corretamente o som do jovem Sepultura na sua forma mais brutal (que dois anos mais tarde conceberia Beneath the Remains).
É importante lembrar que este disco foi gravado em 1987 no Brasil, que, na época, era tão estranho [para os americanos] como o deserto do Atacama, e que bandas como o Sepultura não tinham os recursos dos seus contemporâneos do "primeiro mundo". Também é super importante lembrar que o guitarrista Andreas Kisser trouxe uma perspectiva totalmente nova para a banda. Sua mente [que funcionava mais ao modo do] heavy metal tradicional casou perfeitamente com a abordagem mais primitiva de Max Cavalera, (mais influenciado por Hellhammer, Discharge), o que, naturalmente, levou o Sepultura a escrever um álbum demasiado agressivo. Ainda que [no disco] existam duas músicas instrumentais que, resistem ao teste do tempo, a produção poderia ter sido melhor. A remasterização do álbum, ocorrida em 1990, deu, literalmente, uma mãozinha à produção original!
Referência: Decibel Magazine
Outras resenhas de Schizophrenia - Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Andre Barcinski aponta "show bizarro" que será realizado no Rock in Rio 2026
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Edu Falaschi desabafa sobre impacto do meme "Falasquito" em sua saúde mental
A música do AC/DC que Angus Young disse que preferia que nunca tivesse sido lançada
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy

O melhor cover que o Sepultura gravou, na opinião de Andreas Kisser
O hit do Sepultura que elogiado trecho final foi sugerido por e-mail por cantora brasileira
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
Baterista do Sepultura, Greyson Nekrutman está gravando o novo álbum do Cro-Mags
O disco que é o precursor do thrash metal, segundo Max Cavalera
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
O disco pelo qual Max Cavalera gostaria de ser lembrado; "Foi o mais difícil"
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"


