Frozen Land: quase um ótimo cover de Stratovarius
Resenha - Frozen Land - Frozen Land
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 18 de dezembro de 2018
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Chamamos de supergrupo aquelas bandas formadas por gente já conhecida por outros trabalhos, solos ou não. Mas e quando um novo conjunto é criado usando músicos dos quais nunca ouvimos falar, que tocaram em grupos que nunca vimos mais gordos?
Seja lá qual for a resposta, o quinteto finlandês de power metal Frozen Land chegou causando impacto semelhante ao de um verdadeiro supergrupo como o finado e brevíssimo Symfonia. Unindo membros do Astralion, TorneD, Re-Armed e outros ilustres desconhecidos, eles acenam para o mundo com um discaço de estreia e autointitulado, que na verdade é quase um cover do Stratovarius. Isso porque seu som sofre fortíssima influência do também quinteto também finlandês também de power metal.

É claro que nós, fãs do gênero, sabemos que se trata de um estilo que não permite lá muita experimentação (em que pese o Sonata Arctica, por exemplo, fazer um som bastante autêntico). Por isso, as comparações são redundantes. E há de se levar em consideração o fato de que o álbum é mixado por Matias Kupiainen, guitarrista do Stratovarius.
Mas o grau de semelhança entre Frozen Land e Stratovarius é grande demais para não ser comentado. O uso do coral e do cravo como pano de fundo pelas mãos do tecladista Lauri Muttilainen, o ritmo imposto pela bateria de Aki Kuokkanen e pelo baixo de Juhana Heinonen, a voz de Tony Meloni, a velocidade da guitarra de Tuomas Hirvonen... tudo parece fazer alusão aos pioneiros do gênero.

Isso à parte, Frozen Land não deixa de ser um álbum excelente e sólido de power metal. Em pontos altos como "Loser's Game", "The Rising", "Unsung Heroes" e "Mask of the Youth" vemos trabalhos rápidos e bem executados, com refrãos cativantes e ritmos que nos fazem banguear imediatamente.
E pra não dizer que a banda não se arrisca em terrenos mais originais, temos "Orgy of Enlightenment" (seja lá o que eles queiram dizer com isso), em que Tony se distancia de Timo Kotipelto, ao mesmo tempo em que a ala instrumental se esforça para tocar algo diferente - e ótimo. O encerramento "Angels Crying" também vem com um diferencial - no caso, só o vocal, que é parcialmente cantado com uma pegada metal industrial.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Em suma, se você é fã de power metal e não exige originalidade dos artistas que ouve, pode mergulhar de cabeça num dos melhores lançamentos do gênero em 2018.
Abaixo, a faixa "Mask of the Youth":
Track-list:
1. "Loser's Game"
2. "Delusions of Grandeur"
3. "The Fall"
4. "Underworld (Manala)"
5. "The Rising"
6. "Unsung Heroes"
7. "Orgy of Enlightenment"
8. "Mask of the Youth"
9. "I Would"
10. "Angels Crying"

Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/frozenland2018
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
"Esta é a banda dele"; Keith Richards revela quem era o verdadeiro líder dos Rolling Stones
Por que Ray Charles disse que Elvis não merecia ser o "Rei do Rock"
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Iron Maiden: Somewhere In Time é um álbum injustiçado?

